Personal tools
You are here: Home Clientes III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão 08 Pesquisadores de diversos países discutem as técnicas de avaliação de personalidade

Clientes

Pesquisadores de diversos países discutem as técnicas de avaliação de personalidade

Aug 17, 2010

Experiências internacionais com método Rorschach enriquecem debates no III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão  

O III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, que acontece de 3 a 7 setembro no Memorial da América Latina, em São Paulo, promovido pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb), traz psicólogos e especialistas de vários países partilham suas experiências com o público formado por estudantes, profissionais e interessados em psicologia.

Dentre as apresentações previstas, Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (Asbro), destaca o tema Prática e pesquisa com o método Rorschach em diferentes países, coordenado pela professora Latife Yazigi, do departamento de psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Segundo Latife, “o Rorschach enquanto método de avaliação da personalidade contribui na apreensão de como a pessoa sente, age e pensa, para compreensão da dinâmica entre os aspectos da personalidade. É uma das práticas de avaliação psicológica mais empregadas em diversos países, inclusive no sistema judiciário”.

O simpósio conta com a participação de Shira Tibon do The Academic College of Tel-Aviv Yaffo and Bar-Han University, de Tel-Aviv (Israel), que vai expor a situação de seu país de origem, considerado um campo de pesquisa natural para se investigar o impacto das guerras e ameaças de terror em pessoas mentalmente saudáveis e, nesse caso, comentar os cuidados na interpretação dos dados Rorschach.

De San Diego (EUA), o autor Donald Viglion da California School of Professional Psychology, Alliant International University, aborda como é feito o treinamento em pós-graduação em psicologia clínica, sob o prisma dos critérios e procedimentos da American Psychological Association (APA) para programas em psicologia clínica. Além disso, Viglion pretende apresentar os programas de doutorado em psicologia clínica na Alliant International University.

Já sob a ótica do que acontece no Brasil, será apresentado um panorama dos vários sistemas do Rorschach utilizados, com destaque para os enfoques da prática clínica e da investigação. Para tanto, será relatado o modelo de interdependência, prática-pesquisa, desenvolvido em uma instituição pública de ensino superior direcionada para a promoção da saúde, física e mental.

Ainda entre os participantes internacionais, vai haver a colaboração dos professores Helena Lunazzi de Jubani, da Universidad Nacional de La Plata (Argentina), e Danilo Silva, da faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Portugal), para debater o tema e apresentar um relato sobre o Estado da Arte do método de Rorschach em seus respectivos países.

Para Latife, o público pode esperar das apresentações internacionais um maior “contato com novas abordagens, novas teorias, resultados de pesquisas recentes, avanços em noções conceituais - enfim, atualização do conhecimento”.

Sobre a Asbro - A Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos foi fundada em 1993 e é uma associação científica civil, sem fins lucrativos que tem por objetivo: promover o desenvolvimento das técnicas projetivas de avaliação psicológica no Brasil, em especial o psicodiagnóstico de Rorschach, em suas diferentes concepções teóricas e em diferentes âmbitos de aplicação; oferecer cursos para auxiliar o aprimoramento técnico-científica dos psicólogos brasileiros nas técnicas projetivas, com ênfase no Método de Rorschach; e favorecer o intercâmbio científico entre especialistas nacionais e internacionais nas técnicas projetivas.

III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão 
De 3 a 7 de setembro de 2010
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda – São Paulo
Uninove Campus Memorial
Rua Adolfo Pinto, 109 – Barra Funda – São Paulo
Mais informações e programação completa: www.cienciaeprofissao.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa do III Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão
Pluricom Comunicação Integrada
Mais informações: Théa Rodrigues | [email protected]
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom