Personal tools
You are here: Home Clientes Instituto Pró-Carnívoros Notícias 2013 12 Lobo-guará ganha livro ilustrado sobre a preservação da espécie no Brasil

Clientes

Lobo-guará ganha livro ilustrado sobre a preservação da espécie no Brasil

Dec 17, 2013

Associados do Instituto Pró Carnívoros, o biólogo Rogério Cunha de Paula e o fotógrafo Adriano Gambarini reúnem textos e fotografias resultantes de dez anos de trabalho em projetos de conservação de um dos animais mais ameaçados de extinção no Brasil.

O lobo-guará está presente no imaginário brasileiro, na sabedoria popular espalhada pelo país e até mesmo na literatura, imortalizado por Guimarães Rosa ou pelos contos dos irmãos Villas Bôas. Apesar disso, é hostilizado e discriminado em muitos lugares do Brasil por puro desconhecimento. O biólogo Rogério Cunha de Paula e o fotógrafo Adriano Gambarini decidiram retratar a união de fauna e cultura no livro Histórias de um Lobo, lançamento da Avisbrasilis, para mostrar detalhes e curiosidades sobre um dos mais emblemáticos animais do Brasil.

A obra, inédita pela mescla de dados científicos e culturais, é um resgate das mais importantes informações científicas sobre o lobo-guará, traduzidas em uma linguagem simples e de fácil entendimento, além de reunir histórias e mitos da cultura popular brasileira. Patrocinado pela Tetra Pak, por meio da Lei Rouanet, o livro busca alinhar ciência, cultura e conservação de um dos animais mais simbólicos da fauna brasileira pela visão apaixonada de Rogério Cunha de Paula, um dos maiores especialistas sobre a espécie.

As fotos riquíssimas de Adriano Gambarini, um dos mais importantes fotógrafos de natureza da atualidade enriquecem e ilustram o texto de Rogério Cunha de Paula. Em 264 páginas, os autores trazem o lobo e os ambientes que envolvem todos os seus mistérios, do cerrado goiano ao mosteiro do Caraça, em Minas Gerais; de contos e causos mineiros a importantes trabalhos científicos internacionais.

Além de informações ricas, beleza e curiosidades, os textos simples e informativos são introduzidos pelas mãos de George Schaller, um dos maiores naturalistas do mundo. O livro pode ser adquirido nas livrarias ou no site da editora: http://www.avisbrasilis.com.br/

Rogério Cunha de PaulaSobre os autores - Rogério Cunha de Paula é biólogo, é pesquisador associado da OSCIP Instituto Pró-Carnívoros e analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/MMA). Desenvolve atividades para a conservação de carnívoros brasileiros, entre elas, projetos com lobo-guará, na região da Serra da Canastra há 15 anos. É membro de comitês nacionais e internacionais para conservação de espécies de carnívoros, entre eles os Grupos de Especialistas de Canídeos e de Felídeos da IUCN (União Internacional pela Conservação da Natureza). É Coordenador do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Lobo-Guará pelo ICMBio e do Grupo de Trabalho para a Proteção do Lobo-Guará na América do Sul. Foi apontado em 2012, em publicação norte-americana, como um dos 40 heróis da conservação de todo mundo pelo trabalho de conservação do lobo-guará no Brasil. É autor de diversas publicações técnico-científicas e de dois livros sobre a Serra da Canastra.

Adriano GambariniAdriano Gambarini é fotógrafo desde 1992, com experiência em documentação de expedições a regiões remotas. Um dos principais fotógrafos da National Geographic Brasil, é autor de 12 livros de arte, entre eles Serra da Canastra e Natureza Conservação e Cultura. Finalista do Prêmio Jabuti 2012 com o livro Cavernas no Brasil, assina também os textos das obras Velho Chico, o Rio e Camboja. Documenta Planos de Manejo de Unidades de Conservação, Projetos de Estudo de Impacto Ambiental e Expedições Científicas de ONGs e Instituições ambientais governamentais. Trabalhou como fotógrafo de cinema para Discovery Channel no Brasil, França e Rússia, realizou coberturas jornalísticas online na Tailândia, Camboja, Laos, China e Quirguistão. Articulista do Blog da National Geographic Brasil e do site ambiental OECO, ministra workshops e palestras sobre fotografia na conservação. Possui um foto arquivo com mais de 150 mil imagens do Brasil, Antártida e diversos países, com ênfase em biodiversidade, ecossistemas, cavernas, modos de vidae cultura de grupos étnicos. Formado em Geologia pela Universidade de São Paulo, é espeleólogo e mergulhador desde 1987. Documenta lobos-guará na Serra da Canastra desde 1998. 

Título: Histórias de um Lobo 
Autores: Rogério Cunha de Paula e Adriano Gambarini
Formato: 21,5x 24 cm 
Número de páginas: 264
Preço: R$ 80,00
ISBN: 978-85-60120-28-4
 

Mais informações sobre o Instituto Pró-Carnívoros estão disponíveis no site: www.procarnivoros.org.br

Document Actions

Logo IPCO Instituto para Conservação dos Carnívoros Neotropicais ou Instituto Pró-Carnívoros é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, reconhecida em 2005 pelo Ministério da Justiça. Sediada em Atibaia, no interior paulista, a instituição desenvolve ações em todo o território brasileiro para conservação e manejo das espécies ameaçadas de extinção, e conta com patronos como Ciro Porto (ganhador do prêmio Vladimir Herzog), o automobilista Mário Haberfeld e o apresentador Luciano Huck. Com uma equipe multidisciplinar formada por biólogos, veterinários, geógrafos, geólogos, educadores ambientais e agrônomos, o instituto desenvolve pesquisas científicas para a conservação dos mamíferos carnívoros, a conscientização popular através de materiais educativos, o desenvolvimento de políticas públicas, a capacitação de profissionais e o monitoramento de áreas habitadas pelos animais estudados.


Assessoria de imprensa do Instituto Pró-Carnívoros:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Mariana Menezes | [email protected] 
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | @pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom