Personal tools
You are here: Home Clientes Jornalismo Sem Fronteiras 2016 Programa de formação de jornalistas proporciona imersão no coração da crise

Clientes

Programa de formação de jornalistas proporciona imersão no coração da crise

Aug 25, 2016

Programa Jornalismo & Poder oferece experiência prática na rotina de um correspondente por uma semana, no centro da vida política brasileira, em Brasília. Inscrições vão até 5 de setembro.

Em sua 3ª edição, o programa de formação de jornalistas e estudantes de comunicação, Jornalismo & Poder, lançado em dezembro de 2014, coordenado por Claudia Rossi, abre a oportunidade de ser testemunha ocular dos acontecimentos palpitantes que se desenvolvem em Brasília nestes meses finais de 2016.

No programa, os participantes conhecem e analisam por dentro as consequências da mais grave crise política e econômica dos últimos anos que, somada às investigações da Lava Jato, levou à votação no Senado do impechment da presidente Dilma Roussef. Mergulham na nova realidade do poder no Brasil.

E é em busca do entendimento das razões profundas que conduziram o País a essa situação que o Programa Jornalismo & Poder levará jornalistas e estudantes de jornalismo e comunicação para um mergulho de uma semana no trabalho como correspondente, no centro da vida política brasileira, em Brasília.

Assim, o objetivo do programa Jornalismo & Poder é proporcionar aos participantes, a possibilidade de uma imersão na experiência de um correspondente na Capital Federal, numa imersão nos meandros da cobertura política e econômica nacional. Lá, onde as coisas acontecem e as decisões são tomadas.

Durante a experiência, os participantes “colocam a mão na massa”: escutam, fotografam, entrevistam, filmam, editam, participam de reuniões de pauta e produzem reportagens em vídeos e textos, que são postados no site e na revista do Programa.

Numa série de entrevistas e conversas com alguns dos mais renomados jornalistas brasileiros, descobrem como fazer uma cobertura política com credibilidade, como identificar e manter fontes confiáveis, onde buscar informações exclusivas.

Jornalismo e poder

Além disso, durante a semana, têm a oportunidade de visitar órgãos governamentais, como os Palácios do Planalto e da Alvorada, o Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores), o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal, onde podem conversar com ministros, embaixadores, senadores, deputados e juízes. Nesses diálogos, entendem o que fazem e como funcionam essas instituições.

Um tour por Brasília – com suas inovações arquitetônicas e urbanísticas que revolucionaram o século XX e que mantêm as peculiaridades de uma cidade criada especialmente para ser a capital de um país – completam o roteiro.

Com esse arcabouço, passando a conhecer a história da Capital Federal, têm, enfim, a oportunidade real de realizar uma completa cobertura política. Uma experiência prática de formação profissional. A preparação do programa é realizada em São Paulo (ou virtualmente, para aqueles que moram em outros estados e não podem se deslocar no período). São três encontros acontecem oficinas e bate-papo com profissionais que ajudam a realizar melhor o trabalho durante a vivência em Brasília. 

Jornalismo & Poder
Onde: Brasilia – DF
Quando: de 9 a 16/12/2016
Investimento:

  • O Programa: 4 parcelas de R$ 637,50 
  • A viagem (passagem São Paulo/Brasília/São Paulo + hotel com café da manhã + transfer + seguro saúde): 5 parcelas de R$ 340,00 diretamente com a agência de viagens

Inscrições: até 5/09 ou enquanto houver disponibilidade.

Mais informações: [email protected]

Document Actions

Mais informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom