Personal tools
You are here: Home Clientes Liga do Desporto 2013 05 OPINIÃO | Simples iniciativas para ampliar o acesso ao livro

Clientes

OPINIÃO | Simples iniciativas para ampliar o acesso ao livro

May 27, 2013

Artigo do presidente da Liga do Desporto, Jean Gaspar, sobre a nova biblioteca comunitária Futurança de Guarulhos

Um livro, sem leitor, é apenas um objeto. O mundo do texto só existe quando há alguém para dele se apossar, para inscrevê-lo na memória ou transformá-lo em experiência, já dizia o filósofo francês Roger Chartier. Por isso, é preciso criar essa aproximação entre os livros e os possíveis leitores. É justamente esse o objetivo da Biblioteca Futurança, que começa a funcionar a partir desta semana em Guarulhos.

A iniciativa do Partido Socialista Brasileiro do município foi abrir as portas de sua sede no Jardim Palmira para receber doações de pessoas, empresas e instituições, como a Liga do Desporto, que se engajou na campanha de arrecadação de livros. Em menos de um mês, foram reunidos mais de 3 mil títulos, de literatura infantil e juvenil a clássicos da filosofia, história e educação, bem como obras dos mais variados segmentos. Todo esse acervo está agora disponível para usufruto da comunidade guarulhense.

O mérito do empreendimento é demonstrar que simples ações da própria sociedade podem dar resultados, para reverter o dramático quadro que ainda prevalece no Brasil. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro e Ibope, a média de livros lidos por habitantes é de apenas quatro por ano, enquanto em países desenvolvidos esse índice é de dez. O Brasil está, portanto, ainda muito atrás e precisa reverter essa situação.

Para tanto, uma das frentes de atuação é favorecer o acesso ao livro. É o que intenta a Biblioteca Futurança, que continua permanentemente aberta à recepção de novas doações. Mas isso não basta: precisamos despertar o interesse pela leitura.

E aqui entra uma parceria fundamental: a família e a escola. Ambas as instituições devem dar o exemplo, mostrando às crianças e jovens o mundo de prazer, descobertas e fantasias que os livros proporcionam. 

A Biblioteca Futurança pode ser uma gota no oceano diante dos inúmeros desafios que temos de enfrentar. Mas já nasce comprometida com o princípio de favorecer e ampliar o acesso ao livro à comunidade de Guarulhos. Pois, é por meio da leitura que obteremos o conhecimento para pensar mais e melhor um novo Brasil.


Jean Gaspar, mestre em Filosofia pela PUC/SP, é fundador e diretor presidente da Liga do Desporto, entidade que promove atividades físicas e desportivas como instrumento de educação e formação da cidadania. Esportista amador, já atuou como dirigente de clube, empresário de atletas de futebol e em marketing esportivo. 

 
Document Actions

Assessoria de imprensa da Liga do Desporto:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Robert Badou | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom