Personal tools
You are here: Home Clientes Liga do Desporto 2013 08 OPINIÃO | “Mens sana in corpore sano”

Clientes

OPINIÃO | “Mens sana in corpore sano”

Aug 29, 2013

Artigo do presidente da Liga do Desporto, Jean Gaspar, por ocasião do Dia do Profissional de Educação Física

A citação em latim é bem conhecida e significa “uma mente sã em corpo são”. Derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, a frase é parte da resposta do autor à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida. Sua intenção era lembrar aos cidadãos romanos que numa oração deveriam pedir saúde física e espiritual.

Atualmente, o significado que damos a esta frase é que um corpo são proporciona ou sustenta uma mente sã e vice-versa. Ela expressa o conceito de coerência entre mente e corpo como sendo o equilíbrio saudável no nosso estilo de vida. É esse o papel do profissional de Educação Física, que ajuda na manutenção da saúde e da qualidade de vida.

No Brasil, comemora-se em 1º de setembro o Dia do Profissional de Educação Física. Isso porque nesta data, em 1998, foi promulgada a Lei 9696/98, que regulamenta a profissão no país e cria os conselhos federal e estaduais de Educação Física, resultado de uma luta iniciada nos anos 1940. Foram muitos os obstáculos vencidos, até que o poder público brasileiro reconhecesse a importância da regulamentação da profissão e de seu papel na sociedade.

Hoje são mais de 70 mil profissionais em todo o país. A valorização de uma vida mais saudável, da beleza de um corpo bem cuidado e dos diversos espetáculos esportivos levou ao aumento da demanda por profissionais da Educação Física, cuja atividade vai muito além do trabalho na rede escolar.


O profissional de Educação Física precisa gostar de ensinar e lidar com pessoas. 


O profissional de Educação Física pode atuar em vários campos, entre eles, educação, saúde, esporte, lazer e empresas. Só o mercado de atividade física movimenta mais de R$ 2 bilhões em negócios no Brasil. São pelo menos 1,5 milhão de frequentadores de academias e 3,5 milhões de adeptos de caminhadas e exercícios em casa. Temos, ainda, a perspectiva de megaeventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que serão realizadas no país, onde os profissionais serão os grandes protagonistas.

Sem dúvida, as escolas públicas e particulares continuam apresentando uma grande demanda por professores de Educação Física. Mas o profissional pode atuar também na organização e administração esportiva, em academias, clubes, clínicas, acampamentos, empresas, hotéis, hospitais, postos de saúde ou como personal training, para desenvolver programas exclusivos, de acordo com os objetivos físicos peculiares de cada indivíduo atendido.

Um trabalho específico dos professores de educação física é quanto à obesidade infantil, assunto polêmico, mundialmente estudado, em razão do aumento do número de crianças acima do peso. Esse tema tem sido muito debatido, pois as crianças têm apresentado uma alimentação inadequada, à base de sanduíches, frituras, refrigerantes e gorduras hidrogenadas, podendo gerar problemas sérios para sua saúde. O mesmo vale para adultos. O esporte bem orientado ajuda a combater vários males, como obesidade, problemas cardiovasculares, osteoporose, e até mesmo depressão.

A formação deste profissional exige não apenas o gosto pela prática esportiva, mas também a vontade e o conhecimento necessários para ensinar e lidar com pessoas. O perfil desejável reúne ainda características como o interesse por conhecimentos ligados a manifestações físicas, psicológicas e socioculturais.

Nesse 1º de setembro de 2013, meus sinceros parabéns a todos os profissionais de Educação Física, pela importância de sua intervenção ao bem da sociedade, bem como sua enorme responsabilidade com a formação das futuras gerações.


Jean Gaspar, mestre em Filosofia pela PUC/SP, é apresentador do programa Filosofia no Cotidiano (TV Cantareira) e presidente da Liga do Desporto, entidade que promove atividades físicas e desportivas como instrumento de educação e formação da cidadania.

Document Actions

Assessoria de imprensa da Liga do Desporto:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom