Personal tools
You are here: Home Clientes No espaço cênico da propaganda política Pesquisadores desvendam os bastidores da propaganda política na história brasileira

Clientes

Pesquisadores desvendam os bastidores da propaganda política na história brasileira

May 23, 2011

De Deodoro da Fonseca (1889) ao estágio mais recente da história brasileira, a obra No espaço cênico da propaganda política, organizada por Adolpho Queiroz, coloca em perspectiva as ações de comunicação e de propaganda mais marcantes no decorrer das disputas pelo poder governamental. A coletânea de 19 artigos reunidos nesta publicação possibilita uma reflexão sobre os diferentes contextos a partir dos quais os aspirantes ao cargo máximo do poder público – a presidência do país – tiveram que construir suas estratégias eleitorais.

Alguns momentos fascinantes da história da propaganda política estão representados na obra, como a utilização do rádio para a conformação da chamada ideologia estadonovista, tendo Getúlio Vargas utilizado os recursos dessa mídia na sua aproximação com o público, e as táticas políticas empregadas na eleição de Jânio Quadros à Presidência da República, em 1960.

Embasado em jornais, revistas e documentos históricos, além de obras teóricas clássicas do campo político, da comunicação e do marketing, o livro diferencia-se pela abordagem dos primórdios da propaganda e do jornalismo brasileiro, ilustrando como a imprensa figurou com destaque entre os grupos dominantes e permitiu a construção de uma unidade discursiva em torno de um objetivo político nacional. Voltado a todas as pessoas que trabalham, estudam ou se interessam pelo tema, a obra traz uma discussão fundamentada, inteligente e em linguagem acessível para se entender a importância da propaganda no âmbito da política brasileira.

Sobre o organizador
– Adolpho Queiroz é pós-doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). É mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), tendo se graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Umesp e de Graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É presidente da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Politicom), além de ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Título: No espaço cênico da propaganda política
Organizador: Adolpho Queiroz
Editora: Papel Brasil
Formato: 16 x 23 cm
Número de páginas: 332
ISBN: 978-85-88138-13-1
Preço: R$ 30,00

 

 

Clique aqui para acessar a lista de autores e a relação dos artigos

 

Document Actions

Assessoria de Imprensa:

Pluricom Comunicação Integrada

Heloisa Pereira | [email protected]

Juliana Monteiro | [email protected]

Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected]  | www.pluricom. com.br