Personal tools
You are here: Home Clientes Paulo Egydio Urologista lança em São Paulo livro 'Como cuidar de seu melhor amigo [que não é o seu cão]'

Clientes

Urologista lança em São Paulo livro 'Como cuidar de seu melhor amigo [que não é o seu cão]'

Nov 25, 2015

Doutor em Urologia (PhD) e médico andrologista, Paulo Egydio lança o livro em que esclarece, de maneira objetiva e de fácil compreensão, as principais dúvidas sobre o cuidado da saúde masculina. Evento acontece na quarta-feira, 2 de dezembro, às 19h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.

Mesmo com toda a tecnologia e acesso à informação de que dispomos hoje, muitos homens só procuram o urologista quando aparece algum problema inesperado, às vezes sério. As mulheres, diferentemente, desde a puberdade visitam o ginecologista e, ao longo da vida, mantêm o hábito de cuidar da genitália preventivamente. O médico Paulo Egydio questiona em seu livro, logo na introdução, por que o homem, que tem o órgão sexual mais exposto, ainda trata sua saúde urológica como um tabu.  

A obra Como cuidar de seu melhor amigo [que não é o seu cão] explora de forma divertida e inteligente o mundo masculino. Segundo o médico, o livro não é essencial só para os homens, mas também para as mulheres. Paulo Egydio é reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas em tratamentos penianos, especialmente curvatura peniana adquirida (Doença de Peyronie), curvatura peniana do jovem (pênis curvo congênito) e implantes de próteses penianas associado ao alongamento e recuperação do tamanho e calibre do pênis. Técnica cirúrgica inovadora e diferenciada que ele desenvolveu para a correção deste problema foi patenteada nos Estados Unidos e Europa. Recebeu os prêmios Europeu de Excelência em Cirurgia Urogenital Masculina e a Menção Honrosa da Fundação Puigvert, pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Curvatura peniana

Muitos jovens nascem com a curvatura peniana congênita e acabam se fechando para o mundo externo, não compartilham a angústia com a família e os amigos, e sofrem efeitos colaterais, como introspecção, drogas, fuga de relacionamentos, pensamentos suicidas, entre outros. Segundo Paulo Egydio, muitos deixam de estudar, se isolam e entram em depressão. 

Os pais precisam estar atentos aos sinais que o filho transmite de que algo está errado com ele. “Outro dia recebi um jovem que estava sofrendo porque tinha curvatura no pênis. Os pais perceberam o distanciamento do filho e conversaram com ele, que acabou desabafando. Hoje, graças ao apoio dos pais, ele está bem e feliz”, conta.

Vários homens desenvolvem a curvatura peniana adquirida (Doença de Peyronie) em alguma fase da vida, geralmente por algum trauma ou microtraumas durante as relações sexuais. Esta curvatura, que chega a ultrapassar 90 graus, pode prejudicar ou até impossibilitar o ato sexual. Estes homens costumam se fechar em seu mundo, achando que o problema não tem solução, comprometendo seus relacionamentos, casamento, família e até mesmo trabalho.

Disfunção erétil

A disfunção erétil (impotência sexual) severa, não responsiva a tratamentos clínicos (como medicamentos em comprimido ou injeção), compromete a qualidade de vida, mas tem solução. Para estes casos, existe a possibilidade do implante de prótese peniana, um procedimento seguro, eficiente e com alto índice de satisfação para o casal. 

Em muitos casos em que há a indicação do implante da prótese, o paciente pode ter experimentado uma redução do tamanho do pênis e somente com o simples implante o pênis ficaria muito pequeno e o paciente muito insatisfeito. Com a técnica desenvolvida pelo urologista Paulo Egydio, é possível fazer o alongamento, aumentando o  tamanho e calibre  do pênis, proporcionando uma maior satisfação ao paciente.

Novembro Azul

Assim como mundialmente é realizada a Campanha Outubro Rosa, de luta contra o câncer de mama, o mês de novembro é dedicado aos homens, com a Campanha Novembro Azul, que visa a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Um entre cada dez homens têm câncer de próstata. No início, a doença não apresenta sintomas. Quando se manifesta, já está em estágio avançado, com menor possibilidade de cura. O preconceito acaba sendo o responsável pela morte de muitos homens que são acometidos pelo mal. O check-up preventivo, a partir dos 45 anos de idade (ou a partir dos 40 para quem tem antecedente familiar), pode detectar o problema ainda em estágio inicial e ser curável.

Dúvidas comuns

As dúvidas com relação à saúde do pênis são infinitas. Em seu livro, o urologista aborda várias questões que surgem diariamente em seu consultório. Para ele, muitos homens sofrem por vergonha de procurar ajuda médica. 

O livro divide-se em capítulos que abrangem de forma cronológica as três fases da vida:

  1. Infância e puberdade: A formação do aparelho sexual; Os cuidados com o bebê; Malformações congênitas que podem ser corrigidas na infância; Puberdade; Pênis que nasce torto...; Varicocele (a principal causa de infertilidade); Aprenda a se examinar; A ereção; A masturbação faz bem!; O orgasmo; Camisinha (vista o seu melhor amigo). 
  2. Maturidade: Todo homem deve fazer um espermograma; Cuidado com os testículos (os maiores amigos de seu amigão); Quando levar o amigão ao pronto-socorro? Como controlar a ejaculação precoce? Ser pai deve ser uma opção; Água e sabonete: santo remédio; Tamanho não é documento; Diferenças entre disfunção erétil e impotência sexual. 
  3. Terceira idade: Mantenha o equilíbrio hormonal; Ah, a próstata, esse grande tabu; Até os reis se curvam; Sempre há as próteses e É possível controlar a urina. 

Paulo Egydio afirma que, infelizmente, o ônus que se paga pela falta de cultura preventiva é muito alto e pode ser visto nos hospitais e consultórios em todo o país. Os problemas se agravam com a demora em procurar um especialista. “São pouquíssimos os livros que falam da relação do homem com o seu pênis. Temos de buscar sempre o bem-estar. A felicidade em nossas relações depende muito da saúde de nosso corpo, da forma como nos cuidamos", explica o médico. "Muitos casais sofrem à toa, sendo que a visita ao urologista pode evitar maiores problemas e permitir uma vida plena e com qualidade. É preciso ter coragem para mudar e procurar ajuda”, afirma.

Sobre o urologista Paulo Egydio

Dr Paulo Egydio Internacionalmente reconhecido como um dos maiores especialistas da atualidade no campo da cirurgia reconstrutiva urogenital, Paulo Egydio é  frequentemente convidado para ministrar aulas e realizar cirurgias demonstrativas em Congressos, Universidades e Centros Médicos de diversos países do mundo, como Estados Unidos, França, Rússia, Itália, Alemanha, Espanha, Sérvia, Grécia, entre outros.

Criou a técnica cirúrgica reconhecida internacionalmente como “Egydio's Technique”, com patentes nos Estados Unidos e Europa: Surgical Method and Auxiliary Device to Correct Penis Curvature.

Autor de artigos em revistas médicas científicas internacionais especializadas e de grande expressão, como Urology, Journal of Urology, British Journal of Urology, entre outras, Paulo Egydio escreveu capítulos de livros médicos nacionais e internacionais.

Foi professor assistente de Urologia na Clínica Urológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) por oito anos.

Possui especialização em Microcirurgia e Aperfeiçoamento em Cirurgia Minimamente Invasiva pela Section of Prosthetic Surgery and Genitourethral Reconstruction e Center for Sexual Function na Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos; e pós-graduação lato sensu pela Mayo Clinic - Mayo Graduate School of Medicine, nos Estados Unidos.

É doutor em Urologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SP), onde fez residência médica em Urologia (por três anos) e Cirurgia Geral (por dois anos).

É membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e membro das seguintes entidades: International Society of Sexual Medicine, European Association of Urology, American Association of Urology, Sexual Medicine Society of North America, Society of Urologic Prosthetic Surgeon, Professional Association of Andrologists of Russia, International Society of Andrology e Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual.

Lançamento do livro Como cuidar de seu melhor amigo [que não é o seu cão]
Autor: Dr. Paulo Egydio
Data: quarta-feira, 2 de dezembro de 2015
Horário: 18h às 21h30
Local: Livraria Cultura Shopping Iguatemi - Terceiro piso
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3030-3310
Estacionamento no local 


Mais informações sobre o urologista Paulo Egydio estão disponíveis no site: www.drpaulo.com.br

Document Actions

Mais informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Luciene Balbino | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom