Personal tools
You are here: Home Clientes Pluricom Comunicação Integrada Congresso da Compolítica vai discutir a comunicação política na atualidade

Clientes

Congresso da Compolítica vai discutir a comunicação política na atualidade

Nov 29, 2009

O uso do Twitter e das novas mídias sociais pela política, o jornalismo político e as estratégias de campanhas eleitorais e governamentais serão amplamente discutidos no III Congresso da Compolítica, que acontece de 9 a 11 de dezembro, na PUC-SP

 

As mais recentes técnicas do marketing político e eleitoral, bem como o uso das novas tecnologias e da cobertura jornalística sobre a política, são alguns dos assuntos abordados na terceira edição do Congresso da Compolítica, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, no período de 9 a 11 de dezembro de 2009, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

As inscrições estão abertas para os interessados em se atualizar sobre esse campo que envolve não apenas profissionais da comunicação e da ciência política, mas também da sociologia, psicologia, filosofia e antropologia. “O foco da área se volta, principalmente, para a interface entre a política e os fenômenos comunicativos, sobretudo os media, suas linguagens e seus agentes”, explica Vera Chaia, coordenadora geral do evento.

A atual encruzilhada da comunicação política, envolvendo a tecnopolítica, a sentimentalização popular e a ciberdemocracia é o tema da conferência de abertura de José Luís Dader, da Universidad Complutense de Madrid (Espanha).

Também será discutido o que muda na política com as novas mídias, em mesa-redonda com os pesquisadores Rousiley Maia (UFMG), Maria Helena Weber (UFRGS), Sérgio Amadeu (Faculdade Cásper Líbero), Wilson Gomes (UFBA) e Vera Chaia (PUC-SP).

Em outra mesa-redonda, será discutida a questão do jornalismo político, pluralismo e democracia, com Afonso de Albuquerque (UFF), Ariel Jerez (UCM), Fernando Latman-Weltman (FGV), Mauro Porto (Tulane Univesity) e Fernando Antônio Azevedo (UFSCar).

Durante o evento, acontece a pré-estreia do filme Arquitetos do poder, documentário dirigido por Vicente Ferraz e Alessandra Aldé que traça um panorama das relações entre mídia e política no Brasil. Construído a partir de depoimentos e imagens de arquivo comentadas, o filme conta a história da comunicação política brasileira, desde as campanhas de Getúlio Vargas e JK até o presente, passando pela emblemática eleição de 1989 e ilustrando a crescente influência do marketing na política, bem como a relação da mídia nacional com os escândalos do poder. Produzido pela Urca Filmes, o documentário de 90 minutos tem lançamento previsto para 2010.

O evento conta ainda com a apresentação de exatamente uma centena de trabalhos desenvolvidos por pesquisadores das mais diversas universidades e centros de pesquisa de todo o país, que irão abordar temas como comunicação e democracia, mídia e eleições, marketing, imagem pública política, internet e política, comunicação e sociedade civil.

Para conhecer a programação detalhada do evento, bem como o resumo dos trabalhos que serão apresentados, clique aqui. Para fazer sua inscrição ao evento, visite o site oficial: www.pucsp.br/compolitica.  

Document Actions

Assessoria de imprensa do III Congresso da Compolítica:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalista: Katia Saisi | [email protected]
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom