Personal tools
You are here: Home Clientes Prêmio Art Supply de Música Notícias 2007 11 CD de Gorog e Francesca reúne sonatas de Mozart a Poulenc

Clientes

CD de Gorog e Francesca reúne sonatas de Mozart a Poulenc

Nov 12, 2007

Mozart, Nino Rota, Donizetti e Poulenc são interpretados pelo pianista franco-italiano Gabriele Gorog e pela flautista italiana Francesca Seri no CD VIII Art Supply, ganhador do Prêmio Art Supply de Música 2007

CD de Gorog e Francesca reúne sonatas de Mozart a Poulenc

CD de Gorog e Francesca reúne sonatas de Mozart a Poulenc

Mozart, Nino Rota, Donizetti e Poulenc são interpretados pelo pianista franco-italiano Gabriele Gorog e pela flautista italiana Francesca Seri no CD VIII Art Supply, ganhador do Prêmio Art Supply de Música 2007, promovido anualmente pelo Instituto Musical Beethoven.

Gorog e Francesca interpretam de Mozart as sonatas para flauta e piano de números 4 e 6. Estas sonatas K10-15 foram escritas quando o gênio austríaco tinha 8 anos e revelam a influência de J. Christian Bach. Nos movimentos rápidos, a escritura é ágil e brilhante, enquanto nos tempos lentos a flauta é chamada para sustentar o instrumento de teclas com serenidade.
 
Na seqüência, as Cinque pezzi per flauto e pianoforte, de Nino Rota, mais conhecido do grande público pelas suas trilhas sonoras para os filmes de Fellini. Escritas em 1972, as cinco peças são breves composições, prazerosas e de fluência imediata no estilo neoclássico. Alguns dedicados a personagens de fábulas como “Pollicino” e o “Soldadinho”, fornecem um clima característico que passa da atmosfera mais brilhante a uma sensibilidade decididamente mais íntima e profunda na “Pavana”.

Depois, mais duas sonatas para flauta e piano, uma de Donizetti e a outra de Poulenc, encerram o CD. A de Donizetti, escrita em 1819, consta de dois movimentos: um Largo introdutório em Dó menor ao estilo “ópera dramática“, seguido de um Allegro brilhante em forma de Sonata em modo maior, de escritura ágil e rica de passagens de um virtuosismo Vivace. A obra de Poulenc, finalizada entre 1956 e 57, concede uma prioridade límpida ao elemento melódico retratado nos três movimentos: Allegro malinconico, Cantilena e Presto giocoso.

Sobre os músicos

Francesca Seri ganhou por dois anos consecutivos o primeiro prêmio de música de câmara do concurso “Gradus ad Parnassum” de Veneza e é uma ativa solista dos palcos europeus, já tendo também gravado programas nas rádios de Trieste e de Zagábria, assim como para as televisões belga e alemã. Em 95, gravou em CD o Segundo Concerto para flauta de Devienne, com a Orquestra “L’Offerta Musicale”, e em 96 gravou para a Bongiovanni um CD com a íntegra das Sonatas para flauta de Alessandro Santini.
 
Já Gabriele Gorog é um colecionador de prêmios internacionais, como o Ibla Grand Prize, o Musique Esperance e o Charles Oulmont. Também tem tido participação constante como solista, tanto em concertos de câmara como em orquestras, na Europa, Estados Unidos e América Latina. Atualmente dedica-se às obras só para piano de Sergei Rachmaninov, tendo gravado em 1991 a integral dos Prelúdios op. 38 e da Terceira Sonata op. 46 de D. Kabalevkskij (Dyanmic-Itália).

CD VIII Art Supply, de Gabriel Gorog e Francesca Seri

W. A. Mozart
Sonata per pianoforte e flauto in Si b magg K. V. 15 nº 6
1. Andante maestroso
2. Allegro grazioso

W. A. Mozart
Sonata per pianoforte e flauto in Fa magg K. V. 13 nº 4
3. Allegro
4. Andante
5. Menuetto

N. Rota
Cinque pezzi per flauto e pianoforte
6. La passeggiata di Puccettino/Serenata/Pavana/La chioccia/Il soldatino

G. Donizetti
Sonata per flauto e pianoforte
7. Largo Allegro

F. Poulenc
Sonata per flauto e pianoforte
8. Allegro malinconico
9. Cantilena
10. Presto giocoso

O CD pode ser adquirido por meio de uma doação de R$ 30, com sedex incluso. Mais informações [email protected]. O resultado das vendas será totalmente revertido para projetos do Terceiro Setor, apoiados pelo Instituto Musical Beethoven. Para conhecer essas ações, acesse www.nmb.com.br/beethoven/imb.htm.


Document Actions

Assessoria de Imprensa do Prêmio Art Supply:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carlos Sandano e Brenda Volavicius
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom