Personal tools
You are here: Home Clientes Prêmio Art Supply de Música Notícias 2011 Art Supply incentiva com música e arte inúmeros projetos sociais

Clientes

Art Supply incentiva com música e arte inúmeros projetos sociais

Nov 16, 2011

O Prêmio Art Supply há 12 anos fomenta a produção artística dos mais variados estilos musicais, promovendo o trabalho de diversos músicos no cenário brasileiro e auxiliando crianças e jovens carentes no estado de São Paulo. É o incentivo do Instituto Musical Beethoven (IMB) para o trabalho de artistas profissionais e também para o crescimento da filantropia no Brasil.

Todos os anos, o prêmio contempla um projeto musical inédito, dentre os enviados ao IMB, com o lançamento de um CD e a apresentação do repertório em um concerto de gala ou show. A arrecadação conseguida com a venda do produto é totalmente revertida para projetos sociais que assistem, com muita música, crianças e jovens carentes.

Neste ano, o vencedor do Prêmio Art Supply é a Banda CEPSAMPA, que promove um resgate e um encontro histórico entre o jazz americano e o samba brasileiro. O lançamento do CD Meia Noite, que reúne peças de Cole Porter e Gershwin a Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, acontece no próximo dia 23 de novembro, no Tom Jazz, em São Paulo.

AprocimaUma das entidades beneficiadas é a Casa do Menor de Santo Amaro Grossarl, que acolhe crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abandono. Aqui, o Instituto Musical Beethoven cultiva um trabalho de musicalização infantil iniciado em 2008. No começo, 30 crianças participavam das atividades, que incluíam lições de flauta e a musicalização propriamente dita. Hoje, o atendimento se expandiu para atender 60 crianças e acrescentou novas atividades, como as aulas de instrumental orff e pequena percussão. Para 2012, o projeto terá continuidade com a aquisição de mais instrumentos.

De forma semelhante, o Instituto também incentiva o gosto pela música na Aprocima (Associação Promocional do Coração Imaculado de Maria), entidade responsável por uma creche e um núcleo sócio-educativo para jovens. O IMB promove a musicalização de crianças de até 9 anos de idade e aulas de coral e percussão para crianças de 10 a 14 anos. Ao todo, são atendidas 210 crianças e jovens. Para 2012, o trabalho será ampliado com o início de aulas individuais de violão, teclado, canto e EMEIFviolino.

Outra entidade apoiada pelo Instituto é a Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação), entidade que promove atividades de inclusão social e profissional de surdos. A cada ano, o IMB destina uma parte da arrecadação para melhorar a infraestrutura dos trabalhos realizados na unidade. Várias melhorias já foram feitas, como a instalação de uma sala de informática para capacitação profissional, de um centro auditivo para bebês e crianças de até 4 anos, além da quadra poliesportiva Osmar Santos, de uma brinquedoteca e de um parquinho infantil Vó Acácia.

Desde 2008, o Art Supply também apoia a realização do Simpósio de Educação Musical Especial, que reúne profissionais da área musical, médica e pedagógica para debaterem assuntos relacionados à deficiência e inclusão em relação à educação musical. E, parceria com a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), participa da realização da Semana de Musicoterapia, que reúne profissionais do Brasil e do exterior.

Casa do Menor 2Entre outras iniciativas, há também o estímulo a jovens de baixa renda e com condições especiais que buscam aperfeiçoar seu talento musical. Para isso, o Art Supply reverte parte de sua renda à concessão de dez bolsas de estudo para o curso técnico-profissional em Música Erudita e Popular, oferecido pelo Instituto Musical Beethoven, apostando no crescimento artístico desses jovens.

Várias outras entidades também já foram beneficiadas com projetos pontuais, como a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), com apoio à edição do livro Imaginação, que contou com a participação de inúmeros fotógrafos, escritores e artistas gráficos. Um dos resultados relevantes da parceria com a entidade foi a graduação de um aluno autista no curso profissional de piano.

Na cidade de Pirapora do Bom Jesus, o IMB promoveu a capacitação profissional de professores da rede municipal de ensino. Em São Vicente, auxiliou na compra de equipamentos para a creche Vovó Alaíde, instalada na favela México 70. Em Araraquara, realizou 12 oficinas culturais para professores da rede pública. E, em parceria com a Caixa Econômica Cultural, apoiou o projeto Museu-escola, com a realização de diversas oficinas de música e atividades culturais.

Para 2012, um projeto inédito, há muito esperado, será consolidado: a criação da Orquestra Sons Recicláveis, em parceria com a Orquestra da Associação ABCD – Nossa Casa.

Para mais informações sobre os projetos sociais apoiados pelo Art Supply e sobre os ganhadores de todas as edições do Prêmio Art Supply, visite: www.artsupply.com.br

Document Actions

________________________________________________________________________________________________________________

logo-art2O Instituto Musical Beethoven (IMB) é uma entidade não governamental fundada em 2000 com o objetivo de difundir a arte. Para isso, promove a premiação de talentos musicais e o desenvolvimento de trabalhos com artistas voluntários junto a entidades de atuação social, ambiental e cultural. Graças a essa dedicação, a instituição ganhou o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom nas edições de 2005 e 2007, com os projetos Art Supply e Programa de Orientação Ocupacional e Escolar (POOE), respectivamente. Seu compromisso e o de seus colaboradores é promover uma filantropia inovadora, transformando a caridade individualista em empreendedorismo social, de modo a formar uma aliança para a criação de uma filantropia estratégica que apresente resultados mensuráveis, possibilitando uma boa interação entre doadores e receptores.

________________________________________________________________________________________________________________

Assessoria de imprensa e apoiadora do Prêmio Art Supply:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom