Personal tools
You are here: Home Clientes Prêmio Art Supply de Música Notícias 2012 Biografia de João Carlos Martins

Clientes

Biografia de João Carlos Martins

Oct 18, 2012

Maestro e pianista João Carlos Martins lança CD 'The best of Bach', projeto premiado pelo XIII Art Supply, promovido pelo Instituto Musical Beethoven.

João Carlos Martins ocupa um lugar ímpar no cenário musical brasileiro, tendo sido considerado um dos maiores intérpretes de Bach do século XX pela crítica Internacional, do qual registrou a obra completa para teclado. Nasceu em São Paulo, no dia 25 de junho de 1940 e iniciou seus estudos de piano aos oito anos com o professor José Kliass, aos treze iniciou a sua carreira no Brasil e aos dezoito no exterior.

Seus concertos no Carnegie Hall, após a sua estreia aos vinte e um anos em apresentação patrocinada por Eleanor Roosevelt, sempre tiveram ingressos esgotados. Suas gravações estiveram muitas vezes entre as mais vendidas e jornais como o New York Times, Washington Post e Los Angeles Times sempre dedicaram reportagens entusiasmadas pela sua personalidade artística. Abandonou definitivamente os palcos como pianista no ano de 2002 por problemas físicos.

É o único músico brasileiro que teve a sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes, Die Martin´s Passion, uma co-produção franco-alemã dirigida por Irene Langeman, assistido por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa e vencedor de vários festivais internacionais, e Rêverie, dos cineastas belgas Johan Kenivé e Tim Herman. Há seis anos iniciou seus estudos de regência.

Filarmônica BachianaApresentou-se como sucesso em Londres, Paris e Bruxelas como regente convidado, imprimindo em suas interpretações a mesma dinâmica que o fez quando pianista. Há cinco anos fundou a Bachiana Filarmônica e desenvolveu um trabalho com adolescentes através da sua Bachiana Jovem. Criou a Fundação Bachiana, cujo tema é a arte e sustentabilidade. As orquestras foram unificadas e formam a Bachiana Filarmônica SESI-SP. Mais informações sobre a Fundação Bachiana estão disponíveis em www.fundacaobachiana.org.br

Hoje, aos 71 anos, construiu uma sólida carreira com sua Bachiana Filarmônica SESI-SP, a primeira orquestra brasileira a se apresentar em janeiro de 2007 no Carnegie Hall, feito repetido em 2008. João Carlos e sua Bachiana retornaram a Nova York em 2009 e 2010, desta vez no Lincoln Center, levando mais uma vez o nome do Brasil para as plateias internacionais.

Apresentação pública sob regência de João Carlos MartinsEm 2011 voltou aos Estados Unidos, com concertos no Broward Center em Fort Launderdale, e no Avery Fisher Hall do Lincoln Center em Nova York, levando desta vez como convidados ritmistas a Escola de Samba Vai-Vai. Juntos, mostraram em concertos emocionantes a influência dos africanos que, quando escravizados no Brasil, contribuíram definitivamente para a formação da identidade musical.

Clique aqui para mais informações sobre o CD The best of Bach, interpretado por João Carlos Martins, vencedor do XIII Prêmio Art Supply, promovido pelo Instituto Musical Beethoven. 

Document Actions

________________________________________________________________________________________________________________

logo-art2O Instituto Musical Beethoven (IMB) é uma entidade não-governamental fundada em 2000 com o objetivo de difundir a arte. Para isso, promove a premiação de talentos musicais e o desenvolvimento de trabalhos com artistas voluntários junto a entidades de atuação social, ambiental e cultural. Graças a essa dedicação, a instituição ganhou o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom nas edições de 2005 e 2007, com os projetos Art Supply e Programa de Orientação Ocupacional e Escolar (POOE), respectivamente. Seu compromisso e o de seus colaboradores é promover uma filantropia inovadora, transformando a caridade individualista em empreendedorismo social, de modo a formar uma aliança para a criação de uma filantropia estratégica que apresente resultados mensuráveis, possibilitando uma boa interação entre doadores e receptores.

________________________________________________________________________________________________________________

Assessoria de imprensa e apoiadora do Prêmio Art Supply:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom