Personal tools
You are here: Home Clientes Prêmio Art Supply de Música Notícias 2012 Orquestra Sons Recicláveis une inclusão e preservação ambiental

Clientes

Orquestra Sons Recicláveis une inclusão e preservação ambiental

Oct 18, 2012

Há muito o Instituto Musical Beethoven almejava ter sua própria orquestra. Em 2012, o projeto deixou de ser um sonho para tornar-se realidade. Em parceria com a Orquestra da Associação ABCD – Nossa Casa, o projeto de Música e Luteria Experimental, idealizado pelo musicista e lutier Fernando Sardo, deu origem à Orquestra Sons Recicláveis.

“A proposta é criar agentes multiplicadores na construção de instrumentos musicais feitos com materiais alternativos, por meio de diversas oficinas de luteria experimental, uma para formação da orquestra e outra para educadores e musicistas”, conta Yara Perrotti, presidente do Art Supply, braço do Instituto Musical Beethoven que desenvolve projetos de inclusão social por meio da arte, da música e da cultura.

Os instrumentos musicais de corda, sopro e percussão serão construídos com matéria-prima reciclável, e serão a base da nova Orquestra, integrada pelos alunos da Associação ABCD – Nossa Casa, entidade que promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, sua reintegração ao ambiente familiar, natural ou substituto, de forma adequada e segura. Além de casa de acolhimento que recebe crianças e adolescentes residentes encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude, realiza também projetos de educação complementar, com oficinas de teatro, criação de história, orquestra de cordas (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, percussão), canto, dança, inglês e web design.

Fernando SardoA coordenação da oficina de instrumentos está a cargo do músico e arte-educador Fernando Sardo, que já criou mais de 160 diferentes instrumentos musicais e esculturas sonoras, utilizados em composições e trilhas sonoras de espetáculos de dança, teatro e filmes de cinema e televisão. Desde 1989, ministra oficinas de música e luteria, que buscam a democratização da cultura e da educação. Além de construir e tocar seus próprios instrumentos, o público também aprende sobre música e ecologia. Essas atividades estimulam a prática musical e o desenvolvimento da criatividade de forma lúdica, relacionando arte, etnias e ecologia, proporcionando uma oportunidade de reflexão e crítica. 

Renato LoyolaA regência musical da Orquestra Sons Recicláveis é do maestro o compositor, arranjador, professor e produtor musical Renato Loyola, bacharel em contrabaixo (acústico e elétrico) com licenciatura plena em música pela instituição FITO (Osasco), que atua no Brasil e no exterior com vários artistas e orquestras.

As primeiras oficinas de Luthieria e Construção de Instrumentos Recicláveis aconteceram em 2011 e tiveram continuidade neste ano, devendo prosseguir em 2013. 

Clique aqui para conhecer outros projetos socioculturais do Art Supply, apoiados pelo Instituto Musical Beethoven.

Mais informações sobre o Art Supply estão disponíveis em www.artsupply.com.br 

Document Actions

________________________________________________________________________________________________________________

logo-art2O Instituto Musical Beethoven (IMB) é uma entidade não-governamental fundada em 2000 com o objetivo de difundir a arte. Para isso, promove a premiação de talentos musicais e o desenvolvimento de trabalhos com artistas voluntários junto a entidades de atuação social, ambiental e cultural. Graças a essa dedicação, a instituição ganhou o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom nas edições de 2005 e 2007, com os projetos Art Supply e Programa de Orientação Ocupacional e Escolar (POOE), respectivamente. Seu compromisso e o de seus colaboradores é promover uma filantropia inovadora, transformando a caridade individualista em empreendedorismo social, de modo a formar uma aliança para a criação de uma filantropia estratégica que apresente resultados mensuráveis, possibilitando uma boa interação entre doadores e receptores.

________________________________________________________________________________________________________________

Assessoria de imprensa e apoiadora do Prêmio Art Supply:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom