Personal tools
You are here: Home Clientes Prêmio Art Supply de Música Notícias 2014 Prêmio Art Supply beneficia projetos de ação social

Clientes

Prêmio Art Supply beneficia projetos de ação social

Nov 11, 2014

O Prêmio Art Supply há 15 anos fomenta a produção artística dos mais variados estilos musicais, promovendo o trabalho de diversos músicos no cenário brasileiro e auxiliando crianças e jovens carentes no estado de São Paulo. É o incentivo do Instituto Musical Beethoven (IMB) para o trabalho de artistas profissionais e também para o crescimento da filantropia no Brasil.

“Este é um projeto sociocultural de iniciativa do Instituto Beethoven que arrecada recursos para agregar valores do Empreendedorismo para entidades do terceiro setor por meio da arte e da cultura”, afirmam os fundadores do IMB, Yara e Miguel Perrotti. O Instituto também oferece doze bolsas para jovens de baixa renda nos cursos de graduação técnica e profissional em Música Erudita e Popular.

Todos os anos, o prêmio contempla um projeto musical inédito dentre os enviados ao IMB com o lançamento de um CD e a apresentação do repertório em um concerto de gala ou show para o vencedor. A arrecadação conseguida com a venda do produto é totalmente revertida para projetos sociais que assistem, com muita música, crianças e jovens carentes. 

Segundo Miguel Perrotti, a filantropia torna-se uma ferramenta para restaurar o equilíbrio social entre empresas, governos e população de modelos de negócios sociais sustentáveis a longo prazo. “Pensando nisso, a filantropia de risco (Venture Philantropy) é justamente uma forma de não apenas dar o peixe, mas de fato ensinar as organizações sem fins lucrativos a pescarem seus próprios resultados”, analisa.

Neste ano, o vencedor do Prêmio Art Supply foi o grupo instrumental Bandolim Elétrico, que lança RHAIMISCHIMBILIM. O título também é de uma música composta em parceria com o maestro João Carlos Martins. Conheça mais do grupo aqui.

Abaixo, os projetos apoiados pelo Instituto Musical Beethoven e seus parceiros.

Em parceria com a Fundação Bachiana, do maestro João Carlos Martins, a Orquestra Sons Recicláveis, criada em 2012, visa a formação de uma sinfônica por meio do projeto de Música e Lutheria Experimental, do musicista Fernando Sardo, e para criar agentes multiplicadores de construção de instrumentos, além da formação de educadores musicais. 

2Em 2013, o Instituto Beethoven foi convidado a participar da campanha Reciclar é Show da TANG. A Parceria incluiu oficinas de lutheria para construção de instrumentos a partir de materiais reciclados. Sob a coordenação de Fernando Sardo e ministrada pela professora Rosa Eugênia Vilas Boas, as crianças constroem instrumentos musicais como flautas pan, flautas doces, clarinetes, flautas de embolo e violões a partir de material reciclado. A Oficina Luteria para Escola Municipal Célia Soares - Feira de Santana é a segunda fase do projeto Reciclar é Show da TANG.

3

Entre as entidades beneficiadas, está a Casa do Menor de Santo Amaro Grossarl, que acolhe crianças e adolescentes vítimas de maus tratos ou abandono. Aqui, o Instituto Musical Beethoven cultiva um trabalho de musicalização infantil iniciado em 2008. 

 No começo, 30 crianças participavam das atividades, que incluíam lições de flauta e a musicalização propriamente dita. Atualmente, são oferecidas a 80 crianças musicalização infantil e aulas de flauta, além de fornecer meios para a aquisição de instrumentos de percussão e instrumental ORFF para o desenvolvimento delas.

4

De forma semelhante, o Instituto também incentiva o gosto pela música com aulas de flautas, percussão e coral na Aprocima (Associação Promocional do Coração Imaculado de Maria), entidade responsável por uma creche e um núcleo socioeducativo para jovens. No decorrer dos anos, já foram doados diversos instrumentos para a entidade. 

As crianças já participaram dos Shows de Lançamento do Art Supply, com grandes artistas como: Guitarrista Peter Friestedt, Soprano Julia Kogan , Banda Cep Sampa.O IMB promove a musicalização de crianças de até 9 anos de idade e aulas de coral e percussão para crianças de 10 a 14 anos. Em 2013 pela primeira vez o coral infantil participou da gravação de uma das faixas do CD Retrato Brasil-Art Supply-2013. São atendidas 200 crianças.

5Outra entidade apoiada pelo Instituto é a Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação), que promove atividades de inclusão social e profissional de surdos. A cada ano, o IMB destina uma parte da arrecadação para melhorar a infraestrutura dos trabalhos realizados na unidade. Várias melhorias já foram feitas, como a instalação de uma sala de informática para capacitação profissional, de um centro auditivo para bebês e crianças de até 4 anos, além da quadra poliesportiva Osmar Santos, de uma brinquedoteca e de um parquinho infantil Vó Acácia.

No Instituto Olga Kos Inclusão Cultural, por sua vez, ocorrem dois projetos. O mais antigo é o Resgatando Cultura, que prevê a publicação de 20 livros ilustrados de arte, inéditos, sobre a vida e obra de artistas contemporâneos em atividades no Brasil. A iniciativa já publicou livros de arte de artistas brasileiros, entre eles, Eduardo Iglesias, Inácio Rodrigues, Marysia Portinari, Isabelle Tuchband, Gustavo Rosa, Sara Belz, Claudio Tozzi e Yutaka Toyota. O livro escolhido para o patrocínio do IMB foi Ilustrado de Arte Vida e Obra, de Inos Corradin. 

6

O segundo projeto da parceria é o Taekwondo: Inclusão pelo Esporte, que tem como objetivo incluir a pessoa com Síndrome de Down e/ou Deficiência Intelectual à sociedade por meio da prática dessa luta.

O IMB ainda apoia o Abrigo dos Velhinhos Frederico Ozamam, entidade sem fins lucrativos, de caráter beneficente, e filantrópico, eminentemente voltada para a assistência social ao idoso carente.

Mais informações sobre os projetos sociais apoiados pelo Art Supply e sobre os ganhadores de todas as edições do Prêmio Art Supply estão disponíveis em www.artsupply.com.br

Document Actions

logo-art2

O Instituto Musical Beethoven (IMB) é uma entidade não-governamental fundada em 2000 com o objetivo de difundir a arte. Para isso, promove a premiação de talentos musicais e o desenvolvimento de trabalhos com artistas voluntários junto a entidades de atuação social, ambiental e cultural. Graças a essa dedicação, a instituição ganhou o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom nas edições de 2005 e 2007, com os projetos Art Supply e Programa de Orientação Ocupacional e Escolar (POOE), respectivamente. Seu compromisso e o de seus colaboradores é promover uma filantropia inovadora, transformando a caridade individualista em empreendedorismo social, de modo a formar uma aliança para a criação de uma filantropia estratégica que apresente resultados mensuráveis, possibilitando uma boa interação entre doadores e receptores.


Assessoria de imprensa e apoiadora do Prêmio Art Supply:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Murillo Chamusca | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom