Personal tools
You are here: Home Clientes Salão Internacional de Humor de Piracicaba Maio Resgate das obras de JIC Mendes leva cartuns e charges da década de 40 ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Clientes

Resgate das obras de JIC Mendes leva cartuns e charges da década de 40 ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba

May 30, 2011

José Inácio Coelho Mendes, considerado um dos pioneiros do humor gráfico em São Paulo, recebe homenagem na 38ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. A organização do evento confirmou que o salão, em agosto, contará com uma mostra paralela que apresenta as maiores obras do artista. O homenageado, com 85 anos, afirma que se sente honrado com a pesquisa e divulgação de seus trabalhos. Ele estará presente na cerimônia de abertura de sua exposição, que acontece dia 26 de agosto, às 16h, na biblioteca municipal Prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

JIC Mendes, como costumava assinar seus trabalhos, foi morar na a capital paulista na década de 1940 para estudar engenharia, e começou a desenhar para ajudar no seu sustento. A carreira de artista gráfico durou pouco – hoje JIC é um engenheiro piracicabano –, mas foi intensa. A exposição é resultado de um minucioso resgate que seu neto, José Inácio Mendes Coelho Neto, realizou no Arquivo Público do Estado de São Paulo. Na mostra destacam-se as colaborações do artista para o extinto jornal “A Noite” durante a década de 40. São cartuns e charges que retratam bem a rotina paulistana, além de criticar ou questionar acontecimentos políticos do Brasil e do mundo.

JIC Mendes - 18 SET 1947Esta mostra sobre JIC Mendes é uma atividade paralela ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba, considerado um dos mais tradicionais do mundo. Recebeu, na edição passada, cerca de 1.800 produções de 51 países. Realizado sob responsabilidade da Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura do Município de Piracicaba, contou com a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça em sua primeira mostra, em 74. A partir de 76, assumiu sua característica internacional, com a exposição do cartunista Francês Cloude Molliterni. Já no ano seguinte o Salão de Piracicaba foi preparado para receber trabalhos de diversos países, incluindo amostras dos cartunistas Sergio Aragonez, da revista MaD, Goefrey Dickson da revista inglesa Punch e Hermenegildo Sabat, do jornal argentino El Clarin.

Entre os brasileiros que já passaram pelo salão há nomes como Henfil, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Santiago, Fausto Longo, Erasmo e tantos outros talentos. Atualmente, o Salão Internacional do Humor de Piracicaba pode ser considerado um dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e do exterior.

Exposição JIC Mendes
Data:
26 de agosto a 15 de outubro
Horário: De segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h.
Local: Biblioteca municipal Prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pinto | Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro – Piracicaba – SP

Mais informações estão disponíveis no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Para inscrever trabalhos para o 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, acesse o REGULAMENTO

Document Actions

________________________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa do 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Bianka Saccoman | [email protected]
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom