Personal tools
You are here: Home Clientes Salão Internacional de Humor de Piracicaba Junho Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá mostra ‘100 anos de Nássara’

Clientes

Salão Internacional de Humor de Piracicaba terá mostra ‘100 anos de Nássara’

Jun 17, 2011

Homenagem resgata um dos mais importantes nomes do humor gráfico nacional

O caricaturista e chargista Antônio Gabriel Nássara (1910-1996) será homenageado na 38ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba com a mostra 100 anos de Nássara, que traz a público cerca de 50 obras de destaque do artista, exibidas no final de 2010 no Rio de Janeiro, sob curadoria do artista plástico Jorge de Salles.

Nássara é considerado um dos nomes mais importantes do humor gráfico brasileiro. Suas obras, simples e marcantes, se destacam pelas linhas econômicas e formas geometrizadas, bem como pela perenidade dos temas abordados. Ao longo de sua carreira, colaborou em diversos veículos de projeção nacional como nos jornais O Globo e O Pasquim, além das publicações A Noite, Crítica Carioca, Diretrizes e O Cruzeiro, entre outros. Nos anos 1950, ao lado do jornalista Samuel Wainer, ajudou a fundar o jornal Última Hora. Nássara também se consagrou como compositor popular, com marchinhas de carnaval que ainda hoje fazem sucesso, como “Álá Lá Ô” e “Balzaquiana”.

A mostra 100 anos de Nássara acontece no Engenho Central, em Piracicaba, entre os dias 27 de agosto a 16 de outubro, durante o 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Artistas interessados em expor seus trabalhos podem se inscrever até 20 de julho. O tema deste ano é “alimentação”. Até o momento, a organização do evento já contabilizou a participação de 35 países e a expectativa é receber muitos outros até o encerramento das inscrições.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba é considerado um dos mais tradicionais do mundo. Recebeu, na edição passada, cerca de 1.800 produções de 51 países. Realizado sob responsabilidade da Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura do Município de Piracicaba, contou com a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça em sua primeira mostra, em 74. A partir de 76, assumiu sua característica internacional, com a exposição do cartunista Francês Cloude Molliterni. Já no ano seguinte o Salão de Piracicaba foi preparado para receber trabalhos de diversos países, incluindo amostras dos cartunistas Sergio Aragonez, da revista MaD, Goefrey Dickson da revista inglesa Punch e Hermenegildo Sabat, do jornal argentino El Clarin.

Entre os brasileiros que já passaram pelo salão há nomes como Henfil, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Santiago, Fausto Longo, Erasmo e tantos outros talentos. Atualmente, o Salão Internacional do Humor de Piracicaba é considerado um dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e do exterior.

Mostra 100 anos de Nássara no 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Local: Avenida Maurice Alain, 454, Vila Rezende | Piracicaba SP
Data: 27 de agosto a 16 de outubro de 2011

Mais informações estão disponíveis no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br
Para inscrever trabalhos para o 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, acesse o Regulamento.

Document Actions

________________________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa do 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Bianka Saccoman | [email protected]
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom