Personal tools
You are here: Home Clientes Salão Internacional de Humor de Piracicaba Junho Zélio recebe homenagem do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Clientes

Zélio recebe homenagem do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Jun 22, 2011

Mostra paralela expõe obras do artista, que foi um dos fundadores do salão, e também uma coleção de caricaturas do Zélio feitas por diversos cartunistas brasileiros.

O cartunista Zélio Alves Pinto, um dos grandes homenageados na 38ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, confirma presença no evento. Um dos fundadores do salão, Zélio tem notável carreira no humor gráfico, com participação em periódicos como o “mitológico” O Pasquim e as revistas Palavras e Bundas. Irmão do também cartunista Ziraldo, Zélio vem de uma família de artistas e sua participação no cenário cultural brasileiro sempre foi intensa, ora produzindo conteúdo, ora fomentando o desenvolvimento da arte gráfica em eventos e mostras.

A exposição Zélio Cartunista, baseada no livro Zélio - 50 anos de uma aventura visual, escrito pelo crítico de arte Enock Sacramento e lançado em 2010, conta com cerca de 50 cartuns do artista.  Além disso, o Salão de Humor convidou 50 artistas brasileiros de várias gerações para produzirem uma caricatura de Zélio. O resultado dessa homenagem compõe um painel que também será exibido dentro da exposição.

Além de cartunista, Zélio também é jornalista, escritor e pintor. Já apresentou seu trabalho em exposições no Brasil e exterior. Foi diretor do Departamento de Museus e Arquivos de São Paulo e secretário-adjunto de Cultura do Estado de São Paulo.
A mostra Zélio Cartunista acontece no Engenho Central, em Piracicaba, entre os dias 27 de agosto a 16 de outubro, como mostra paralela ao 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba – evento que está com inscrições abertas para artistas interessados em expor seus trabalhos. O tema deste ano é “alimentação”. Até o momento, a organização do evento já contabilizou a participação de 35 países e a expectativa é receber muitos outros até o encerramento das inscrições, em 20 de julho.

ZélioO Salão Internacional de Humor de Piracicaba é considerado um dos mais tradicionais do mundo. Recebeu, na edição passada, cerca de 1.800 produções de 51 países. Realizado sob responsabilidade da Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura do Município de Piracicaba, contou com a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça em sua primeira mostra, em 74. A partir de 76, assumiu sua característica internacional, com a exposição do cartunista francês Cloude Molliterni. Já no ano seguinte o Salão de Piracicaba foi preparado para receber trabalhos de diversos países, incluindo amostras dos cartunistas Sergio Aragonez, da revista MaD, Goefrey Dickson da revista inglesa Punch e Hermenegildo Sabat, do jornal argentino El Clarin.

Entre os brasileiros que já passaram pelo salão há nomes como Henfil, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Santiago, Fausto Longo, Erasmo e tantos outros talentos. Atualmente, o Salão Internacional do Humor de Piracicaba é considerado um dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e do exterior.

Mostra Zélio Cartunista no 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Local: Avenida Maurice Alain, 454, Vila Rezende | Piracicaba SP 
Data: 27 de agosto a 16 de outubro de 2011

Mais informações estão disponíveis no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br

Para inscrever trabalhos para o 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, acesse o REGULAMENTO.

Document Actions

________________________________________________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa do 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira | [email protected]
Bianka Saccoman | [email protected] 
11 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom