Personal tools
You are here: Home Fórum Uma crítica à tese do Choque de Civilizações

Fórum

Uma crítica à tese do Choque de Civilizações

Jan 11, 2006

Em 1993, procurando fornecer um “paradigma para o exame da política mundial que tenha significado para os estudiosos e seja de utilidade para os formuladores de política” [1], Samuel P. Huntington publica, na revista Foreign Affairs, o provocativo ensaio The Clash of Civilizations? Como o tema gera uma série de debates, o ensaio transforma-se, em 1996, no livro O Choque das Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial.

Este professor de Harvard propõe que, no mundo pós-Guerra Fria, “as distinções mais importantes entre os povos não são ideológicas, políticas ou econômicas. Elas são culturais” [2]. Partindo do pressuposto de que os valores das sociedades contemporâneas refletem a herança deixada pelas civilizações, Huntington conclui que estas diferenças culturais levarão as nações a conflitos étnico-religiosos.

Queremos mostrar que pensar em civilizações como entidades monolíticas e fechadas compromete o modelo do choque de civilizações e o inutiliza para explicar as movimentações geopolíticas mais importantes da atualidade. Sem ignorarmos a importância dos fatores culturais para a formação de identidades, rejeitamos o determinismo de um enfoque que ignora as complexas relações inter e intra-civilizacionais em um mundo transformado pelas tecnologias da computação e comunicação e pela reestruturação capitalista que gerou a globalização.

Também gostaríamos de alertar para o perigo de uma “lente paradigmática” [3] que tenta moldar, utilizando-se de uma “simplificação necessária” [4] das complexidades da realidade social, o pensamento sobre a política mundial. Tal pretensão, caracterizada como ideologia, pode levar a uma visão totalitária do mundo. Cremos ainda que há um racismo implícito nas duas contraposições principais feitas por Huntington: o Ocidente versus o resto e o mundo islâmico versus as sociedades não-mulçumanas.

 Da contenção ao choque

Ao término da II Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética conquistaram posições hegemônicas nas regiões antes disputadas pelas nações européias. O esgotamento (econômico, militar, social e até mesmo moral) de Inglaterra, França e Alemanha abre espaço para que os dois grandes vencedores alterem o equilíbrio das forças mundiais: do quadro multipolar onde diversos Estados-nação travam suas batalhas geopolíticas passa-se para a bipolaridade, para um mundo dominado por duas super-potências. 

Os Estados Unidos adotam ações de contenção das forças comunistas como modelo para sua política externa, um paradigma desenvolvido pela primeira vez por George Kennan em 1947, em um ensaio para a Foreign Affairs. A política de contenção dura até a falência da União Soviética.

Há então um primeiro momento de euforia entre os “vencedores” da Guerra Fria: Francis Fukuyama declara que a Humanidade atingiu seu estágio final de evolução ideológica com a “universalização da democracia liberal ocidental como forma de governo humano” [5]. Outras idéias surgem. Huntington cita (e refuta, como faz com o mundo harmônico de Fukuyama) os paradigmas “Dois Mundos: Nós e Eles” (o planeta dividido em pobres e ricos); “184 Estados, mais ou Menos” (que defende que o relacionamento entre os Estados é anárquico); e o “Puro caos” (quadro em que o Estado-nação perde sua soberania e o mundo mergulha em conflitos tribais, étnicos e religiosos sem uma regra precisa para explicá-los). 

O desafio é definir um modelo geopolítico quando não existe “um centro territorial de poder, nem se baseia em fronteiras ou barreiras fixas”, quando “ (...) a soberania toma nova forma, composta de uma série de organismos nacionais e supranacionais, unidos por uma lógica ou regra única” [6]. O poder em um mundo globalizado e transformado pela tecnologia da informação está diluído em um novo espaço de fluxos [7], levando a economia a um novo embate com a política [8]. Temos uma realidade na qual as formas conhecidas de soberania e os “países são disciplinados por uma multidão eletrônica de investidores que controlam o acesso ao capital numa economia globalizada”. [9]

No entanto, mesmo considerando que a globalização nos leve à decadência total do Estado-nação e que a humanidade se relacione de uma maneira totalmente nova ao fim do processo, isso é algo ainda distante, se é que possível. Ou, como diz Nye, “a geoeconomia não substitui a geopolítica, por mais vagos que sejam os limites que as separam neste início de século”. [10]

Isto fica claro quando lembramos que enquanto o avanço dos fluxos de capital nas redes financeiro internacionais homogeneíza o discurso tecnocrático sem considerar as peculiaridades de cada Estado-nação, os Estados Unidos passam a ocupar de maneira unipolar o vácuo político e militar deixado pela falência soviética. Relacionando a importância da economia norte-americana para o espaço de fluxos com o exercício pleno do poder inerente a uma superpotência sem adversários à altura, temos que o Ocidente é a “única civilização que tem interesses substanciais em todas as outras civilizações ou regiões e tem a capacidade de afetar a política, a economia e a segurança de todas as outras civilizações ou regiões”. [11]

É quase natural a pretensão ocidental de tornar-se uma civilização universal. De querer controlar esta multipolaridade dos fluxos financeiro e informacional para combiná-la com a unipolaridade dos poderes militar, político, econômico e cultural tradicionais. Uma unimultipolaridade que mantenha o poder ocidental neste novo mundo fragmentado e no qual as identidades criadas em torno de ideologias políticas européias (como o comunismo e o capitalismo) não mais respondem aos anseios das comunidades humanas e são substituídas, segundo a teoria do choque de civilizações, por valores “indígenas”, por características étnicas e religiosas de cada tribo.

Mas Huntington chega também à conclusão de que o Ocidente está em declínio. As “mudanças graduais, inexoráveis e fundamentais também estão ocorrendo nos equilíbrios de poder entre as civilizações e o poder do ocidente em relação ao das outras civilizações” irá declinar. E ele lista as mudanças que irão acabar com o a predominância do poder ocidental: o desenvolvimento dos povos não-ocidentais (que estão ficando mais saudáveis, mais urbanizados e mais instruídos), a redistribuição do produto econômico mundial (decorrente da globalização e da disseminação das novas tecnologias) e o aumento dos efetivos militares das outras civilizações. [12]

Para manter o poder norte-americano nesta nova sociedade em rede,  a “lente paradigmática” de Huntington abandona a perspectiva marxista da luta de classes (o que não surpreende em um autor norte-americano da escola realista), preferindo guiar-se pela ótica weberiana (ou, ao menos, o que é entendido como tal pelo autor) na qual a cultura é o determinante. Assim, amplia o conceito de Estado-Nação para civilizações, delimitando as relações culturalmente e defendendo a identidade ocidental da multiculturalidade, dos valores pertencentes a outros agrupamentos raciais e étnicos [13]. Desta maneira, pretende estabelecer um centro de poder em torno do conceito de cultura, mais subjetivo e fluido do que a fronteira territorial, adotando tradicionais conceitos geopolíticos para um mundo em que as redes informacionais limitam as ações e o poder do Estado-nação.

Isso leva Huntington a condenar a crença na universalidade da cultural ocidental, presente e determinante no processo de globalização das sociedades, denunciando-a como uma nova forma de imperialismo que pode levar o poder ocidental à exaustão. Resumindo: os “Estados Unidos não podem nem dominar o mundo nem escapar dele” [14]. Um outro intelectual, que procura entender os novos desafios dos Estados Unidos defendendo justamente esta universalização dos valores e da cultura norte-americana, concorda com o dilema: “o paradoxo do poder americano (...) é que ele é grandioso demais para ser desafiado por qualquer outro Estado, mas não o bastante para resolver problemas como o terrorismo global e a proliferação de armas nucleares”. [15] 

Mas é na defesa dos valores que Huntington chama de ocidentais que ele encontra o caminho para a afirmação do poder norte-americano. Ou seja, em um mundo onde o tribalismo ocasiona os choques civilizacionais ao longo das linhas de fratura , dá-se uma solução tribal . Assim, não é de se estranhar que tenha sido uma ação tribal, calcada na oposição “Nós e os Outros” como formadora de identidade, a disseminar a tese do choque de civilizações. A idéia de que a civilização mulçumana estava em confronto com a ocidental ganhou amplo espaço na mídia após os atentados terroristas contras as torres gêmeas do World Trade Center.

Tamanho alvoroço levou até mesmo o próprio Huntington a contestar esta interpretação, dizendo tratar-se não de um conflito entre civilizações, mas de um ataque de um grupo contra toda a Humanidade [18]. No entanto, o enfoque cultural/religioso tem um campo fértil em um mundo em busca de identidade e é refletido e disseminado nos discursos políticos, na cobertura jornalística e nos estudos acadêmicos.

Nós e os Outros, ou o Ocidente contra o mundo

Huntington define civilização como “o mais alto agrupamento cultural de pessoas e o mais amplo nível de identidade cultural que as pessoas têm aquém daquilo que distingue os seres humanos das demais espécies” [19]. Usando tal conceito, distingue como principais: a sínica ou confuciana (China e comunidades chinesas do sudoeste asiático, além de Vietnã e as duas Coréias), japonesa, hindu, islâmica, ortodoxa, ocidental, latino-americana (é separada da civilização ocidental devido à incorporação de valores das civilizações indígenas e por sua cultura católica que não sofreu o efeitos da Reforma protestante) e africana (que Huntington hesita em considerar uma civilização própria ou dividi-la em islâmica – ao norte – e uma cultura européia fragmentada). Vemos que a característica principal que Huntington usa para definir as civilizações é a religião, sendo que das “cinco principais religiões, quatro – cristianismo, islamismo, hinduísmo e confuncionismo – estão associadas com civilizações principais” [20], ficando de fora apenas o budismo por causa de sua extrema fragmentação.

Said ironiza tal simplificação dizendo que Huntington não tem “tempo a perder com a dinâmica e a pluralidade internas de cada civilização, nem com o fato de que a disputa principal, na maioria das culturas modernas, diz respeito à definição ou interpretação de cada cultura” [21]. Já Ali lembra que o mundo islâmico não é monolítico há mais de mil anos e que as “diferenças sociais e culturais entre mulçumanos senegaleses, indonésios, árabes e sul-asiáticos são muito maiores do que as semelhanças que eles têm com membros não-mulçumanos da mesma nacionalidade” [22].

Outros autores [23] também refutam a simplificação do conceito civilizacional, já que os mulçumanos podem ser radicais ou moderados, tradicionais ou modernos, conservadores ou liberais, linha-duras ou revisionistas. E enumeram diversos fatores que distinguem as diversas nações islâmicas: “tradições históricas próprias e legados coloniais, divisões étnicas, diferentes níveis de desenvolvimento econômico e estágios do papel e do poder das religiões fundamentalistas”. Da mesma maneira, pensar que podemos reconhecer uma cultura isolada como Ocidente Cristão é simplificar demais, é esquecer os “contrastes entre a Europa mediterrânea católica e a Escandinávia protestante, assim como os aspectos sociais e denominações religiosas de cada país” [24].

Huntington diz que seu modelo é uma “simplificação necessária” [25] das complexidades da realidade social e deixa bem claro a sua posição (o que não invalida as críticas acima). Ignora conscientemente as crises internas das oito civilizações por ele delimitadas para concentrar-se nas diferenças que considera profundas entre os valores centrais destas sociedades e que explicariam os diferentes estágios de desenvolvimento político e econômico dos Estados-nação.

Apesar de advertir que os alinhamentos políticos e econômicos nem sempre irão coincidir com os culturais, Huntington sustenta que a riqueza econômica e a política democrática do Ocidente são resultados muito mais de sua herança cristã do que de outras determinantes históricas. Do mesmo modo, os regimes autoritários e os fracassos econômicos dos países mulçumanos decorrem dos valores subjacentes à sua cultura islâmica [26], não importando o quanto possa ter influenciado a ação colonial dos países ocidentais ou a dinâmica da inserção destas economias nas redes de fluxo global.

Esquecendo-se assim dos “vínculos (...) próximos entre civilizações aparentemente em conflito” [27], Huntington passa a estruturar a dinâmica dos contatos inter-civilizacionais. Para ele, o relacionamento dos países com as civilizações no mundo pós-Guerra Fria se dá como Estados-membros (países plenamente identificados culturalmente com uma civilização [28]), Estados-núcleos (estados mais poderosos e culturalmente mais importantes [29]), países isolados (que carecem de aspectos culturais comuns com outras sociedades [30]), países fendidos (no qual existem grandes grupos pertencentes a civilizações distintas [31]) e países divididos (possuem uma única cultura predominante, mas que muda para uma outra civilização [32]).

Na teoria do choque das civilizações, as duas superpotências da Guerra Fria são substituídas pelos Estados-núcleos como pólos de atração. E Huntington vai além, concordando com a teoria realista das relações internacionais que “prediz que os Estados-núcleos das civilizações não-ocidentais devem se congregar para contrabalançar o poder dominante do Ocidente” [33].  

Assim, parece correta a tese do choque de civilizações quando colocamos, por exemplo, o ódio fundamentalista contra os EUA em um quadro de formação de identidades reativas: se uma civilização pretende afirmar universalmente seus valores precisará enfrentar novas entidades formadas a partir da busca de valores comuns de etnia, língua, território, história e religião.  Mas é preciso olhar com atenção a dinâmica de formação destas novas entidades.

Para Castells, identidade de resistência é a "criada por atores que se encontram em posições/condições desvalorizadas e/ou estigmatizadas pela lógica da dominação, construindo, assim, trincheiras de resistência e sobrevivência com base em princípios diferentes dos que permeiam as instituições da sociedade, ou mesmo opostos a estes últimos". Difere da identidade de projeto, que é "quando os atores sociais (...) constroem uma nova identidade capaz de redefinir sua posição na sociedade e, ao fazê-lo, de buscar a transformação de toda a estrutura social", e da identidade legitimadora, “introduzida pelas instituições dominantes da sociedade no intuito de expandir e racionalizar sua dominação em relação aos atores sociais”.

Os conflitos entre comunidades diferentes não contrapõem apenas sociedades de diferentes civilizações, mas também (ou principalmente) comunidades de uma mesma civilização que compartilham alguns valores e discordam profundamente em outros. Segundo Vidal, “o governo [dos EUA] deveria pôr uma coisa em sua cabeça: que é odiado não só pelos estrangeiros cujos países destruíamos, mas também por americanos cujas vidas foram destruídas (...) Temos milhões de cidadãos americanos ressentidos, que não gostam da maneira como o país está sendo conduzido” [34].

Existe ainda uma reação de comunidades diferentes ao mesmo processo de globalização, comunidades que têm em comum apenas o fato de estarem reagindo ao mesmo processo de domínio, pertençam os dominadores a mesma civilização dos dominados ou não. Esta reação pode tanto ser um atentado suicida praticado por árabes, como a explosão das torres do WTC, quanto um ataque terrorista de fundamentalistas cristãos norte-americanos, como o atentado em Oklahoma City em 1995. 

Pensando as civilizações monoliticamente, Huntington coloca os valores centrais do Ocidente em conflito com valores culturais de em outras sociedades levando as nações a conflitos étnico-religiosos. Não há espaço para distensões internas.

Os valores ocidentais, ideologia e o fantasma de Gobineau

Características culturais podem facilitar a adoção de determinados conceitos políticos ou colocar alguns países em posição de vantagem em determinada dinâmica econômica. Castells, por exemplo, diz que a tradicional estrutura em rede das corporações asiáticas foi um fator importante para o espantoso crescimento econômicos dessas economias na fase da reestruturação capitalista.

Mas isso não significa que a aceitação de novos valores esteja excluída a priori em determinada civilização ou que estas sejam blocos monolíticos livres de transformações.  Muito menos que democracia, individualismo, separação da autoridade espiritual e temporal, pluralismo social e império da lei sejam conceitos aceitos apenas pela civilização ocidental.

Um estudo recente compara crenças e valores das populações mulçumanas e não-mulçumanas em 75 sociedades diferentes. É encontrado um abismo entre o Islã e o Ocidente quando o tema é a liberação sexual e o grau de igualdade entre homens e mulheres. Mas o “Ocidente e as sociedades islâmicas em geral concordam em três dos quatro indicadores de valores políticos” [35].

Tal concordância entre valores políticos não desautoriza completamente a tese de que estamos vivendo em uma era onde serão predominantes os choque de civilizações. Invertendo o ângulo de observação (e reformulando vários conceitos e desenvolvimentos), pode-se afirmar, como o faz Bernard Lewis – cujo Raízes da Fúria Mulçumana, de 1990, já explica as relações políticas entre os países ocidentais e islâmicos como um choque milenar de civilizações – que o conflito acontece justamente pela semelhança: “são apenas duas as civilizações que podem se dizer universais, e são a civilização cristã e a islâmica. Que se assemelham porque não são geradas por uma etnia mas com base em uma religião e porque reivindicam uma universalidade e uma exclusividade. O conflito entre a civilização cristã e a civilização islâmica não nasce de suas diferenças, mas de suas semelhanças. Quando existem duas religiões semelhantes, historicamente contemporâneas e geograficamente adjacentes que reivindicam a mesma coisa, o conflito é inevitável” [36]. 

Sejam os conflitos marcados pelas semelhanças, sejam pelos antagonismos, a idéia de um choque civilizacional continua sendo uma adesão racional à contraposição “Nós e os Outros” estabelecida de maneira passional pela religião. E Eco nos lembra que “todas as guerras de religião que ensangüentam o mundo através dos séculos são geradas de adesões passionais a contraposições simplistas, como Nós e os Outros, bons e maus, brancos e negros” [37]. Neste contexto, qual o significado da sistematização de preconceitos tão profundos? Podemos traçar um paralelo com a transformação do racismo popular para o racismo ideológico na Europa imperialista?

Para Said, Huntington é um “ideólogo – alguém que quer transformar "civilizações" e "identidades" em algo que elas não são” [38]. Mas a palavra ideologia tem uma gama de significados diferentes. Bobbio, por exemplo, chama de significado fraco da ideologia o “sistema de crenças políticas, um conjunto de idéias e de valores respeitantes à ordem pública e tendo como função orientar os comportamentos políticos coletivos” [39]. Já Arendt diz que “(...) a ideologia difere da simples opinião na medida em que se pretende detentora da chave da história, e em que julga poder apresentar a solução dos “enigmas do universo” e dominar o conhecimento íntimo das leias universais “ocultas”, que supostamente regem a natureza e o homem” [40]. 

A teoria do choque de civilizações tem a pretensão de orientar comportamentos políticos, de fornecer um paradigma para o exame da política mundial. Supera o “status” de opinião ao rejeitar outros elementos da realidade histórica, entre eles a própria ideologia.

E faz isso traduzindo a realidade em um conflito, reduzindo a realidade a uma dicotomia. Lembremos que “poucas ideologias granjearam suficiente proeminência para sobreviver à dura concorrência da persuasão racional. Somente duas sobressaíram-se e praticamente derrotaram todas as outras: a ideologia que interpreta a história como uma luta econômica de classes, e a que interpreta a história como uma luta natural entre raças” [41].

Huntington argumenta que civilização e raça são coisas diferentes e “povos da mesma raça podem estar profundamente divididos e povos de raças diferentes podem estar unidos pela civilização” [42]. A distinção não se dá por aspectos raciais (como formato da cabeça ou cor da pele), mas culturais (religião, estruturas sociais). Mas esta diferença é suficiente para que a tolerância não seja subjugada por tendências totalitárias?

O conde Arthur Gobineau escreve seu Essai sur l´inégalité para procurar a força singular que regeria as civilizações em sua ascensão e seu declínio [43]. Huntington quer fornecer “uma lenta significativa e útil através da qual se possa examinar os acontecimentos internacionais” [44].

Gobineau acreditava que a decadência da França no século XIX (e, por tabela, da civilização ocidental) era conseqüência da degenerência da raça, “e de que esta, ao conduzir ao declínio, é causada pela mistura de sangue” [45]. Huntington escreve que a decadência dos Estados Unidos (e conseqüentemente da civilização ocidental) virá se houver um repúdio do “Credo” e se os multiculturalistas “promoverem outras identidades e agrupamentos raciais, étnicos e de outras culturas subnacionais” [46].  

Ao alertar para os perigos da diversidade e clamar pela unidade em torno das raízes européias da cultura norte-americana, Huntington nos faz lembrar a doutrina racista alemã, usada como arma de unidade interna, “vindo a transformar-se, depois, em arma para a guerra entre as nações” [47]. Este é um resultado possível (se não provável) quando se esquece que “o parâmetro de tolerância da diversidade é certamente um dos pontos mais fortes e menos discutíveis, e nós julgamos madura a nossa sociedade porque sabemos tolerar a diversidade” [48].

Ao terminar O Choque das Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial, Huntington parece dar-se conta disso. Escreve que “o futuro da paz e o futuro da Civilização dependem da compreensão e da cooperação entre os líderes políticos, espirituais e intelectuais das principais civilizações do mundo” [49]. A esperança é que seja esta a mensagem e não a simplificação danosa da contraposição cultural que permaneça. Infelizmente, não podemos esquecer que “a política é conduzida e apresentada no estilo elitista das visões de inteligência: desinformação, informações falsas, exagero da força e da capacidade do inimigo (...) Tudo é exageradamente simplificado ou reduzido a uma preocupante incompreensibilidade. A mensagem é simples: não há alternativa” [50].

 
Quando o choque não explica o mundo

A tese do choque civilizacional exige que admitamos a priori que a defesa dos interesses norte-americanos em países estrangeiros é uma atitude que geralmente coincide com a divulgação de valores como a democracia liberal ou império das leis. Mas como é possível falar em reação a valores culturais quando se sabe que desde 1947 os EUA lançaram “(...) mais de 250 ataques militares contra outros países, sem provocação anterior”? [51] Quais valores culturais estão em jogo quando há o massacre de populações civis como estratégia de guerra?

O fundamentalismo islâmico

A lógica de Huntington não explica a guerra internacional contra o terrorismo iniciada como resposta aos ataques de 11 de setembro. Pela teoria do choque de civilizações, o Ocidente marcharia unido contra o Islã fundamentalista. Mas, após um ano depois dos atentados ao World Trade Center, a solidariedade européia aos EUA já era bem menor, “na medida em que as imagens das torres gêmeas desabando foram se apagando da memória coletiva”. Começa a se falar “muito menos dos EUA como vítimas e muito mais como agressores – em especial sobre George W. Bush” [52].

O choque de civilizações ignora que as diferenças entre o Ocidente e as nações islâmicas também refletem as visões de seus governos e elites. Dizer que “a revitalização das religiões não-ocidentais é a mais forte manifestação de antiocidentalismo (...), uma rejeição do ocidente e da cultura secular, relativista e degenerada, associada com o ocidente” [53], não parece suficiente para explicar porque jovens instruídos tornam-se terroristas suicidas. Para Friedman:

Esses incontíveis são jovens rapazes cheios de raiva, pois são educados com uma visão do islã como sendo a mais perfeita forma de monoteísmo, mas olham ao redor em seus países e vêem pobreza, ignorância e repressão generalizadas. E são humilhados por elas, humilhados pelo contraste com o Ocidente e pelo sentimento que isso lhes provoca, e essa humilhação – esta miséria de dignidade – direciona-os para a vingança suicida. A questão da dignidade é uma força poderosa nas relações humanas. [54]

O próprio Huntington, um ano após publicar O Choque das Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial, abandona sua visão cultural-religiosa para dizer que “a ascensão do fundamentalismo religioso é produto, em primeiro lugar, dos processos de modernização social e econômica que estão ocorrendo no mundo. Esse fator gerou movimentos fundamentalistas em praticamente todas as religiões mais importantes do mundo” [55]. Ele hoje refuta a interpretação da guerra contra o terrorismo como um conflito civilizacional. [56]

As causas do fundamentalismo radical islâmico são mais bem explicitadas quando olhamos para as disparidades profundas entre pobres e ricos dentro das sociedades, além das perversas iniqüidades do poder político nos regimes do oriente Médio [57]. Segundo Ali, “a ascensão da religião é explicada parcialmente pela falta de qualquer outra alternativa ao regime universal do neoliberalismo” [58]. 

O petróleo do Iraque

Árabes sunitas, incluindo Saddam Hussein e muitos iraquianos da oposição mantida pelos americanos, não somam mais do que 16% da população iraquiana; eles dominam o Iraque central assim como o sul de Bagdá. Os curdos étnicos, que também são mulçumanos sunitas, estão concentrados nas montanhas do norte. Mas cerca de dois terços dos iraquianos são mulçumanos xiitas, e eles habitam os bairros miseráveis de Bagdá assim como o sul do Iraque. Diferentemente dos curdos e outros na zona de exclusão aérea ao norte, que recebem uma grande parte das vendas de petróleo administradas pelo programa das Nações Unidas de petróleo por comida, os iraquianos na vasta zona sudoeste têm sofrido privações em uma década de sanções. Saddam Hussein, naturalmente, está inteiramente disposto a deixá-los sofrer. [59]

Imaginar civilizações em conflitos não ajuda a entender a estrutura social iraquiana. Quais valores estão em conflito: os ocidentais contra os islâmicos ou os sunitas contra os xiitas e contra os curdos? Qual conflito melhor explica o que acontece com a população iraquiana? Conflitos de valores também deveriam provocar reações anti-ocidentais nas ruas de Bagdá:

A primeira e mais chamativa experiência para os visitantes dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, os dois países que lideram a campanha para o Iraque permitir inspeções livres de armas ou enfrentar um ataque militar, é que os iraquianos permanecem extraordinariamente amistosos. (Há poucas exceções, principalmente entre autoridades do governo e oficiais do exército, os que se sentem mais ameaçados). [60] 

Além disso, por que não acreditar que xiitas, curdos sunitas estariam propensos a festejar da mesma maneira que os habitantes de Kandahar ou Cabul a queda de um regime sanguinário? A resposta fica mais clara se procuramos entender a guerra contra o Iraque não como um confronto com os valores ocidentais, mas como um jogo geopolítico e econômico.

Se os Estados Unidos tiverem acesso pleno às reservas iraquianas, isso pode significar o fim do domínio da Arábia Saudita no mercado internacional de petróleo e até mesmo o fim da OPEP [61]. É uma conta arriscada e de valores altíssimos: “a guerra deve mobilizar mais de 100 mil soldados e custará de US$ 100 bilhões a US$ 200 bilhões (...) Depois, será preciso manter 50 mil soldados no país, a um custo da ordem de US$ 18 bilhões por ano, talvez por décadas. Em troca [Bush] poderá deter também por décadas o controle da produção e do preço do petróleo no mundo” [62]. Deve-se incluir aí também os massivos investimentos que o Iraque precisará das indústrias ocidentais para reestruturar a sua produção petrolífera e a nova amizade de Bush com Putin, uma importante mudança na geopolítica energética [63]. Para completar, a diferença do tratamento dado à Coréia do Norte nos levar a duvidar que a única preocupação do governo norte-americano seja a questão das armas nucleares.

A Bósnia e outros conflitos

Temos então que o ataque terrorista de 11 de setembro não deve ser visto com as lentes do choque civilizacional – conseqüentemente, excluímos também a possibilidade deste modelo explicar a guerra no Afeganistão. E é igualmente complicado encaixar a guerra dos Estados Unidos contra o Iraque na categoria do conflito de civilizações. Ou seja, os dois maiores conflitos da última década (que mais receberam a atenção da mídia) não podem ser explicados pelo modelo de Huntignton.

Nos últimos 15 anos, apenas um outro conflito ocupou tanto a mídia e os intelectuais: a guerra da Bósnia. Aqui parece que a teoria funciona como um relógio, tanto que é citada por Huntignton para exemplificar como as diferenças culturais conduzem ao conflito. Afinal, católicos (ocidentais), ortodoxos (eslavos) e mulçumanos enfrentaram-se em um genocídio étnico medonho. Para Huntington, o “ponto crucial é que as potências estrangeiras que apoiaram os participantes nos combates o fizeram segundo critérios estritamente ligados à civilização, excetuando os EUA e seu interesse em promover uma Bósnia multiétnica, dominada pelos muçulmanos” [64]. Mas os únicos apoios que poderiam ser chamado de civilizacionais são o russo à Sérvia e o alemão à Croácia. França e Inglaterra apoiaram a Sérvia ortodoxa: é muita exceção para ignoramos outros interesses em jogo.

O quadro geopolítico mundial fica mais claro se pensarmos que “uma grande parte dos conflitos inter-culturais hoje são resultados de uma humilhação cultural” [65]. Assim, temos que motivos outros que não apenas os culturais ligam as engrenagens dos preconceitos e estes geram o ódio racial ou civilizacional. A diferença de valores culturais não é sempre um motivo forte o suficiente para deflagrar um conflito. O movimento indígena mexicano em Chiapas, um exemplo já clássico das lutas sociais na era da informação digital, não é uma luta contra valores ocidentais, mas contra um longo processo de marginalização. Tratar esta ou outras culturas como inferiores (como fez o primeiro ministro italiano em relação ao Islã) ou como perigosos para os nossos valores não servirá para explicar conflitos de nossos tempos – apenas acirrará este ódio.

Conclusão

Simplificar as questões geopolíticas focando as principais causas de conflito nas diferenças culturais das “sete ou oito” principais civilizações modernas não fornece a resposta esperada para entendermos a nossa complexa realidade, na qual as sociedades interagem globalmente através das redes informacionais.

O aspecto cultural continua importante, como sempre o foi. Talvez em uma época em que sociedades, nações e indivíduos buscam desesperadamente suas identidades, importe até mais do que em outros momentos da história humana. Mas isso não implica a sua centralidade e o desprezo aos aspectos econômicos, territoriais, humanos (nem sempre confessáveis) e ideológicos. Isso não apenas impede uma melhor compreensão como, como visto, pode nos trazer de volta fantasmas que imaginávamos extintos.

No início da década de 90 prometia-se um novo mundo de riquezas e prosperidade, uma humanidade finalmente unida em busca do desenvolvimento econômico e da prosperidade resultante dos avanços da ciência e da tecnologia. O modelo neoliberal, a “ideologia política de maior sucesso na história” [66],  é hoje muito contestado e o fundamentalismo religioso “parece estar forte e influente como fonte de identidade” [67]. Mas o resultado não é um choque civilizacional. Antes de falarmos em conflitos de valores, é preciso lembrar, como faz Eco, que “a guerra se transformou em algo tão complexo que não costuma mais chegar ao fim com uma situação de paz”. Além disso, “se, no passado, a guerra em outras partes garantia a paz no centro do império, hoje é exatamente ali que o inimigo golpeia mais facilmente” [68].

Neste mundo instável, é preciso ainda mais cautela ao falar em contraposições de valores, em estabelecer dicotomias simplistas. Para que o choque não seja o catalisador que foram as idéias de Gobineau para o racismo como ideologia imperialista e como arma política nazista.

Foi utilizando o racismo de forma ideológica que Hitler implantou a sua visão de Estado na Alemanha. Utilizando-se de um discurso anti-ocidental, a direita religiosa islâmica quer controlar as intuições políticas do mundo mulçumano. E ao atacar o multiculturalismo norte-americano, Huntington procura defender a cultura ocidental da miscigenação inter-civilizacional de modo a unir a população ocidental no “Credo” norte-americano.  Assim, o que temos não é um choque de civilizações, mas um choque de maldades.

Reduzir a complexidade do mundo a dicotomias simplificadoras é esquecer que “o reconhecimento do pluralismo cultural requer o desenvolvimento de uma democracia avançada”, que a “democracia é também um método para o diálogo e o consenso entre grupos com interesses diversos” [69]. Perder a capacidade de trabalhar com parâmetros diversos e contraditórios, “uma das coisas mais louváveis da cultura ocidental” [70], é deixar a porta aberta para a prática da violência totalitária.

A preocupação de Huntington [71] é com a decadência do Ocidente e com a manutenção do poder norte-americano em um mundo globalizado e informacional. O irônico é ele usar justamente os conceitos de democracia e liberdade como armas, sem se importar com as conseqüências que a disseminação de sua tese traz para a democracia e a liberdade. Assim, antes de absorverem automaticamente idéias como a do choque de civilizações, políticos e mídia deveriam entender os seu significado: no jogo imperialista e totalitário, não há vitória a longo prazo.

Notas

  1.  HUNTINGTON (1996), p. 12
  2. Ibid, p. 20
  3. Ibid, p. 12
  4. Ibid, p. 30
  5. Fukuyama, F. - The End of History, citado em HUNTINGTON (1996), p. 31
  6. NEGRI (2001), p.12
  7. Castells chama de espaço de fluxos a nova lógica espacial da sociedade em rede. Este novo espaço é caracterizado pelas redes de comunicação (e seus nós ou espaços físicos privilegiados, como Nova York, Londres e Tóquio e para a rede do sistema financeiro). As redes unem diferentes lugares, atribuindo a cada um deles "pesos e papéis diferentes em uma hierarquia de geração de riquezas, processamento da informação e poder (...) o espaço de fluxos é a organização material das práticas sociais de tempo compartilhado que funcionam por meio de fluxos”. CASTELLS (2001 A), p. 404, 436 e 439.
  8. Repete-se o conflito entre burguesia e Estado do final do século XIX, quando " ficou patente que o Estado-nação não se prestava como estrutura para maior crescimento da economia capitalista" e "(...) a luta latente entre o Estado e a burguesia se transformou em luta aberta pelo poder". (ARENDT, p. 154).
  9. Fridman, T. The Lexus and the Olive Tree: Understanding Globalization, citado em NYE (2002), p. 33
  10. NYE (2002), p. 34
  11. HUNTINGTON (1996), p. 97
  12. É interessante ressaltar que, para Huntington, “a segurança militar em todo o mundo depende cada vez mais não da distribuição mundial de poder e das ações de superpotências, mas sim da distribuição de poder dentro de cada região do mundo e das ações dos Estados-núcleo das civilizações” – HUNTINGTON (1996), p. 99 a 109. 
  13. HUNTINGTON (1996), p. 389
  14. Ibid, p. 397
  15. NYE (2002), p. 82. Mesmo que o soft power de Nye pretenda universalizar os valores norte-americanos, usando-os para controlar os organismos supranacionais  (contrapondo-se assim à idéia de isolá-los dentro de uma fronteira civilizacional), os dois autores convergem quanto a centralidade dos aspectos culturais na manutenção do poder político e econômico.
  16. Considerando que as civilizações são “as últimas modalidades de tribos humanas e o choque de civilizações é o conflito tribal em escala mundial”, Huntington considera que este choque assume duas formas: o conflito de linhas de fratura, no nível local, e os conflitos de Estados-núcleo, entre as principais nações de civilizações diferentes. HUNTINGTON (1996), p. 260
  17. WRITE (1996) No original: "Wars will tend to break out along civilizational "fault lines" and will tend to expand along the same lines. How should we respond to this tribalism? Tribally. The very "survival of the West" depends on Westerners "uniting to renew and preserve" their civilization "against challenges from non-Western societies."
  18. CBS (2001)
  19. HUNTINGTON (1996), p. 48
  20. Ibid , p. 54
  21. SAID (2001)
  22. ALI (2002), p. 380
  23. Shireen T. Hunter, John Esposito e Graham E. Fuller. Os trabalhos citados destes autores são, respectivamente: The Future os Islam and the West: Clash os Civilizations or Peaceful Coexistence?, Political Islam: Revolution, radicalism or Reform? e The Future of Political Islam. NORRIS (2002)
  24. NORRIS (2002). No original:  "Observes stress the manifold differences within the Islamic world due to historical traditions and colonia legacies, ethinic clevages, levels of economic development, and the role and power of religious fundamentalists in different stats, claiming that it makes little sense to lump together people living in Jakarta, Riyadh and Istanbul. Along similar lines, the idea that we can recognize a single culture as "Western Cristianity" is to over-simplify major croos-national differences, even among affluent postindustrial societies as superficialy similar as the United States, Italy, and Sweden, for exemple the contrasts between Chatolic Mediterranean Europe and Protestant Scandinavia, as well as among social sector and religious denominations within each country"
  25. HUNTINGTON (1996), p. 30
  26. Ibid , p. 28
  27. SAID (2001)
  28. Estariam nessa categoria, por exemplo, o Egito com a civilização islâmica e a Itália com a ocidental.
  29. Huntington cita os EUA e um “núcleo franco-germânico” com a civilização ocidental e a Rússia com a ortodoxa. Segundo ele, as civilizações islâmicas, latino-americana e africanas têm vários candidatos a Estados-núcleos, mas ainda carecem de um.
  30. Etiópia, Haiti e Japão, sendo este último um caso curioso de Estado-núcleo e único da civilização japonesa.
  31. O esfacelamento da Iugoslávia e da União Soviética em novas entidades é o grande exemplo para o efeito divisório das linhas de fratura civilizacional.
  32. Turquia, Austrália e Rússia. Os exemplos das notas 33 a 37 estão em HUNTINGTON (1996), p. 166 a 170.
  33. HUNTINGTON (1996), p. 230
  34. VIDAL (2002). No original: "So, the government should get through its head that it is hated not only by foreigners whose countries we have wrecked, but also by Americans whose lives have been wrecked. The whole Patriot movement in the U.S. was based on folks run off their family farms. Or had their parents or grandparents run off. We have millions of disaffected American citizens who do not like the way the place is run and see no place in it where they can prospe".
  35. NORRIS (2002). No original: "Western and Islamic societies generally agreed on three of the four indicators of political values". As dimensões comparadas são: suporte aos ideais democráticos; suporte à prática democrática; desaprovação de líderes religiosos; e desaprovação de fortes lideranças. A única discordância política entre as populações mulçumanas e ocidentais foi no item sobre líderes religiosos.
  36. LEWIS (2002). No original: "Solo due sono le civiltà che possono dirsi universali, e sono la civiltà cristiana e quella islamica. Le quali si somigliano perché non si fondano su un'etnia ma su una religione, e perché rivendicano un'universalità e un'esclusività. Lo scontro tra la civiltà cristiana e la civiltà islamica non nasce dalle loro differenze, ma dalle loro somiglianze. Quando si hanno due religioni teologicamente simili, storicamente consecutive e geograficamente adiacenti che rivendicano le stesse cose, il conflitto è inevitabile."
  37. ECO (2001). No original: "Tutte le guerre di religione che hanno insanguinato il mondo per secoli sono nate da adesioni passionali a contrapposizioni semplicistiche, come Noi e gli Altri, buoni e cattivi, bianchi e neri".  
  38. SAID (2001)
  39. BOBBIO (1983). O significado forte de ideologia é originário da definição marxista de ideologia, “entendida como falsa consciência das relações de domínio entre as classes”.
  40. ARENDT (2000), p. 189
  41. ARENDT (2000), p. 189
  42. HUNTINGTON (1996), p. 47
  43. ARENDT (2000), p. 203
  44. HUNTINGTON (1996), p. 12
  45. ARENDT (2000), p. 203
  46. HUNTINGTON (1996), p. 389
  47. ARENDT, p. 197
  48. ECO (2001). No original:  "Il parametro della tolleranza della diversità è certamente uno dei più forti e dei meno discutibili, e noi giudichiamo matura la nostra cultura perché sa tollerare la diversità, e barbari quegli stessi appartenenti alla nostra cultura che non la tollerano."
  49. HUNTINGTON (1996), p. 410
  50. ALI, p. 387
  51. VIDAL (2001). No original: "The number of military strikes we have made unprovoked, against other countries, since 1947-48 is more than 250. These are major strikes everywhere from Panama to Iran. And it isn't even a complete list. It doesn't include places like Chile, as that was a CIA operation. I was only listing military attacks."
  52. REUTERS (2002)
  53. HUNTINGTON (1996), p. 124
  54. FRIEDMAN (2002). No original: "These undeterrables are young men who are full of rage, because they are raised with a view of Islam as the most perfect form of monotheism, but they look around their home countries and see widespread poverty, ignorance and repression. And they are humiliated by it, humiliated by the contrast with the West and how it makes them feel, and it is this humiliation - this poverty of dignity - that drives them to suicidal revenge. The quest for dignity is a powerful force in human relations"
  55. HUNTINGTON (1997)
  56. ALI, p. 390
  57. NORRIS (2002). No original: "As well as challenging the basic premises of the "clash of civilization" thesis, alternative explanations of radical islamic fundamentalism suggest that the underlying root causes lie in deep disparities between rich and poor within societies, buttressed by the pervasive inequalities in political power in Middle Eastern regimes".
  58. ALI, p. 432
  59. New York Times, 3 de outubro de 2002. No original: "Sunni Arabs, including Saddam Hussein and most Iraqis in the American-backed opposition, account for no more than 16 percent of the Iraqi population; they dominate central Iraq as far south as Baghdad. Ethnic Kurds, who are also Sunni Muslims, make up about 20 percent of Iraq's population and are concentrated in the mountainous north. But nearly two-thirds of Iraqis are Shiite Muslims, and they populate the slums of Baghdad as well as the south of Iraq. Unlike Kurds and others in the northern no-flight zone, who have received a proportionate share of Iraqi revenues under the United Nations-administered oil-for-food program, Iraqis in the vast southern zone have suffered greatly from a decade of sanctions. Saddam Hussein, of course, is entirely willing to let them suffer."
  60. New York Times, 15 de outubro de 2002. No original: "The first and most striking experience for visitors from the United States and Britain, the two nations that have led the campaign for Iraq to open up to unfettered weapons inspections or face military attack, is that Iraqis remain extraordinarily friendly. There are a few exceptions, mostly among senior government and army officials, who feel most threatened".
  61. Economist (2002)
  62. COSTA (2002)
  63. Economist (2002)
  64. HUNTINGTON (1997)
  65. MARTI
  66. ANDERSON (2002)
  67. CASTELLS (2001 B), p. 30
  68. ECO (2003)
  69. MARTI. No original: "The recognition of cultural pluralism requires the development of uma advanced democracy (...) democracy is also a method for dialogue and consensus between groups with different interests."
  70. ECO (2001). No original: "Ora, uma delle cose lodevoli delle culture occidentali (libere e pluralistiche, e questi sono i valori che noi riteniamo irrinunciabili) è che si sono accorte da gran tempo che la stessa persona può essere portata a manovrare parametri diversi, e mutuamente contraddittori, su questioni differenti".
  71. Assim como a de Nye.

Bibliografia

ALI, Tariq. Confronto de Fundamentalismos – Cruzadas, Jihads e Modernidade, Record, 2002.

ANDERSON, Perry. Lições da Era Neoliberal, artigo publicado na revista Carta Capital, 30 de outubro de 2002.

ARENDT, Hanna. Origens do Totalitarismo – Anto-Semitismo, Imperialismo, Totalitarismo, Companhia da Letras, 2000.

BOBBIO, Norberto, MATTEUCCI, Nicola, PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política, Editora UnB/Imprensa Oficial, 2000.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede – 1º volume de A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Paz e Terra, 2001.

________ . O Poder da Identidade – 2º volume de A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Paz e Terra, 2001.

CBS. Worlds Collide, 9 de outubro de 2002, disponível em www.cbsnews.com/stories/2001/10/09/politics/main314076.shtml.

COSTA, Antonio Luiz Monteiro Coelho da. Delenda Saddam, artigo publicado na revista Carta Capital em 02 de Outubro de 2002, disponível em http://cartacapital.terra.com.br/site/capa_secoes.php?id_secao=11.

ECO, Umberto. Le guerre sante passione e ragione, artigo publicado no jornal La Repubblica em 5 de outubro de 2001, Texto disponível na íntegra em www.repubblica.it/online/mondo/idee/eco/eco.html.

Economist. Iraq´s Oil – Don´t mention the O-word, 12 de setembro de 2002.

FRIEDMAN, Thomas L. Iraq, Upside Down, artigo publicado no jornal The New York Times em 18 de setembro de 2002, disponível em www.nytimes.com/2002/09/18/opinion/18FRIE.html.

HUNTINGTON, Samuel P. O Choque de Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial, Objetiva, 1996.

_______. Autor liga cultura a alianças mundiais, entrevista a Hector Feliciano e Dijana Suric, do World Media, publicada no jornal Folha de S. Paulo em 23 de fevereiro de 1997.

LEWIS, Bernard. La rabbia dell'Islam risale a tre secoli fa, entrevista concedida a Livia Manera e publicada no jornal Corriere della Sera em 01 de setembro de 2002, disponível em www.speciali/11settembre2002/oggi/approfondimenti/manera0109.shtml.

MARTI, Felix. Clash of Civilizations or Intercultural Dialogue?, disponível em www.globaleduc.org/clashof.htm.

NEGRI, Antonio, e HARDT, Michael. Império, Record, 2001.

NORRIS, Pippa, e INGLEHART, Ronald. Islam & the West: Testing the “Clash of Civilizations” Thesis, Havard University and the University of Michigan, 2002.

NYE JR., Joseph S. O Paradoxo do Poder Americano, Unesp, 2002.

Reuters. Um ano depois, solidariedade européia pelos EUA diminui, disponível em www.portalexame.abril.uol.com.br/pgMain.jhtml?ch=ch03&sc=sc0301&pg=pgart_0301_110902_36563.html

SAID, Edward. O Choque de Ignorâncias, jornal Folha de S. Paulo, 17 de outubro de 2001.

The New York Times. Iraq's Forgotten Majority, 3 de outubro de 2002, disponível em www.nytimes.com/2002/10/03/opinion/03SMYT.html?todaysheadlines.

_____. Iraqis Cheer for Their President, but Real Mood Is Hard to Read, 15 de outubro de 2002, disponível em www.nytimes.com/2002/10/15/international/middleeast/15BAGH.html

VIDAL, Gore. The Last Defender of the American Republic?, entrevista a Marc Cooper, publicada no L.A. Weekly - 5 a 11 de julho de 2002, disponível em www.laweekly.com/ink/02/33/features-cooper.php.

WRIGHT, Robert. Highbrow Tribalism, revista eletrônica Slate em 02 de novembro de 1996, disponível em http://slate.msn.com/?id=2011 

Document Actions
Carlos Sandano é jornalista profissional desde 1992, com passagens pela Folha de S. Paulo, Editora Abril , Gazeta Mercantil, TV Senac e Rádio Bandeirantes, entres outros. É pós-graduado em Teorias e Técnicas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e especialista em Docência On-Line pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Mídias Digitais, no Centro de Educação Tecnológica Interamericano e mestrando no Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo. É diretor de conteúdo da Pluricom Comunicação Integrada.

Contato: [email protected]
</P
O Fórum Pluricom é um espaço aberto, onde a pluralidade de idéias é um de seus componentes fundamentais. As opiniões aqui expressas são de total responsabilidade de seus autores, não recebendo por parte da Pluricom nenhuma edição ou acréscimo.

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom