Personal tools
You are here: Home Notícias Obra mais irreverente do mestre do realismo lusitano ganha nova edição

Notícias

Obra mais irreverente do mestre do realismo lusitano ganha nova edição

Aug 11, 2020

'A relíquia' de Eça de Queirós é um dos cinco títulos que marcam a estreia da Editora Unesp na literatura, juntamente com outros clássicos como Machado de Assis, Edgar Alan Poe, Lima Barreto e Maupassant

Considerado o maior expoente do realismo português e reconhecido pela crítica literária como um dos grandes romancistas de sua geração, Eça de Queirós (1845-1900) nasceu na pequena cidade balnear Póvoa de Varzim, na região norte de Portugal, e cursou Direito na Universidade de Coimbra. Após a graduação, exerceu a advocacia em Lisboa até tornar-se editor de um jornal da província de Évora. Embora dedicasse seus artigos aos costumes tradicionais, a banalidade da vida provinciana logo o aborreceu. Em busca de novas experiências, o escritor partiu em viagem pelo Egito e pela Palestina, percurso que possivelmente tenha deixado ecos em ao menos dois de seus trabalhos: as anotações dessa jornada são aproveitadas em seu livro de estreia, O mistério da estrada de Sintra, lançado em 1870, e reavivadas em A relíquia, que ganha agora nova edição pela Editora Unesp, com a inédita Coleção Clássicos da Literatura Unesp.

Aventurando-se por uma literatura que fugia à rigidez da estética realista, Eça de Queirós publica O mandarim (1880), que inaugura o caráter fantasista e cômico da sua obra. Mas é em A relíquia que o autor, retomando suas experiências como viajante no Oriente Médio, explora com notável habilidade os recursos da fantasia para discutir dilemas morais objetivos, deixando claro a manifestação dessa tarefa no subtítulo escolhido: Sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia. O livro foi publicado em capítulos em 1887 pela Gazeta das Notícias, periódico que circulava no Rio de Janeiro, e ganhou edição em volume único no mesmo ano. Considerado um dos textos mais irreverentes do mestre do realismo lusitano, o livro recorre ao humor e à fantasia para traçar uma crítica à religião católica e aos tipos picarescos de Portugal.

Eça de Queirós

Em A relíquia, o jovem bacharel e órfão Teodorico Raposo vive às expensas da tia beata e avarenta, esperando um dia herdar-lhe a fortuna. Dissimulando devoção religiosa, mas sem abrir mão de prazeres mundanos, Raposão (como o chamavam os mais íntimos) atende ao pedido de Titi e parte em peregrinação pela Terra Santa em busca de uma relíquia sagrada. Acompanhado por Topsius, um arqueólogo alemão, Teodorico percorre o Oriente Próximo em incontáveis peripécias. A mais enigmática e fantasista delas se passa em Jerusalém, onde testemunha o exotismo da Páscoa cristã.

Pela investigação do provincianismo sufocante, do fervor religioso e das negociações afetivas e morais, Eça de Queirós situa-se na melhor tradição inaugurada em 1857 por Madame Bovary, de Flaubert. No entanto, as características que tornam A relíquia uma obra especial no exame dos detalhes pitorescos da paisagem humana são seu estilo, que combina ironia com descrição lírica e, sobretudo, sua capacidade única de nos fazer rir e questionar.

Em cuidadosa edição cotejada com outras versões e apurado projeto gráfico, o livro traz uma apresentação sobre o autor e o contexto da obra, como um convite para o deleite da leitura.   

Sobre a coleção - Clássicos da Literatura Unesp constitui uma porta de entrada para o cânon da literatura universal. Não se pretende disponibilizar edições críticas, mas simplesmente volumes que permitam a leitura prazerosa de clássicos. A seleção de títulos é conscientemente multifacetada e não sistemática, permitindo o livre passeio do leitor. Já estão publicados outros quatro títulos: Contos, de Guy de Maupassant, Histórias extraordinárias, de Edgar Allan Poe, Quincas Borbade Machado de Asssis, e Triste fim de Policarpo Quaresmade Lima Barreto.

Título: A relíquia: sobre a nudez forte da verdade, o manto diáfano da fantasia
Autor: Eça de Queirós
Número de páginas: 256  
Formato: 13,4 x 20,2 cm
Preço: R$ 50,00
ISBN: 978-85-393-0832-3

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Mayara Lima | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
[email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom