Personal tools
You are here: Home Notícias

Notícias

by admin last modified Mar 02, 2021 02:10 PM
A luta pela terra em Goiás, anos antes do Golpe Militar

A luta pela terra em Goiás, anos antes do Golpe Militar

by pluricom — Aug 28, 2007 09:00 PM

Nos anos que antecederam o Golpe de 1964, a região de Formoso e Trombas, no estado de Goiás, foi cenário de confrontos armados entre posseiros e soldados do Exército. O livro Aconteceu longe demais, lançado pela Editora Unesp, nos remete a um dos mais significativos episódios da luta pela terra no Brasil, travados pelo movimento conhecido como República de Formoso e Trombas. Paulo Ribeiro da Cunha resgata o período de 1950 a 1964 para reconstruir a história de militantes que sonhavam uma sociedade mais justa, fraterna e socialista no Brasil.

Read More…

Práticas para edição de dicionários escolares

Práticas para edição de dicionários escolares

by pluricom — Aug 27, 2007 09:00 PM

A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da Unesp, promove de 11 a 13 de setembro o curso Práticas para edição de dicionários escolares. Os objetivos são: apresentar procedimentos para edição de texto dos dicionários monolíngües usados no ensino fundamental e médio; abordar os últimos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), quanto às características de projeto lexicográfico; e expor recursos para desenvolvimento ou adaptação de obras.

Read More…

Dante Moreira Leite usa a Literatura para apresentar conceitos sobre as relações interpessoais

Dante Moreira Leite usa a Literatura para apresentar conceitos sobre as relações interpessoais

by pluricom — Aug 26, 2007 09:00 PM

Pioneiro da Psicologia Social no Brasil, Dante Moreira Leite também é uma grande referência para pesquisadores das áreas da Educação, Literatura e História da Cultura brasileira. E é justamente no encontro de duas destas áreas, da Psicologia com a Literatura, que surgiu sua obra clássica, justamente intitulada Psicologia e Literatura, e muitos textos que aprofundavam este estudo e que foram reunidos em O amor romântico e outros temas, cuja terceira edição, revista e ampliada, é lançada agora pela Editora Unesp. Os artigos e ensaios de O amor romântico e outros temas tanto utilizam os recursos da psicologia para examinar obras literárias quanto recorrem às obras literárias para apresentar aspectos da psicologia das relações interpessoais. Nesta terceira edição, 11 novos textos são incorporados, sendo dois deles inéditos e nove que estavam dispersos.

Read More…

Editora Unesp inaugura livraria na Praça da Sé no dia 30

Editora Unesp inaugura livraria na Praça da Sé no dia 30

by pluricom — Aug 23, 2007 09:00 PM

A Editora Unesp inaugura na próxima quinta-feira, dia 30, a Livraria Unesp na Praça da Sé. O evento contará com a presença da comunidade acadêmica e convidados. A partir de 31 de agosto (sexta-feira), a livraria estará aberta ao público.<br> <br>Além dos livros da Editora Unesp, que possui um catálogo com cerca de mil títulos, terá uma enorme variedade de publicações universitárias e de interesse geral.

Read More…

Logística e transporte em meio à globalização

Logística e transporte em meio à globalização

by pluricom — Aug 22, 2007 09:00 PM

A logística de transporte é um fator cada vez mais relevante para o aumento dos PIB nacionais. O livro Logística e transporte no processo de globalização, lançamento da Editora Unesp e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI), reúne pesquisas que contribuem para a discussão desse que torna-se um dos aspectos fundamentais para desatar os nós do crescimento sustentado da economia brasileira. A obra explica as mudanças no processo produtivo decorrentes da globalização dos mercados e a abertura dos grandes países da periferia a produtos e capitais internacionais, a partir dos anos 1980. As corporações transnacionais ampliaram seus mercados e sua produção de modo a operar com as maiores escalas e aos menores custos.

Read More…

3 de setembro: Dia do Biólogo

3 de setembro: Dia do Biólogo

by pluricom — Sep 01, 2016 04:16 PM

<P>Em 3 de setembro, comemora-se o Dia do Biólogo. Data oportuna para resgatar a bibliografia relacionada à Biologia. A Editora Unesp, por exemplo, possui livros que tratam da teoria evolutiva, do Projeto Genoma Humano, da biologia celular, da neurobiologia e também sobre a questão da ética relacionada à engenharia genética e à biotecnologia.</P> <P>A teoria evolutiva exerce um papel central na Biologia, pois oferece a explicação científica mais difundida sobre a origem e o desenvolvimento da vida em nosso planeta.

Read More…

Novos cursos na Universidade do Livro em setembro

Novos cursos na Universidade do Livro em setembro

by pluricom — Aug 20, 2007 09:00 PM

<P>A Universidade do Livro divulga sua programação do mês de setembro. São três cursos destinados aos profissionais e futuros profissionais das áreas cultural e editorial, interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos ou ingressar no mercado de trabalho.

Read More…

Uma declaração de amor à Química

Uma declaração de amor à Química

by pluricom — Aug 19, 2007 09:00 PM

Com um Prêmio Nobel no currículo (ganho em 1981) e uma vocação para a poesia materializada em alguns livros, Roald Hoffman decidiu empreender a tarefa de mostrar as belezas da Química aos “não iniciados” e defender eloqüentemente uma ciência situada entre o infinitesimal e o monumental. O resultado foi o livro O Mesmo e o Não-mesmo, que é lançado agora em português pela Editora Unesp. Este trabalho de Hoffman é freqüentemente comparado ao que Stephen Hawking fez em relação à cosmologia, tornando acessíveis concepções científicas que antes estavam envoltas por uma aura de inviolabilidade.

Read More…

Os índios Guarani do litoral brasileiro

Os índios Guarani do litoral brasileiro

by pluricom — Aug 15, 2007 09:00 PM

Os Guarani são indígenas das terras baixas da América do Sul – Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai – que têm uma intrigante presença até os dias de hoje. O livro O caminhar sob a luz, lançado pela Editora Unesp, enfoca os Mbya, um dos três subgrupos Guarani que vivem no Brasil (Mbya, Nhandéva e Kaiova). A autora Maria Inês Ladeira apresenta aqui seus estudos, que tiveram início em 1979, relativos à migração e à cosmovisão que estrutura o imaginário e a filosofia de vida desses índios.

Read More…

Document Actions

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom