Personal tools
You are here: Home Clientes ABC e APCF Notícias 2015 05 Diferenças de atuação entre a polícia e a perícia

Clientes

Diferenças de atuação entre a polícia e a perícia

May 26, 2015

O trabalho das duas instituições é igualmente importante, mas cada uma tem seus próprios procedimentos, características e metodologias.

Investigação policial Perícia criminal (investigação técnica)
Focada na prova circunstancial, recolhida por meio de depoimentos de vítimas, testemunhas e suspeitos. Focada na prova material, advinda da análise de vestígios recolhidos nos locais de crime e objetos relacionados. Utiliza exames científicos para analisar DNA, assinaturas, resíduos químicos, impressões digitais, armas de fogo, registros em computadores, marcas de solado etc.
Adota uma tese ou linha investigativa. Normalmente segue um ou mais suspeitos e parte para produzir provas que corroborem tal linha investigativa. Executa exames científicos que podem confirmar ou derrubar linhas investigativas.
Conduz o inquérito policial, processo inquisitório em que o contraditório e a ampla defesa não precisam ser respeitados. Produz o laudo pericial, que reúne todos os exames do caso. Permanece até a finalização do julgamento, sob o direito da ampla defesa e do contraditório.
A Polícia sofre uma pressão, da sociedade, para “resolver” o crime, o que significa que alguém deve ser acusado. Tem a missão de materializar o delito e apontar a autoria com base em exames científicos. Seus exames podem inocentar ou confirmar a culpa do acusado.
Junto com a Polícia Militar, fecha o ciclo policial da segurança pública. Seu trabalho se encerra com a finalização do inquérito policial, enviado ao Ministério Público. Fica à disposição para realizar novos exames e responder questionamentos do Ministério Público, do Judiciário, da Defensoria Pública e da defesa do acusado, para poder garantir que todos os direitos de ampla defesa dos suspeitos foram respeitados.
Recruta profissionais com perfil operacional. Recruta profissionais com perfil científico.

 

Clique aqui para compreender a reivindicação das entidades que congregam os peritos criminais de todo o país e aqui para entender quais são as suas atividades.
 

 Mais informações sobre as entidades dos peritos criminais estão disponíveis nos respectivos sites:
Associação Brasileira de Criminalística (ABC): www.rbc.org.br 
Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF): www.apcf.org.br

Document Actions

Mais informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Luciene Balbino | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom