Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2021 09 Noam Chomsky desenvolve abordagem minimalista da teoria linguística

Clientes

Noam Chomsky desenvolve abordagem minimalista da teoria linguística

Sep 13, 2021

Em uma de suas obras mais importantes, autor apresenta minimalismo como um programa, e não como uma teoria, oferecendo valiosa contribuição para a tradição gerativista em linguística

Surgido naturalmente a partir do sucesso da abordagem de Princípios e Parâmetros, o Programa Minimalista ocupa lugar especial na história da linguística gerativa. Desde as suas primeiras versões, no início dos anos 1990, esse trabalho definiu-se claramente como um “programa” cujo objetivo era pôr em perspectiva a natureza da Faculdade da Linguagem, e não como uma teoria, que fornece a estrutura conceitual para orientar o desenvolvimento da teoria linguística. Desta forma, chega ao Brasil o livro O Programa Minimalista, do linguista Noam Chomsky, pela Editora Unesp. Ao longo de quatro ensaios, o autor procura situar a teoria linguística no amplo espectro das ciências cognitivas, formulando e desenvolvendo progressivamente a abordagem minimalista.

“Este texto organiza-se em duas seções”, explica o responsável pela tradução e apresentação Eduardo Paiva Raposo. “Na primeira, apresentam-se algumas das linhas mestras do modelo de Princípios e Parâmetros (doravante P&P), fazendo sobressair os aspectos da sua arquitetura geral que mais diretamente estão na base das preocupações minimalistas. Na seção 2, destaca-se a direção nova que o Programa Minimalista traz à investigação linguística dentro do modelo P&P, nomeadamente aquilo que é consequência de uma perspectiva interessante sobre o modo como a linguagem se insere na mente humana, em interação com outros sistemas cognitivos e de performance. Discutem-se também de modo breve noções do PM que, pela sua novidade, importância e/ ou dificuldade conceitual, merecem atenção especial.”

Nessa toada, Chomsky procura responder a duas questões inter-relacionadas: (1) que condições gerais esperamos que a faculdade da linguagem humana satisfaça? (2) até que ponto é que a faculdade da linguagem é determinada por estas condições, sem qualquer outra estrutura adicional além delas? As respostas, invariavelmente, para ele, passam pelo Programa Minimalista, cuja abordagem sugere a existência de um conjunto fixo de princípios validos para todas as línguas. E o objetivo deste programa é saber o quanto dos princípios e parâmetros desse modelo podem ser tomados como resultado do projeto computacionalmente eficiente da Faculdade de Linguagem.

“Cremos que o leitor brasileiro muito se beneficiará com esta edição conduzida por um tradutor-linguista já pioneiro – devemos lembrar que Raposo também traduziu para o português, na década de 1970, o Aspectos da teoria da sintaxe, livro de Chomsky publicado em 1965, que inaugura a chamada ‘Teoria Padrão’ da linguística gerativa”, anotam no prefácio os pesquisadores Eduardo Kenedy e Gabriel de Ávila Othero. “Esta edição chega ao Brasil em boa hora: os estudos gerativistas encontraram solo fértil neste país. Por isso, cremos fortemente que a circulação desta edição do Programa Minimalista poderá́ auxiliar estudantes, professores e pesquisadores brasileiros atentos à busca das adequações descritiva, explicativa e evolucionária tão caras ao PM.”

Sobre o autor – Noam Chomsky, professor aposentado do Departamento de Linguística e Filosofia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), é também um pensador profícuo. Sua contribuição para a Linguística e a Filosofia, bem como sua postura crítica e ativa diante dos mais relevantes acontecimentos políticos de sua época, o situam entre os principais nomes das ciências humanas na atualidade. Dele, a Editora Unesp publicou Novos horizontes no estudo da linguagem da mente (2005), Linguagem e mente (3a edição, 2009), A ciência da linguagem (2014) e Porque apenas nós? Linguagem e evolução (2017), em coautoria com Robert C. Berwick.

TítuloO Programa Minimalista
Autor: Noam Chomsky
Tradução, apresentação e notas: Eduardo Paiva Raposo
Prefácio à edição brasileira: Eduardo Kenedy e Gabriel de Ávila Othero  
Número de páginas: 600
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 128,00
ISBN: 978-65-5711-069-0

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

 
Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Diego Moura | [email protected] 

Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom