Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 03

03

by Katia Saisi last modified Feb 13, 2012 03:25 PM
Tradução de célebres textos de Clérambault evidencia o estudo  e a paixão do psiquiatra pelos tecidos

Tradução de célebres textos de Clérambault evidencia o estudo e a paixão do psiquiatra pelos tecidos

by Katia Saisi — Mar 06, 2012 07:35 PM

Expressão usada pelo psiquiatra Gatian de Clérambault (1872-1934) ao se referir ao ruído obtido ao amassar o pano com as mãos, ‘O grito da seda’, lançamento da Autêntica Editora, reúne dois famosos textos do autor, de 1908 e 1910, ambos nomeados ‘Paixão erótica dos tecidos na mulher’, em que o psiquiatra relata casos de pacientes diagnosticadas como “fetichista dos tecidos”. Acometidas desta patologia, essas mulheres eram presas por roubarem peças de pano, especialmente veludo e seda, para satisfazerem seus desejos. Os textos traduzidos por Tomaz Tadeu são complementados por dois ensaios do estudioso espanhol José María Álvarez que contextualiza a atuação e o método utilizado pelo médico e pelo artigo de Danielle Arnoux, sobre a contribuição dada por Clérambault ao estudo das roupas drapeadas.

Read More…

Nota oficial da Editora Nemo sobre a morte de Moebius

Nota oficial da Editora Nemo sobre a morte de Moebius

by Katia Saisi — Mar 10, 2012 09:21 PM

Neste sábado (10/03/12), fomos todos surpreendidos pela triste notícia da morte de Moebius, pseudônimo de Jean Giraud, artista francês consagrado por seus trabalhos no mundo dos quadrinhos.

Read More…

Pesquisas evidenciam papel da biblioteca escolar como espaço de aprendizagem

Pesquisas evidenciam papel da biblioteca escolar como espaço de aprendizagem

by Katia Saisi — Mar 19, 2012 05:23 PM

Pesquisas recentes relacionadas à educação mostram que bibliotecas escolares de diversos países têm hoje um papel que vai muito além de um espaço de promoção de leitura. Elas são, principalmente, espaços de aprendizagem. Mas tal espaço deve ser adequado a esse propósito e os bibliotecários precisam realizar ações mais efetivas na orientação dos estudantes, assim como na implementação e no aperfeiçoamento de práticas escolares dentro das bibliotecas. Para subsidiar bibliotecários e educadores nessa tarefa, Bernadete Campello compila em 'Biblioteca escolar - Conhecimentos que sustentam a prática', lançamento da Autêntica Editora, inúmeras pesquisas desenvolvidas em várias universidades, que evidenciam como a biblioteca escolar pode fazer diferença na escola.

Read More…

Document Actions

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom