Clientes
Colégio Estadual Tobias Barreto - Aracaju (SE)
Oct 07, 2008
Contextualização
Tornar a escola um local de prazer e de convivência harmoniosa entre seus indivíduos, sejam eles alunos ou professores, tem sido uma tarefa árdua, porque em substituição a este pensamento há quase sempre uma realidade escolar onde o prazer é encontrado externo aos seus muros.
Diante disso, nas Lans Houses, Shoppings ou simplesmente nas Ruas há sempre a possibilidade de ampliação dos níveis de bem-estar, mesmo porque nos lugares citados o “alunado” encontra mais espaço para expressar-se.
A escola, assim como a vida, deve ser prazerosa, deve permitir a quem está dentro dela SER FELIZ!
Todavia a mudança da escola que temos para a escola que queremos não acontecerá instantaneamente, ela acontecerá por meio de um processo, este alicerçado em novas posturas diante do mundo e das coisas. Dentro desse mesmo processo deverá ser permitida a mudança de paradigmas. A escola unicamente conteudista devera abrir espaço para que o aluno se expresse, e que essa expressão não venha simplesmente pela palavra articulada ou escrita, mas também por atividades que contribuam para a expressão corporal, através de jogos e outras atividades físicas.
O conceito dos tradicionais jogos competitivos, onde o “melhor” torna-se vencedor, deverá cair por terra, abrindo espaço para os jogos cooperativos, onde vence quem troca experiência e sai vencendo com a outra parte.
Brincando Somos Felizes
Tendo em vista e idéia de Froebel para ser o eixo filosófico que conduz projeto JOGOS COOPERATIVOS DO POR DO SOL, elaboramos o mesmo com o intuito de trazer para o Colégio Estadual Tobias Barreto um momento de reflexão sobre o ser humano, o mundo e o ser humano no mundo, ao mesmo tempo um que mantivemos a idéia principal de um Projeto maior o “JOGA LÁ”, uma iniciativa da OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, em parceria com o MEC, que “objetiva auxiliar os docentes do sistema publico educacional em sua função de transmissão e interiorização dos valores de cidadania e crescimento pessoal através do esporte”.
Para não perder o eixo principal do projeto, foram escolhidos 12 jogos cooperativos, aplicados três a cada fim de tarde em diferentes turmas. além das atividades ao final de cada dia.
Equipe premiada
- Carlos André Araujo Menezes (professor)
- Ruam Douglas Santana Granja (aluno)
- Ingrid Nascimento Pereira (aluna)
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho do grupo, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM conta com um catálogo de livros didáticos e de literatura infantil e juvenil amplo e diversificado elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto educacional que inclui estímulo à formação continuada de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos sócio-culturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária.
Assessoria de Imprensa do Grupo SM:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br