Fórum
Notas sobre o Jornalismo: a pauta ferida de morte?
Discute o quanto a pauta dos veículos está comprometida com o “pensamento único” e circunscrita pela tomada de posição das agências internacionais de notícias, ao mesmo tempo em que, aqui e
O sagrado e o profano: do rito religioso ao espetáculo midiático
Na sociedade contemporânea, o modo de ser religioso está saindo da esfera protegida da instituição religiosa e da tradição, e se deslocando para a mídia, nova instância organizadora das relaç
Althusser e a questão da atualidade da hegemonia
A análise do pensamento hegemônico nas sociedades contemporâneas requer a compreensão da utilização cada vez mais estratégica dos meios de comunicação e outros instrumentos da indústria cult
Mediação e crise do paradigma do jornalismo
É possível uma prática jornalística polifônica e polissêmica? É o que propõe Carlos Sandano, ao enfatizar a importância do papel do mediador para construção de pontes entre diferentes reali
A supremacia do mercado na política e os movimentos sociais na América Latina: questões midiátic
A partir de um resgate conceitual sobre modernidade e pós-modernidade, discute-se a relação entre movimentos sociais emergentes e os meios de comunicação na sociedade contemporânea.
Possibilidades expressivas do documentário
As reflexões aqui propostas buscam pensar o documentário como estrutura aberta a renovadas abordagens.
O som como um organismo vital
Na era da imagem, o som não era. Ele é, e sempre será, um importante articulador de sentidos e informações.
O livro e a produção acadêmica
A idéia de conhecimento como bem privado foi dominante em várias épocas e culturas. Não é por acaso que, em paralelo com o florescimento do espírito científico renascentista e pós-renascentist
PRODUTOS DO BEM<br> Uma reflexão crítica da espetacularização das questões sociais
Em instigante análise do Terceiro Setor, Vander de Castro propõe uma abordagem crítica ao atual e predominante modelo de intervenção do setor empresarial nas questões sociais.
Principais tipos de pesquisa de branding
Fábio Caim propõe que a gestão de marcas seja balizada por dois parâmetros: a avaliação da marca e a de sua imagem.