Personal tools
You are here: Home Clientes AAT - Associação de Acompanhamento Terapêutico Congresso reúne especialistas nacionais e estrangeiros para discutir as diversas práticas do Acompanhamento Terapêutico

Clientes

Congresso reúne especialistas nacionais e estrangeiros para discutir as diversas práticas do Acompanhamento Terapêutico

Oct 23, 2012

Evento acontece em São Paulo, entre os dias 15 e 17 de novembro, com o tema Polifonia: as diversas vozes do AT. Além de conferências de renomadas personalidades, como a escritora e poetisa Adelia Prado, a filósofa Marilena Chaui e o psicanalista Gilberto Safra, o encontro terá mesas-redondas, debates, mini-cursos, comunicações orais, apresentação de pôsteres e oficina. As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até o dia 7 de novembro.

O Acompanhamento Terapêutico (AT) é um campo com intensa interlocução entre diferentes áreas do conhecimento, que busca, na própria interdisciplinaridade, um tratamento mais humanizado de pacientes em sofrimento psíquico, visando facilitar sua inserção sociocultural, a partir de um acompanhamento em meio à sua vida cotidiana. Ainda que tenha surgido no campo da Saúde Mental, o AT já se faz presente na Saúde em geral; no campo da Educação, por meio do trabalho de inclusão e no campo Judiciário, nas intervenções com liberdade assistida (LA), situações de abrigamento e moradores de rua; e também com populações de Hospitais de Custódia (antigos Manicômios Judiciários). Envolve, portanto, profissionais de variadas áreas, como Psicologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia e Direito.  

Para discutir as práticas e pesquisas científicas sobre acompanhamentos terapêuticos, a Associação de Acompanhamento Terapêutico (AAT) promove o Congresso Polifonia: as diversas vozes do AT, que se configura como o terceiro congresso em nível nacional, o oitavo ibero-americano e o sétimo internacional da área. O evento acontece entre os dias 15 e 17 de novembro, na unidade Paraíso da UNIP (av. Vergueiro, 1211), em São Paulo.  As inscrições estão abertas para apresentação de trabalhos na área até o dia 7 de novembro.

Além de divulgar os trabalhos realizados e a troca de experiências sobre as práticas individuais, o evento busca discutir estas práticas, comparar as diferenças e semelhanças clínicas, aprofundar e sistematizar conceitos, reconhecer a diversidade de demandas de atendimento, definir o campo do acompanhamento terapêutico e estabelecer redes entre os ATs. 

Na programação, estão previstas as conferências Cotidiano: horizontes de revelação, com a escritora e poetisa Adélia Prado e o psicanalista e docente da USP, Gilberto Safra, e A liberdade como pluralidade: mil vozes, com a filósofa Marilena Chaui. O evento também contará com a participação do psiquiatra argentino Jorge Luis Pellegrini, que fez a reforma no hospital psiquiátrico da Província de San Luis (Argentina) e ganhou o Prêmio Mundial de Psiquiatria, em 2005, por sua defesa aos direitos humanos, outorgado pela Associação Mundial de Psiquiatria. Além de participar dos debates, ele apresenta seu filme-documentário Rotas Cadenas.

As várias mesas-redondas terão como eixos temáticos: Diversidade do AT, Temporalidade: Passado, Presente, Futuro do AT e Perspectivas: Sonhos e Projetos no Campo do AT , e visam ouvir as diferentes vozes que constituem essa prática a fim de refletir sobre a diversidade de questões que atravessam o cotidianos dos autores, buscando ouvir suas vocações interdisciplinares, suas possíveis contradições internas , suas diversas forças criativas, ou seja, sua polifonia. 

Mais informações sobre a programação, formas de inscrição e submissão de trabalhos estão disponíveis pelo telefone (11) 7424-3362, e-mail [email protected] ou no site da entidade: www.aat.org.br 

Document Actions

Logo_AAT

A Associação de Acompanhamento Terapêutico (AAT) foi criada em 2006 quando um grupo de pessoas que trabalha há anos com Acompanhamento Terapêutico (AT) se reuniu para promover a saúde, produzir conhecimento e desenvolver trabalhos variados na área. É uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade a promoção de estudos e pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias alternativas, a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de Acompanhamento Terapêutico. 

 


Mais informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom