Personal tools
You are here: Home Clientes AAT - Associação de Acompanhamento Terapêutico Público em geral poderá assistir conferências do Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico

Clientes

Público em geral poderá assistir conferências do Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico

Nov 08, 2012

Evento abre espaço para a comunidade assistir as conferências com a filósofa Marilena Chaui, a poetisa Adélia Prado, o psicólogo Gilberto Safra e o psiquiatra argentino Jorge Luis Pellegrini.

"O Acompanhamento Terapêutico é uma prática inovadora e importante que libera o acompanhado - o paciente - do estigma da loucura, do estigma do discurso psiquiátrico que segrega, que isola, que interna", afirma a filósofa Marilena Chaui. Segundo ela, o Acompanhamento Terapêutico "pensa o paciente - o acompanhado - como aquele que tem um sofrimento que precisa ser compartilhado. O acompanhamento é compartilhar a dor e o sofrimento, mas também compartilhar a alegria da passagem da dor à esperança de uma vida nova", afirma. 

Com o intuito de viabilizar o acesso do público interessado em discutir questões relacionadas ao tratamento psiquiátrico humanizado, a comissão organizadora do Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico, que acontece de 15 a 17 de novembro em São Paulo, abre inscrições avulsas para suas conferências. 

“A proposta”, explica a presidente do congresso, a psicóloga Luciana Chaui, “é viabilizar a participação de todos aqueles que se interessam pela temática, e não apenas pesquisadores e profissionais diretamente envolvidos com a questão do acompanhamento terapêutico, como as áreas da Psicologia, Psiquiatria, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia e Direito, entre outros”.

Congresso AATOs interessados poderão fazer sua inscrição para apenas um dia do evento, que tem como tema Polifonia: as diversas vozes do AT. Este é o terceiro congresso em nível nacional, o oitavo ibero-americano e o sétimo internacional da área.

Na quinta-feira, 15 de novembro, às 19h30, está programada a conferência Cotidiano: horizonte de revelação, com a poetisa Adélia Prado e o psicólogo Gilberto Safra.

No dia 16, das 8h às 10h, acontece a mesa-redonda Temporalidade: Passado, Presente, Futuro do AT, com o psiquiatra argentino Jorge Luis Pellegrini, e os psicólogos e pesquisadores brasileiros Marcus Vinicius de Oliveira Silva e Kleber Barretto. 

No sábado, 17 de novembro, às 16h, a conferência de encerramento será com a filósofa Marilena Chaui, que aborda o tema A liberdade como pluralidade: mil vozes. Assista vídeo em que a filósofa aborda a importância do acompanhamento terapêutico: http://ow.ly/f7qrX

O Congresso de Acompanhamento Terapêutico acontece na unidade Paraíso da UNIP (av. Vergueiro, 1211), em São Paulo. 

As inscrições avulsas custam R$ 100 por dia. Mais informações sobre a programação do evento e formas de inscrição estão disponíveis pelo telefone (11) 7424-3362, e-mail [email protected] ou no site da entidade: www.aat.org.br

Document Actions

Logo_AATA Associação de Acompanhamento Terapêutico (AAT) foi criada em 2006 quando um grupo de pessoas que trabalha há anos com Acompanhamento Terapêutico (AT) se reuniu para promover a saúde, produzir conhecimento e desenvolver trabalhos variados na área. É uma associação sem fins lucrativos que tem por finalidade a promoção de estudos e pesquisas, o desenvolvimento de tecnologias alternativas, a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades de Acompanhamento Terapêutico. 

 


Mais informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom