Personal tools
You are here: Home Clientes ABRAP ABRAP promove debate sobre a eficácia da Psicoterapia

Clientes

ABRAP promove debate sobre a eficácia da Psicoterapia

Mar 17, 2014

A Associação Brasileira de Psicoterapia (ABRAP) promove, no próximo dia 25 de março, Reunião Científica com o intento de ampliar as discussões sobre a eficácia da Psicoterapia, a partir da análise de pressupostos teóricos e técnicos.

Segundo a presidente da ABRAP, Emília Afrange, “o objetivo do evento é levantar os dados relativos ao tema no contexto da experiência clínica e refletir sobre os possíveis fatores implicados na eficácia psicoterapêutica”. Serão abordados assuntos como A Psicoterapia no Brasil: pesquisas sobre eficácia em psicoterapia; A psicoterapia e o atendimento a pessoas com deficiência intelectual e A prática clínica da psicoterapia cognitiva comportamental. 

Participam como palestrantes as psicoterapeutas Mathilde Neder, Andrea Golfarb Portnoi e Eliane Fazion dos Santos. 

O evento, organizado pela psicoterapeuta Samia Simurro, acontece na terça-feira, 25 de março, das 20h30 às 22h30, na Rua Capote Valente, 439, auditório Pinheiros. As inscrições são abertas para associados e não-associados.

Programação

  • 20h30 às 20h45 - A Psicoterapia no Brasil: pesquisas sobre eficácia em psicoterapia. Profa. Dra. Mathilde Neder - Professora titular e professora emérita da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, diretora científica da ABRAP.
  • 20h50 às 21h20 - A Psicoterapia e o atendimento a pessoas com deficiência intelectual e pessoas com déficits cognitivos e funcionais – Uma reflexão sobre o que é possível fazer. Eliane Fazion dos Santos - Psicóloga, mestre em Psicologia e Neuropsicóloga. Área de atuação: Neuropsicologia. Atendimento a pessoas com déficits cognitivos e funcionais. Atendimento a pessoas com deficiência intelectual. Moradia assistida. Orientação de familiares e cuidadores. Linha de pesquisa: Neuropsicologia. Processos de aprendizagem. Deficiência intelectual. Treino de cuidadores.
  • 21h20 às 21h50 - A prática clínica da Psicoterapia Cognitiva Comportamental. Andrea Golfarb Portnoi. Psicoterapeuta, doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Coordena na área de Psicologia e realiza pesquisas na Liga de Dor da Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e coordena a área de Psicologia e realiza pesquisas no Grupo Multidisciplinar de Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo. Foi professora titular de Psicologia da Saúde e Psicologia Hospitalar na Universidade Paulista.
  • 21h50 às 22h30 - Reflexão com o público

Inscrição

Para se inscrever, basta enviar e-mail para [email protected]. A participação é gratuita para associados. Para não-associados, o custo é de R$ 25,00. O pagamento da taxa de inscrições deve ser feito no próprio local.

Data e Local

Terça-feira, 25 de março de 2014 
Rua Capote Valente, 439, auditório Pinheiros | São Paulo| SP 

Mais informações sobre a ABRAP estão disponíveis no site www.abrap.org

Document Actions

Assessoria de Imprensa da ABRAP - Associação Brasileira de Psicoterapia: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected] 
Gabriel Capucho | [email protected]
Dandara Lima | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom