Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2021 02 Artista plástico Percival Tirapeli faz bate-papo ao vivo sobre novo livro da arte jesuíta na Ibero-América

Clientes

Artista plástico Percival Tirapeli faz bate-papo ao vivo sobre novo livro da arte jesuíta na Ibero-América

Dec 31, 2020

Autor estará ao lado do editor de Edições Loyola, Gabriel Frade, e do restaurador Julio Moraes em transmissão ao vivo pelo YouTube para comentar sobre a história de centenas de peças artísticas e arquitetônicas erigidas pela Companhia de Jesus na Europa e nas Américas

O artista plástico Percival Tirapeli lança seu livro Arte dos jesuítas na Ibero-América: arquitetura, escultura, pintura, publicado por Edições Loyola, no próximo dia 23 de fevereiro, terça-feira, às 17h, num evento on-line e gratuito transmitido pelo YouTube da editora. Farão parte da transmissão, ainda, o editor de Edições Loyola, Gabriel Frade, e o restaurador Julio Moraes. A ideia do lançamento digital é comentar em detalhes a obra que desvenda inúmeros tesouros dos jesuítas em mais de dez países. 

Sobre o livro

A história da arte sacra na América colonial em suas porções espanhola e lusitana foi influenciada sumamente pela participação dos jesuítas ao longo de suas incursões evangelizadoras durante o século 16 e até a metade do 18. Muito deste patrimônio histórico e artístico, representado por obras e legados arquitetônicos, ainda se encontra de pé, e é sobre ele que o professor e artista plástico Percival Tirapeli se debruça em Arte dos jesuítas na Ibero-América: arquitetura, escultura, pintura, lançamento de Edições Loyola. A edição reúne farta ilustração das peças, com fotografias que traduzem perfeitamente a exuberância da intersecção entre história, fé e arte, e ainda sugere ao leitor conhecimentos e roteiros surpreendentes.

“O objetivo principal desta publicação é analisar exemplares da arquitetura e das artes visuais de obras dos jesuítas nas Américas e seus antigos referenciais artísticos em Portugal e na Espanha. Intencionamos também mostrar e unir as artes desde o período colonial hispano-americano ao luso-brasileiro nas principais cidades latino-americanas e nas antigas misiones do Paraguai e da Bolívia”, explica o autor. “Foram selecionadas tipologias das edificações como igrejas, colégios, seminários, aldeamentos, capelas, estâncias, que exemplificam o pensamento construtivo da Companhia, denominado modo nostro”.

Esta forma de fazer vem de referenciais desde a Itália, seguidos por Espanha e Portugal. Nas Américas, o barroco europeu foi bem adaptado aos trópicos, a começar pela arquitetura lusa, simples, sem ornamentos em seu exterior, até as fachadas mais elaboradas, na América Espanhola. Já as obras artísticas são fortemente associadas ao estilo barroco, dominante à época. Pintura e escultura mesclam-se nos conceitos do maneirismo, barroco, ultrabarroco mexicano e da ornamentação mestiza do Altiplano Andino, onde, aliás, nasce a escola cusquenha de pintura. As esculturas das terras missioneiras do Paraguai também ganharam uma escola de arte guaranítica com o uso da madeira e pedra a ornamentarem igrejas erigidas por arquitetos italianos jesuítas.

Os exemplares descritos por Tirapeli se espraiam por seis países europeus, dez países latino-americanos e 11 estados brasileiros. “Esta obra trata essencialmente de apreciação de modelos da arquitetura legada pelos jesuítas nas Américas durante o período colonial, e das artes visuais nela contidas”, comenta. “Organizada em cinco capítulos – arquitetura, escultura, pintura, misiones e legado –, a pesquisa privilegia as obras que marcaram os estilos de expressões artísticas durante dois séculos de história da Companhia de Jesus.” 

PercivalSobre o autor – Percival Tirapeli é professor titular em História da Arte Brasileira pela Universidade Estadual Paulista; pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa; doutor e mestre pela Universidade de São Paulo. Conselheiro do Condephaat (2017/19), membro da Associação Brasileira de Críticos de Artes (ABCA), da qual foi vice-presidente (2006/08), e da AICA (Internacional). Membro do ICOMOS Brasil (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios). Ministrou palestras, a convite, em dois seminários internacionais sobre os jesuítas em Tepotzotlán, México, e no Bicentenário da Restauração da Companhia de Jesus em São Paulo (2014).

Título:  Arte dos jesuítas na Ibero-América: arquitetura, escultura, pintura
Autor: Percival Tirapeli
Número de páginas: 352
Formato: 27 x 27 cm
Preço: R$ 240,00
ISBN: 978-85-15-04655-3

Live ao vivo: 23/02/2021, terça-feira, às 17h, no canal YouTube: 
https://www.youtube.com/user/edicoesloyola

Mais informações sobre os livros publicados por Edições Loyola estão disponíveis no site: www.loyola.com.br 

Document Actions

Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Diego Moura | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Pluricom Comunicação Integrada®
www.pluricom.com.br | (11) 3774-6463

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom