Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 06 Compilação resgata contribuições para a educação nacional da pioneira Escola Normal Secundária de São Carlos

Clientes

Compilação resgata contribuições para a educação nacional da pioneira Escola Normal Secundária de São Carlos

Jun 06, 2012

A antiga Escola Normal Secundária de São Carlos foi umas das pioneiras no Estado de São Paulo a acompanhar o processo político-educacional que estava sendo impulsionado pela concepção da nova escola primária, a partir de 1893. Inserida nesse novo cenário, a instituição - implantada em 1911 - compartilhou das alterações no ensino nacional, contribuindo intensamente no processo de formação do professorado paulista. Em comemoração aos 100 anos da Escola, a EdUFSCar lança 'Ideias pedagógicas em movimento: Produção de saberes da Escola Normal Secundária de São Carlos', organizado pelas educadoras Alessandra Arce e Ana Clara Bortoleto Nery e integrado pelo esforço de 14 pesquisadores.

Ao longo de dez capítulos, o livro se debruça sobre diversas temáticas e ações provindas da experiência que a antiga Escola Normal de São Carlos proporcionou na formação de professores durante todos esses anos. Essas estratégias, que motivaram a formação das normalistas do interior de São Paulo, se tornam claras durante a leitura da obra, que materializa a densidade desse processo, expressando inclusive como o fazer da própria escola se deu.

Os artigos procuram, por meio da leitura e análise dos periódicos, dos documentos, das obras de professores, apresentar a riqueza de conhecimentos produzidos por esta Escola e, ao mesmo tempo, descrever o trabalho de restauração, recuperação e preservação que vem sendo realizado em seu acervo. A leitura deste material descortina um pouco da história da Escola Pública do Estado de São Paulo e do Brasil. 

Sobre as organizadoras Alessandra Arce é professora do Departamento de Educação da UFSCar, doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara e pós-doutora em História e Filosofia da Educação pela Unicamp. Tem trabalhado com pesquisas no campo da História das Ideias Pedagógicas e na Educação Infantil. Também atua no trabalho de restauro, conservação e organização do acervo da E. E. Dr. Álvaro Guião, antiga Escola Normal Secundária de São Carlos.

Ana Clara Bortoleto Nery é livre-docente em história na educação pela Unesp, onde atua na graduação e na pós-graduação. É doutora em educação pela Faculdade de Educação da USP e graduada em Pedagogia e mestre em Educação pela UFSCar. Dentre suas publicações destaca-se o livro A sociedade de educação de São Paulo.

Título: Ideias pedagógicas em movimento: Produção de saberes da Escola Normal Secundária de São Carlos     
Organizadoras: Alessandra Arce e Ana Clara Bortoleto Nery
Número de páginas: 248
Formato: 21 x 14 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-7600-252-9


Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom