Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 06

06

by Katia Saisi last modified May 22, 2012 02:50 PM
Compilação resgata contribuições para a educação nacional da pioneira Escola Normal Secundária de São Carlos

Compilação resgata contribuições para a educação nacional da pioneira Escola Normal Secundária de São Carlos

by Katia Saisi — Jun 13, 2012 07:17 PM

A antiga Escola Normal Secundária de São Carlos foi umas das pioneiras no Estado de São Paulo a acompanhar o processo político-educacional que estava sendo impulsionado pela concepção da nova escola primária, a partir de 1893. Inserida nesse novo cenário, a instituição - implantada em 1911 - compartilhou das alterações no ensino nacional, contribuindo intensamente no processo de formação do professorado paulista. Em comemoração aos 100 anos da Escola, a EdUFSCar lança 'Ideias pedagógicas em movimento: Produção de saberes da Escola Normal Secundária de São Carlos', organizado pelas educadoras Alessandra Arce e Ana Clara Bortoleto Nery e integrado pelo esforço de 14 pesquisadores.

Read More…

Livros sobre alvenaria desenvolvidos pela UFSCar serão lançados em evento internacional

Livros sobre alvenaria desenvolvidos pela UFSCar serão lançados em evento internacional

by Katia Saisi — Jun 01, 2012 11:43 AM

Dois livros desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal de São Carlos serão lançados durante o 15th International Brick and Block Masonry Conference, que acontece entre os dias 3 e 6 de junho em Florianópolis.

Read More…

Geometria Analítica sem mistérios para ingressantes  nos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas

Geometria Analítica sem mistérios para ingressantes nos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas

by Katia Saisi — Jun 06, 2012 08:31 AM

Para ajudar a difícil transição dos alunos do nível secundário para os cursos superiores nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, as professoras e pesquisadoras de matemática Yuriko Yamamoto Baldin e Yolanda K. Saito Furuya, da Universidade Federal de São Carlos, apresentam o conteúdo de Geometria Analítica de forma clara e didática em 'Geometria analítica para todos e atividades com Octave e GeoGebra', lançamento da EdUFSCar. A obra introduz gradualmente conceitos e técnicas dessa disciplina que, junto com Cálculo Diferencial e Integral, constitui o primeiro contato do aluno com a linguagem matemática de nível superior e com a estrutura organizada da Matemática.

Read More…

Cinema em foco sob diferentes perspectivas

Cinema em foco sob diferentes perspectivas

by Katia Saisi — Jun 06, 2012 08:30 AM

O cinema percorre o globo com estilos que vão de 'blockbusters' a filmes mais 'cult'. Alvo de premiações de prestígio, suas produções fazem parte do cotidiano de diversas sociedades, inclusive da brasileira. No país, a comemoração do Dia do Cinema Nacional acontece em 19 de junho, data que homenageia o cinegrafista Afonso Segreto, autor das primeiras cenas gravadas em terras nacionais. Os amantes da sétima arte encontram no catálogo da EdUFSCar quatro obras que tratam de cinema sob diferentes abordagens.

Read More…

Sociólogo resgata a trajetória da juventude católica no Brasil

Sociólogo resgata a trajetória da juventude católica no Brasil

by Katia Saisi — Jun 27, 2012 07:24 AM

Surgido em meados dos anos 1960, o movimento social denominado Cristianismo da Libertação ultrapassa os limites da Igreja como instituição e reúne milhões de cristãos que partilham a opção prioritária pelos pobres. Em outras palavras, consideram que o pobre não é objeto de caridade cristã e sim sujeito histórico de sua própria libertação. Munido de grande bagagem teórica e vasta documentação, o sociólogo Flávio Munhoz Sofiati convida o leitor a conhecer, em 'Juventude católica: o novo discurso da Teologia da Libertação', lançamento da EdUFSCar, a formação e o desenvolvimento da Pastoral da Juventude, uma das comissões pastorais comprometidas com o Cristianismo da Libertação, num mergulho em sua pedagogia e opções políticas.

Read More…

Document Actions

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom