Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 06 Geometria Analítica sem mistérios para ingressantes nos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas

Clientes

Geometria Analítica sem mistérios para ingressantes nos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas

Jun 20, 2012

Para ajudar a difícil transição dos alunos do nível secundário para os cursos superiores nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, as professoras e pesquisadoras de matemática Yuriko Yamamoto Baldin e Yolanda K. Saito Furuya, da Universidade Federal de São Carlos, apresentam o conteúdo de Geometria Analítica de forma clara e didática em 'Geometria analítica para todos e atividades com Octave e GeoGebra', lançamento da EdUFSCar. A obra introduz gradualmente conceitos e técnicas dessa disciplina que, junto com Cálculo Diferencial e Integral, constitui o primeiro contato do aluno com a linguagem matemática de nível superior e com a estrutura organizada da Matemática.

Geometria Analítica sem mistérios para ingressantes  nos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas

Geometria

Escrita de forma mais informal que os textos tradicionais, a obra foge da estrutura rígida de “definição-lema-teorema-demonstração”, buscando valorizar as ideias intuitivas dos conceitos antes de trabalhar as técnicas apropriadas. Respeitando o processo de abstração e de dedução de resultados teóricos, as autoras buscam conduzir a matéria equilibrando a visão geométrica com a conveniência da técnica algébrica. A intenção é que o texto possa ser usado tanto por alunos em seus estudos individuais como por todos que necessitem dos conceitos e técnicas da Geometria Analítica para estudo ou consulta.

A Geometria Analítica reúne técnicas e conceitos algébricos para poder trabalhar numericamente os problemas de Geometria. Por isso, a matéria aqui é conduzida equilibrando a visão geométrica com o domínio da técnica algébrica, de modo a facilitar a transição para a linguagem da Álgebra Linear e preparação para Cálculo Diferencial em várias variáveis. Assim, temas como espaço vetorial e objetos como pontos, retas, planos, distâncias, ângulos, áreas, volumes, cônicas, quádricas, curvas e superfícies são trabalhados algebricamente e com resultados interpretados geometricamente.

Como recurso adicional, os capítulos finais tratam da utilização de aplicativos computacionais livres, como Octave e Geogebra, cujas aplicações permeiam a obra. O texto é também integrado por listas de exercícios, com resoluções que acompanham o desenvolvimento da teoria, o que facilita a compreensão dos conceitos e suas aplicações.

Sobre as autoras - Yuriko Yamamoto Baldin atua no Departamento de Matemática da UFSCar desde 1977 e trabalha com o ensino da Matemática e a formação de professores em todos os níveis. É doutora em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágios de pós-doutorado no exterior. Yolanda Kioko Saito Furuya é doutora em Matemática pelo ICMC-USP, e foi professora no Departamento de Matemática da UFSCar de 1979 a 2009 e trabalha na produção de materiais didáticos. Tem atuado com formas diversas de ensino da Matemática.

Título: Geometria Analítica para todos e atividades com Octave e GeoGebra
Autoras: Yuriko Yamamoto Baldin e Yolanda Kioko Saito Furuya
Número de páginas: 493
Formato: 17 x 23,5 cm
Preço: R$ 69,00
ISBN: 978-85-7600-249-9

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site: www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Pedro Mariani | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom