Personal tools
You are here: Home Clientes EdUFSCar Notícias 2012 06 Livros sobre alvenaria desenvolvidos pela UFSCar serão lançados em evento internacional

Clientes

Livros sobre alvenaria desenvolvidos pela UFSCar serão lançados em evento internacional

Jun 01, 2012

Dois livros desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal de São Carlos serão lançados durante o 15th International Brick and Block Masonry Conference, que acontece entre os dias 3 e 6 de junho em Florianópolis.

A alvenaria tem sido um material de construção usado de forma eficiente há milhares de anos. Enquanto em alguns países seu uso diminui, em outros ainda cresce, como é o caso do Brasil. Para contribuir com profissionais que utilizam a alvenaria em construção, dois novos títulos lançados pela EdUFSCar chegam ao mercado, ambos de autoria de Guilherme Aris Parsekian, professor adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos.

O livro Comportamento e dimensionamento de alvenaria estrutural (625 páginas, R$ 120), de Guilherme Aris Parsekian, Ahmad A. Hamid e Robert G. Drysdale, foi escrito a partir da experiência internacional dos autores, com a intenção de fornecer uma abrangente referência técnica adaptada aos procedimentos, materiais e critérios brasileiros. Contém informações substanciais sobre a concepção e comportamento de elementos e estruturas em alvenaria e critérios de dimensionamento, contemplando itens como concepção e comportamento de antigas construções em alvenaria; moderno uso da alvenaria; concepção e projeto de edifícios; características dos materiais da alvenaria; comportamento de elementos em alvenaria; vigas em alvenaria; painéis sob ação lateral; paredes submetidas à compressão; pilares; paredes de contraventamento; interação com outros elementos estruturais (alvenaria de preenchimento em pórticos e efeito arco). Parâmetros de projeto de alvenaria

Já em Parâmetros de projeto de alvenaria estrutural com blocos de concreto (85 páginas, R$ 15), Guilherme Aris Parsekian organiza uma obra coletiva, resultado de projeto desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira de Cimento Portland, para disponibilizar ao meio técnico as melhores práticas para projeto de edifícios de alvenaria. O resultado da empreitada pode ser conferido neste manual, dirigido a construtoras e engenheiros de obras.

Evento de lançamento
Dia 3 de junho (domingo), às 11h, no estande dos promotores
15th International Brick and Block Masonry Conference
Costão do Santinho Resort - Florianópolis
Site do evento: www.15ibmac.com/home/

Mais informações sobre os livros publicados pela EdUFSCar estão disponíveis no site: www.editora.ufscar.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da EdUFSCar - Editora da Universidade Federal de São Carlos
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Naya Whitaker | [email protected]
11 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom