Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2006 03 A fascinante descoberta das pequeninas partículas que formam toda a matéria do Universo

Clientes

A fascinante descoberta das pequeninas partículas que formam toda a matéria do Universo

Mar 03, 2006

Enquanto desvendava trilhas que permitiram uma compreensão cada vez mais profunda do mundo natural, a Física moderna se tornava, ao público não especializado, uma disciplina repleta de mistérios aparentemente impenetráveis com suas complexas fórmulas matemáticas e conceitos distantes do senso comum. Para diminuir tal distância entre ciência e sociedade, surgiram grandes divulgadores, como Carl Sagan, Ian Stewart, Steven Weinberg, José Reis e Marcelo Gleiser, entre outros. Com o mesmo propósito, Maria Cristina Abdalla torna acessível a Física das Interações Fundamentais com seu O discreto charme das partículas elementares, que a Editora UNESP acaba de lançar.

A fascinante descoberta das pequeninas partículas que formam toda a matéria do Universo

A fascinante descoberta das pequeninas partículas que formam toda a matéria do Universo

Enquanto desvendava trilhas que permitiram uma compreensão cada vez mais profunda do mundo natural, a Física moderna se tornava, ao público não especializado, uma disciplina repleta de mistérios aparentemente impenetráveis com suas complexas fórmulas matemáticas e conceitos distantes do senso comum. Para diminuir tal distância entre ciência e sociedade, surgiram grandes divulgadores, como Carl Sagan, Ian Stewart, Steven Weinberg, José Reis e Marcelo Gleiser, entre outros. Com o mesmo propósito, Maria Cristina Abdalla torna acessível a Física das Interações Fundamentais com seu O discreto charme das partículas elementares.

Aqui, a história das partículas elementares, as “pequeninas” como carinhosamente as trata a autora, é reconstruída desde as primeiras descobertas na área e a alvorada da teoria quântica até as novas manifestações da matéria, chegando “às excitantes idéias de uma matéria e de uma energia escura em nosso Universo”, como observa Helayël-Neto na introdução deste livro. O professor também afirma que “o trabalho da Professora Abdalla ajuda a marcar uma nova posição, que se aglutina a todos os esforços feitos no Brasil, nestes anos mais recentes, para a institucionalização da divulgação de Ciência, conseguindo unificar o leigo e o iniciado através de um mesmo material”.

O discreto charme das partículas elementares trata destas charmosas partículas e suas descobertas, sobre as forças existentes entre elas, os modelos que as explicam, os aceleradores e detetores que as fazem visíveis aos olhos humanos e o papel que desempenharam no início da formação do universo. Refaz a trajetória da mudança de modelos, que acontece sempre quando da descoberta de uma partícula, levando a Física das Partículas a se transformar no que é hoje denominado Modelo Padrão da Física de Partículas.

Uma caminhada que persegue o mundo invisível dos quarks e léptons e avança até as grandes estruturas cosmológicas, sempre por meio de um estilo agradável, auxiliado por inúmeras ilustrações. Neste enlace do micro e do macrocosmo, Maria Cristina Abdalla nos desvenda as fascinantes “pequeninas” a partir das quais toda a matéria do universo observado é formada.

Sobre a autora – Maria Cristina Batoni Abdalla é professora livre-docente do Instituto de Física Teórica da UNESP, em São Paulo. Foi professora associada do ICTP-Trieste, na Itália, e trabalhou no CERN, em Genebra, na Suíça.

Título: O discreto charme das partículas elementares
Autora: Maria Cristina B. Abdalla
Número de páginas: 340
Formato: 20 x 24 cm
Preço: R$ 75
ISBN: 85-7139-641-8
Data de publicação: 2006

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas: Carlos Sandano e Katia Saisi
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom