Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2016 08 Mergulho no mundo de Freud desvenda seu interesse pelas mulheres

Clientes

Mergulho no mundo de Freud desvenda seu interesse pelas mulheres

Aug 22, 2016

Em "O que Freud dizia sobre as mulheres", pesquisador analisa o entorno de Freud para entender como o pai da psicanálise chegou a seus modelos e conceitos

Ao final do século XIX, alguns sintomas desafiavam o saber racional da medicina. Incapazes de identificar fisicamente o que ocorria com algumas mulheres, estas eram classificadas como histéricas. O quadro só se tornou mais claro quando Sigmund Freud desbravou um novo campo da ciência médica, realizando descobertas preciosas e propondo uma nova forma de tratamento, a psicoterapia. Para entender essa revolução epistemológica, o professor José Artur Molina propõe o seguinte caminho: explorar o entorno dessa descoberta, a política, a sociedade, a literatura e a pintura da Viena do pai da psicanálise.

O resultado dessa pesquisa é encontrado no livro O que Freud dizia sobre as mulheres, que a Editora Unesp lança agora em versão impressa. A intenção é investigar como Freud, subvertendo os pressupostos científicos de sua época, chegou aos seus modelos e a conceitos inovadores, como o do inconsciente. E, ainda mais, entender como o mundo moderno é construído desde a desestruturação da antiga hierarquia entre os sexos.Nesse percurso, o feminino também impõe dificuldades a Freud e à sua lógica fálica, que ele mesmo questionaria em seus últimos trabalhos. Dessa forma, como afirma Molina, “o projeto psicanalítico origina-se, portanto, de uma dor, de algo que não quer calar justamente porque não podia dizer: a dor das mulheres”. A partir de suas pesquisas e da escuta de inúmeras pacientes, Freud estabeleceu uma teoria singular, com conceitos como inconsciente, pulsão e um método que incluía a escuta, a associação livre e a transferência. 

Esse coprotagonismo entre o papel das mulheres e a teoria freudiana é abordado buscando-se a inspiração da arte e da poesia. Seguindo uma sugestão do próprio Freud, Molina incursiona nos campos artísticos e literários para saber que tipo de mulher estava sendo construído àquela época. Visita assim “a literatura de Arthur Schnitzler (que faz da mulher protagonista de sua obra) e a pintura de Gustav Klimt (que dedica toda sua arte à mulher): na arte, elas seriam desnudadas, sem pecado e sem pudor”. Para, ao final, definir a tarefa dos psicanalistas – depois de afirmar que homens e mulheres podem escrever seu destino para além das formulações que cerceiam a singularidade – como a “enunciação de singularidades e fazer tremular a bandeira da alteridade como novas possibilidades de estar no mundo”.

Sobre o autor – José Artur Molina é psicólogo, psicanalista e poeta. Possui mestrado em Teoria Psicanalítica pela Universidad Complutense de Madrid, doutorado na área de Psicologia e Sociedade pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp-Assis e pós-doutorado em Psicologia Social pelo Departamento de Psicologia Social da Universitat Autònoma de Barcelona. Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, tem como objetos de estudo a psicanálise e a linguagem.

Título: O que Freud dizia sobre as mulheres
Autor: José Artur Molina
Número de páginas: 184
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 28,00
ISBN: 978-85-393-0628-2

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Document Actions

Assessoria de imprensa da Fundação Editora da Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada®
Bianka Saccoman | [email protected]
Elizandra Hengles | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br 
www.twitter.com/pluricom | www.facebook.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom