Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias

Notícias Fundação Editora da UNESP

by admin last modified May 30, 2009 02:21 AM

Notícias Fundação Editora da UNESP

A música contemporânea enriquecida pela harmonia pós-tonal

A música contemporânea enriquecida pela harmonia pós-tonal

by pluricom — Nov 28, 2006 09:00 PM

As teorias musicais a respeito da harmonia pós-tonal são diversas e, em alguns casos, conflitantes e antagônicas. Em Estruturações Harmônicas Pós-Tonais, lançamento da Editora UNESP, Antenor Corrêa, percussionista da Orquestra Sinfônica de Santos, professor e arranjador, confronta as tentativas de sistematização e explicação harmônica da música pós-tonal no contexto da música contemporânea. O livro transcende as questões da harmonia: reflete sobre as formas de estruturação, as diferentes poéticas, as questões ligadas à comunicabilidade e as que dizem respeito aos projetos estéticos por vezes divergentes que convivem no contexto da música contemporânea.

Read More…

A erudição em perigo na dinâmica da publicação acadêmica

A erudição em perigo na dinâmica da publicação acadêmica

by pluricom — Nov 26, 2006 09:00 PM

A crise do saber científico, em especial da produção acadêmica na área de humanidades, é a questão central que Lindsay Waters aborda em Inimigos da esperança a partir de um ponto de vista múltiplo: do público, da sociedade, dos professores e estudantes das Universidades, dos bibliotecários. Faz isso a partir da constatação de que, hoje, conta mais o número de livros científicos publicados do que o conteúdo neles impresso e sua utilidade para a ciência. Defesa enfática dos livros, Inimigos da esperança questiona o aumento constante dos títulos publicados. E segue abordando de maneira clara o que está em jogo no mundo acadêmico hoje. Um chamado às armas em defesa da erudição.

Read More…

Lançamento de publicação comemora os 30 anos da UNESP

Lançamento de publicação comemora os 30 anos da UNESP

by pluricom — Nov 22, 2006 09:00 PM

Em comemoração ao aniversário de fundação da Universidade Estadual Paulista, a Editora Unesp lança a publicação UNESP 30 anos – memória e perspectivas. Organizado por Anna Maria Martinez Corrêa, coordenadora do Centro de Documentação e Memória (Cedem) da UNESP, a obra apresenta as raízes históricas da universidade, traz depoimentos de todos os reitores e destaca a atuação de cada um dos campus universitários da UNESP no estado de São Paulo.

Read More…

Universidade do Livro lança curso sobre projetos editoriais

Universidade do Livro lança curso sobre projetos editoriais

by pluricom — Nov 20, 2006 09:00 PM

A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da UNESP, promove a partir da próxima terça-feira o curso Projetos Editoriais: concepção e implantação.

Read More…

Obra analisa o ato de cuidar de pacientes com câncer

Obra analisa o ato de cuidar de pacientes com câncer

by pluricom — Nov 19, 2006 09:00 PM

O ato de cuidar em oncologia não se restringe a apenas cuidar de pacientes com câncer. Trata-se de um trabalho social que envolve a equipe de enfermagem, os indivíduos adultos portadores de câncer e seus familiares, dentro do contexto médico-hospitalar da internação. Em O cuidar em oncologia, lançamento da Editora UNESP, as autoras Regina Célia Popim e Magali Roseira Boemer buscam referências na literatura para melhor compreender o cotidiano dos profissionais da saúde, em especial dos enfermeiros, no trabalho com doentes oncológicos.

Read More…

A representação do poder na interpretação da história visual da Revolução Mexicana

A representação do poder na interpretação da história visual da Revolução Mexicana

by pluricom — Nov 16, 2006 09:00 PM

A Revolução Mexicana que marcou a história por ser a primeira grande revolução social do nosso século gerou a produção de uma ampla e diversificada bibliografia. Em A fotografia a serviço de Clio, da Editora UNESP, Carlos Alberto Sampaio Barbosa lança um olhar original sobre o tema, reconstituindo o significado dos eventos políticos e sociais mexicanos entre os anos 1900 e 1940 por meio da análise de fotografias da época. <P>Durante anos, Barbosa se debruçou na análise do álbum Historia gráfica de la Revolución Mexicana, organizado por Gustavo Cassola, membro de uma tradicional família mexicana que se dedicou ao ofício de fotografar. Formado por centenas de fotos, o álbum foi lançado em fascículos na década de 1940 e reeditado em 1960 e em 1973. Barbosa focaliza o período entre 1900 e 1940, interpretando as imagens relacionadas à transformação do poder desde os dez últimos anos do governo do ditador Porfírio Diaz até o sexênio de Lázaro Cárdenas, passando pelo processo de institucionalização da nova ordem e as diversas rebeliões.

Read More…

Document Actions