Personal tools
You are here: Home Clientes Fundação Editora da Unesp Notícias 2008 06 Um estudo sobre as raízes da história da filosofia a partir da experiência francesa

Clientes

Um estudo sobre as raízes da história da filosofia a partir da experiência francesa

Jul 01, 2008

Ubirajara Rancan de Azevedo, em sua obra A escola francesa de historiografia da filosofia – Notas históricas e elementos de formação, parte da concepção de que é difícil avaliar o significado histórico do surgimento do curso de Filosofia da USP. Isso por que o sentido cultural e político da universidade está obscurecido pela desvalorização sistemática a que a educação superior tem sido submetida no Brasil. Para suprir essa dificuldade, Azevedo realiza um estudo aprofundado do caso, estabelecendo relação entre ensino e história da filosofia como marco da tradição da cultura acadêmica brasileira. Este lançamento de Editora Unesp enfoca o compromisso político, cultural e histórico assumido pelos professores universitários das primeiras turmas do curso.

A postura de tais professores, como explica o autor, baseia-se nos mais elevados padrões da pesquisa historiográfica. O autor sustenta que na Faculdade de Filosofia todas as matérias do curso são tratadas de um ponto de vista essencialmente histórico. Isto contribui para que o “espírito crítico” seja introduzido por meio do rigor metodológico de um estudo histórico. Para fundamentar sua linha de raciocínio, o autor recorre a filósofos, como Kant, e historiadores da filosofia, como Guéroult.

Marques busca então recuperar parte da história da formação da escola francesa por meio de textos e personagens que, como o próprio autor esclarece, pertencem mais à história que à filosofia. Seguindo esta perspectiva e, considerando o trabalho dos docentes de filosofia da USP, o autor transcende a concepção de que a inovação decorra meramente da importação de métodos franceses.

A escola francesa de historiografia da filosofia traça novas perspectivas na concepção da história da filosofia e de seu ensino no Brasil desde os primeiros anos da Faculdade de Ciências e Letras. Trata-se de uma análise densa de interesse a professores e estudantes de filosofia, uma vez que traz à discussão filosófica a própria história de seu ensino.

Sobre o autor – Ubirajara Rancan de Azevedo Marques obteve a livre-docência em História da Filosofia Moderna na Universidade Estadual Paulista (Unesp) em outubro de 2007, o doutorado e o mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, respectivamente em 1996 e 1990. Realizou estágios pós-doutorais na Itália, na França e em Portugal e participou de congressos internacionais no Canadá e na Itália. Atua na área de Filosofia com ênfase em filosofia crítica kantiana.

Título: A escola francesa de historiografia da filosofia – Notas históricas e elementos de formação
Autor: Ubirajara Rancan de Azevedo Marques
Número de páginas: 152
Formato: 14 x 21cm
Preço: R$ 32
ISBN: 978-85-7139-797-2



Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom