Personal tools
You are here: Home Clientes Grupo Editorial Autêntica Notícias 2012 10 Breve tratado de Espinosa ganha tradução inédita no Brasil

Clientes

Breve tratado de Espinosa ganha tradução inédita no Brasil

Oct 17, 2012

Baruch de Espinosa – também nomeado por Bento, Benedictus ou Benedito de Spinosa, Spinoza ou Espinoza – (1632-1677) foi um dos grandes pensadores do século XVII da filosofia moderna. Pioneiro, propôs explanações históricas e metafísicas dos textos bíblicos. Suas contribuições intelectuais e obras foram redigidas ao longo de vinte anos, finalizando o seu primeiro trabalho em torno de 1660. Este, intitulado como 'Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar', só foi publicado em meados do século XIX, permanecendo desconhecido por mais de dois séculos. Versão inédita desta obra-prima de Espinosa chega agora ao Brasil pela Autêntica Editora com tradução, introdução e notas explicativas de integrantes do grupo de especialistas na filosofia espinosana da Universidade de São Paulo, a partir da versão original holandesa de Korte Schetz. A filósofa Marilena Chaui assina o prefácio, onde explica o tortuoso percurso histórico do manuscrito.

Também conhecido como Breve compêndio, o livro é organizado em duas grandes partes. Seus dez primeiros capítulos discorrem a respeito de um tratado sobre a natureza da substância e essência de Deus, e sobre quais atributos lhe pertencem e dela devem ser afirmados. Esta primeira parte conclui com os conceitos de bem e de mal, considerados não mais do que entes de razão ou modos de pensar. 

Já na segunda, Espinosa expõe suas ideias sobre a condição do homem e até onde e em qual sentido se estende o uso de sua razão e através de quais meios o homem é guiado à sua própria salvação e perfeita liberdade. Nesse percurso, discorre sobre conceitos como opinião, crença e conhecimento, paixão, amor e ódio, alegria e tristeza, estima e desprezo, esperança e medo, remorso e arrependimento, zombaria e gracejo, honra, vergonha e despudor, apreço, gratidão e ingratidão, pesar, vontade e desejo, felicidade e razão, demônios e liberdade.

O livro conta ainda com um apêndice sobre demonstração geométrica e um breve compêndio do tratado, de autoria de um dos copistas de Espinosa, o cirurgião Johannes Monnikhoff, além de um glossário sobre a tradução do holandês adotada para os principais conceitos abordados.

Integrante da coleção Filô, Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar é o segundo título da Série Espinosana, que já conta com a obra A unidade do corpo e da mente – Afetos, ações e paixões em Espinosa, da francesa Chantal Jaquet, lançado em 2011. A Autêntica Editora também publicou o antológico Ética, com tradução inédita assinada por Tomaz Tadeu, com versões monolíngue e bilíngue (português e latim).

Confira aqui capítulo inicial de Breve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar.

TítuloBreve tratado de Deus, do homem e do seu bem-estar 
Autor: Baruch de Espinosa
Introdução: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e Ericka Marie Itokazu 
Tradução e notas: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso e Luís César Guimarães Oliva 
Número de páginas: 176
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 47,00
ISBN: 978-85-65381-43-7
Coleção: Filô - Série Espinosana

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322

Document Actions

Logo Autêntica 15 anos
O Grupo Editorial Autêntica nasceu em 1997, com a criação da Autêntica Editora, com foco em publicações acadêmicas. Ao longo desses 15 anos de atuação, consolidou-se no mercado editorial e diversificou seu catálogo. Em 2011, passou a ser um grupo editorial, com três editoras autônomas: a Autêntica, com em livros nas áreas de Ciências Humanas e literatura infantil; a Gutenberg, criada como selo em 2003, com títulos de interesse geral; e a Nemo, um projeto de 2011 destinado à publicação de quadrinhos. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected] 
Katia Saisi | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom