Personal tools
You are here: Home Clientes Instituto Pró-Carnívoros Notícias 2013 08 Instituto Pró-Carnívoros abre inscrições para curso de conservação de carnívoros silvestres na Serra da Canastra

Clientes

Instituto Pró-Carnívoros abre inscrições para curso de conservação de carnívoros silvestres na Serra da Canastra

Aug 21, 2013

O Instituto Pró-Carnívoros (IPC) está com inscrições abertas para o curso de Conservação de Carnívoros Silvestres, a ser realizado de 13 a 19 de outubro deste ano, na Serra da Canastra em Minas Gerais.

Segundo os coordenadores do curso, os biólogos Rogério Cunha de Paula e Ricardo Boulhosa, “o objetivo é instruir qualquer interessado, independentemente de formação prévia, em conhecer as características, os hábitos e conflitos que envolvem o manejo e a conservação dos mamíferos carnívoros brasileiros”.

O curso será realizado no município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra, em Minas Gerais. A localização permite o fácil acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra, onde é possível conhecer de perto os mamíferos carnívoros estudados, em especial o lobo-guará. Serão ministradas 62 horas de aula, divididas igualmente entre teóricas e práticas, e que abordarão os seguinte tópicos:

1. Introdução aos carnívoros

2. Problemas de conservação

3. Pesquisa e monitoramento de carnívoros

4. Métodos de pesquisa

5. Estratégias de conservação

6. Conflitos com carnívoros

7. Dimensões Humanas

8. Comunicação para a conservação

9. A fotografia como ferramenta para a conservação

Um dos diferenciais desse curso será  o enfoque nos três últimos tópicos, que nos cursos anteriores foram estudados de forma breve. Dessa vez, o curso buscará aprofundar a importância da comunicação para divulgar e manter o trabalho de pesquisa e conservação. A área de Dimensões Humanas trabalha com ferramentas que auxiliam a compreensão do impacto do conflito entre mamíferos carnívoros e seres humanos, e permitem, entre outras coisas, a desconstrução de preconceitos que estimulam a caça e o extermínio dos animais devido a crendices ou costumes. A desconstrução desses conceitos também promove formas de aprendizado que visam reduzir, e lidar com, os conflitos ainda existentes. Por exemplo, a comunicação e a fotografia para conservação facilitam a produção de registros sobre os trabalhos de conservação e pesquisa realizados por biólogos; essas ferramentas permitem a divulgação do trabalho por meio de redes sociais e outros veículos de comunicação, e auxiliam a propagação de informação para conscientizar a população.

Estão confirmadas a participação dos seguintes palestrantes: Adriano Gambarini, fotógrafo da National Geographic; Flávio Rodrigues, biólogo mestre e doutor em Ecologia pela Unicamp e professor da UFMG; Kátia Ferraz, professora do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP e doutora em Ecologia de Agroecossistemas pela USP; Ricardo Boulhosa, biólogo mestre em Ecologia Aplicada e Conservação pela Universidade de East Anglia  (RU) e coordenador do IPC; Rogério Cunha de Paula, biólogo coordenador do projeto Lobos da Canastra; e Silvio Marchini, biólogo doutor em Conservação da Vida Silvestre pela Universidade de Oxford (RU). 

Logo IPCEstão disponíveis apenas 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição e pagamento da taxa de R$ 2.000,00 (dois mil reais), que podem ser divididos em até três parcelas. O custo abrange a estada de sete dias no Hotel Chapadão da Canastra, três refeições diárias completas, emissão do certificado de conclusão, e traslado/entrada no Parque Nacional da Serra da Canastra. O valor arrecadado será destinado ao projeto Lobo da Canastra.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  (11) 4411-6966 , pelo e-mail [email protected] ou no site do Instituto Pró-Carnívoros: www.procarnivoros.org.br

Document Actions

Assessoria de imprensa do Instituto Pró-Carnívoros:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected]
Mariana Menezes | [email protected] 
(11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | @pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom