Personal tools
You are here: Home Clientes Liga do Desporto 2013 04 Guarulhos ganha nova opção cultural gratuita

Clientes

Guarulhos ganha nova opção cultural gratuita

Apr 24, 2013

Estreia do programa Leituras Dramáticas será no dia 30 de abril, com a peça teatral Blasted, da inglesa Sarah Kane

Estreia na próxima semana o programa Leituras Dramáticas, em que atores fazem a leitura de textos clássicos e modernos do teatro e, na sequência, debatem com a plateia. 

Promovida pela Coimbra Produções, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do programa de TV guarulhense Filosofia no Cotidiano (veiculado na TV Cantareira), apresentado pelo mestre em Filosofia pela PUC/SP, Jean Gaspar, que fará a mediação dos debates com o público. 

Origem e concepção do programa - A concepção do programa foi inspirada nas comemorações do Filosofia do Cotidiano que, em seu terceiro aniversário, em 2011, convidou o ator Sandro Coimbra para fazer uma leitura dramática (foto). “Um ano depois, o Sandro me procurou para dar continuidade às leituras de modo regular. A semente plantada lá atrás está agora dando frutos”, comemora o mediador dos debates, Jean Gaspar. “Esta será uma oportunidade para a comunidade guarulhense conhecer peças de teatro que estão fora do circuito comercial e, ao mesmo tempo, desenvolver a capacidade de apreciação artística”, complementa.

Para Sandro Coimbra, idealizador e curador do Leituras Dramáticas, “o programa tem o intuito de promover a leitura, criar um espaço de troca entre os artistas de teatro da cidade e de aproximação do público ao texto teatral e ao início do processo de  criação e montagens dos grupos, bem como auxiliar a formação de público”, afirma. 

Jean Gaspar destaca ainda a relevância do teatro no cotidiano das pessoas. “O teatro sempre foi, na história da humanidade, importante instrumento político, desde a Grécia antiga, passando por Shakespeare, no século XVI, até chegar à contemporaneidade, com grandes nomes como Bertold Brecht ou Augusto Boal. Mas, na atualidade, em função das outras mídias, o teatro está um pouco à margem do grande público. Por isso, a iniciativa do Sandro Coimbra é louvável”, explica. “O teatro é o local para confrontar o ‘ser’ e o ‘parecer ser’”, conclui.

A estreia - A estreia do programa Leituras Dramáticas acontece no dia 30 de abril, terça-feira, na Biblioteca Monteiro Lobato, com a peça Blasted (Ruínas), da dramaturga inglesa, Sarah Kane (1971-1999), cuja obra se caracteriza pela profundidade psicológica dos personagens e por imagens agressivas e chocantes. Considerada a maior dramaturga do final do século XX na Inglaterra, sua obra é encenada constantemente por toda a Europa e pelo mundo. 

A trama de Blasted discute a violência, a frieza e a crueldade das relações interpessoais. A peça começa num hotel de luxo, onde um jornalista de tabloide inglês estupra uma menina. A partir daí, novos personagens entram em cena e surpreendentes acontecimentos se sucedem. A leitura será feita pelos atores Pedro Vicente, Sandro Coimbra, Suellen Santos e Thays Sposito, da Cia. dos Atores Grandes.

Edições mensais – O programa Leituras Dramáticas é gratuito, aberto à população em geral, com uma edição mensal, sempre na última terça-feira de cada mês.

O próximo encontro acontece no dia 28 de maio e recebe o grupo LouPt, com o texto Comédia à margem da estrada, de Rudyard Kipling, com adaptação de Osvaldo Coelho. 

No dia 25 de junho, será a vez do Coletivo Assim apresentar o texto 3 Mulheres baixas, de Emilio Boechat. 

Leituras Dramáticas - Blasted, de Sarah Kane
Data: 30 de abril, às 19h
Local: Biblioteca Monteiro Lobato – Rua João Gonçalves, 439 – Centro
Fone: 2087-6900
Gratuito

 

Document Actions

________________________________________________________________________________

Assessoria de imprensa da Liga do Desporto e do Programa Filosofia no Cotidiano:
Pluricom Comunicação Integrada®
Katia Saisi | [email protected]
Robert Badou | [email protected]
(11) 3774-6463 | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom