Personal tools
You are here: Home Clientes Prêmio Art Supply de Música Notícias 2013 CD Retrato Brasil traz música brasileira só com vozes

Clientes

CD Retrato Brasil traz música brasileira só com vozes

Dec 17, 2013

Uma boa dica para quem gosta de música brasileira de qualidade é o CD Retrato Brasil, da banda Perseptom, que acaba de ganhar o XIV Prêmio Art Supply. Além de usufruir de boa música, quem adquirir o CD vai contribuir para projetos socioculturais apoiados pelo Instituto Musical Beethoven, que promove a inclusão por meio da música e da arte.

A história da banda começa em 2002, com os irmãos Valter e Aníbal Macário. Juntos, os dois resolveram formar um grupo de música a capela, ou seja, que não utiliza instrumentos musicais e sim apenas a voz para produzir sonoridade percussiva e harmônica. Uniram-se a eles mais cinco vozes e o sucesso das apresentações em igrejas, casas de shows e festivais, levou o grupo inclusive ao exterior. 

Segundo os criadores do grupo, o nome da banda vem da junção dos termos “per”, de percepção, “sept”, do latim “sete”, sejam integrantes ou notas musicais, e “tom”, de tom musical.  A banda também adota um estilo ecológico, educativo e sustentável que encanta o público. 

Com foco nos apreciadores da música a capela e também naqueles que gostam da pluralidade musical brasileira, o CD Retrato Brasil vem com uma proposta ousada. O resultado é uma pluralidade de solistas cantando samba, pop, techno, reggae, bossa nova, MPB e alguns fusões de estilos. Em Retrato Brasil, estão composições próprias e outras renomadas, como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Água de Beber”, de Tom Jobim, e “Brincar de Viver”, de Guilherme Arantes, que contou com a participação especial do Coral Infantil Aprocima (Associação Promocional do Coração Imaculado de Maria). 

Segundo a crítica especializada, atualmente o Perseptom é o melhor grupo vocal do Brasil e considerado um dos melhores do mundo, tendo sido o segundo colocado no Contemporary A Cappella Society of America, nos Estados Unidos, e Prêmio destaque 2012 da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História.

Perseptom Banda Vocal

O Prêmio Art Supply, promovido pelo Instituto Musical Beethoven, anualmente contempla um projeto musical inédito, com a gravação de seu trabalho em CD e show de lançamento da obra. Além de incentivar novos talentos musicais, a renda obtida com o CD viabiliza os diversos projetos socioculturais desenvolvidos pela entidade, junto a crianças e jovens carentes.

Confira aqui vídeo com a participação do Coral Infantil da Aprocima na gravação do CD.

E, aqui, conheça o repertório completo do CD Retrato Brasil.

Para adquirir o CD, entre em contato com o Instituto Musical Beethoven, pelos telefones (11) 3031-9057 e 3815-7960 ou pelo e-mail: [email protected]

Projetos sociais apoiados no próximo ano

O Prêmio Art Supply já beneficiou inúmeros projetos sociais que assistem, com muita música e arte, crianças e jovens carentes. Segundo o fundador do Instituto Beethoven e coordenador do grupo de voluntários, Miguel Perrotti, “nosso objetivo é proporcionar oportunidades para a filantropia empreendedora, ou seja, promover ações que de forma sustentável possibilitem o desenvolvimento de talentos artísticos e profissionais”. Para 2014, vários projetos terão continuidade.

Em parceria com a Associação ABCD – Nossa Casa, o Instituto Musical Beethoven criou em 2012 a Orquestra Sons Recicláveis, hoje integrada por 16 músicos, que constroem os instrumentos com materiais reciclados, no projeto Lutheria com Sucata. “A proposta é criar agentes multiplicadores na construção de instrumentos musicais feitos com materiais alternativos, por meio de diversas oficinas de luteria experimental, uma para formação da orquestra e outra para educadores e musicistas”, conta Yara Perroti, diretora do Instituto Musical Beethoven. A Orquestra já se apresentou em público no último dia 20 de novembro, no Show Reciclar, junto ao maestro João Carlos Martins, ganhador do Prêmio Art Supply em 2012.

Orquestra Sons Recicláveis

O Instituto Musical Beethoven promove a musicalização de mais de 220 crianças da Aprocima, entidade por meio de aulas de flauta, percussão e coral. As crianças já participaram de diversos concertos e, neste ano, pela primeira vez, fizeram parte da gravação da faixa musical “Brincar de Viver”, de Guilherme Arantes, no CD Retrato Brasil, da Perseptom Banda Vocal, vencedora desta edição do Prêmio.

O Instituto também oferece bolsas de estudos em música. São oferecidas doze bolsas na graduação técnica e profissional em Música Erudita e Popular no curso para jovens de baixa renda.  Participa ainda, em parceria com a Banda Perseptom, do Projeto Quilombo de Luz, que tem como objetivo a recuperação, capacitação e a inclusão social de dependentes químicos na sociedade.

Coral Infantil

Outra entidade apoiada pelo Instituto é a Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação), entidade que promove atividades de inclusão social e profissional de surdos. A cada ano, o IMB destina uma parte da arrecadação para melhorar a infraestrutura dos trabalhos realizados na unidade. O Instituto também oferece aulas de musicalização infantil na Casa do Menor de Santo Amaro Grossarl e Casa Lar. Por meio do instrumental Orff, flauta doce e coral as crianças tem a oportunidade de ingressar no cenário musical. 

Para mais informações sobre os projetos sociais apoiados pelo Art Supply e sobre os ganhadores de todas as edições do Prêmio Art Supply, visite: www.artsupply.com.br

Document Actions

logo-art2

O Instituto Musical Beethoven (IMB) é uma entidade não-governamental fundada em 2000 com o objetivo de difundir a arte. Para isso, promove a premiação de talentos musicais e o desenvolvimento de trabalhos com artistas voluntários junto a entidades de atuação social, ambiental e cultural. Graças a essa dedicação, a instituição ganhou o Prêmio Cidadania do Anuário Telecom nas edições de 2005 e 2007, com os projetos Art Supply e Programa de Orientação Ocupacional e Escolar (POOE), respectivamente. Seu compromisso e o de seus colaboradores é promover uma filantropia inovadora, transformando a caridade individualista em empreendedorismo social, de modo a formar uma aliança para a criação de uma filantropia estratégica que apresente resultados mensuráveis, possibilitando uma boa interação entre doadores e receptores.


Assessoria de imprensa e apoiadora do Prêmio Art Supply:
Pluricom Comunicação Integrada®
Gabriel Capucho | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom