Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 01 A marca religiosa na formação da complexa identidade da cidade de São Paulo

Clientes

A marca religiosa na formação da complexa identidade da cidade de São Paulo

Jan 02, 2008

Uma profunda reflexão sobre a fundação da cidade de São Paulo pelos jesuítas é justamente a proposta de O Colégio de Piratininga – a influência da Espiritualidade Inaciana na fundação da cidade de São Paulo, lançamento de Edições Loyola.

A marca religiosa na formação da complexa identidade da cidade de São Paulo

A marca religiosa na formação da complexa identidade da cidade de São Paulo

Que São Paulo foi construída pelo trabalho dos jesuítas é algo sempre lembrado quando das comemorações da fundação da cidade. Mas qual a marca que a espiritualidade inaciana, o conjunto de princípios que formata a visão que a Companhia de Jesus tem do mundo, deixou na identidade paulistana? Uma profunda reflexão sobre esta questão é justamente a proposta de O Colégio de Piratininga – a influência da Espiritualidade Inaciana na fundação da cidade de São Paulo, lançamento de Edições Loyola.

O livro, de autoria de Cesar Augusto dos Santos, busca a dimensão transcendental dos personagens históricos (não só religiosos, mas também portugueses e índios) que construíram a São Paulo de hoje. Tendo como base cartas dos padres jesuítas aos seus superiores e às autoridades civis, além de outras fontes impressas, a obra oferece a completa dimensão do significado histórico que representa a fundação do Colégio de Piratininga em 1554 e a marca que tal ação deixa na cidade que comemora seus 454 anos no dia 25 de janeiro.

O Colégio de Piratininga se inicia descrevendo o início da formação da espiritualidade inaciana, detendo-se mais atentamente à importância da pedagogia desenvolvida por Inácio de Loyola (fundador da Cia. de Jesus) aplicada nos colégios e na catequese da Companhia de Jesus, em particular a ação educacional desenvolvida no Brasil. Esclarecida a missão educacional e cultural que move os jesuítas, mostra-se como esta visão era colocada em prática na formação cristã da população. Por fim, é percorrida a historiografia da fundação de São Paulo a partir das motivações espirituais e dos conflitos culturais que marcaram os encontros não só com os aborígines, mas também com os colonizadores.

As implicações históricas do projeto da Companhia de Jesus (o de “proporcionar ao habitante do Brasil, fosse indígena ou colono, a conscientização de que ele existia para ser feliz e de que todos os bens materiais da terra deveriam ajudá-lo a conseguir tal objetivo”) são assim exaustivamente acompanhadas e contextualizadas. E o leitor ganha uma nova dimensão, resgatada dos primórdios da cidade, que ajuda a compreender a formação dessa complexa metrópole.

Título: O Colégio de Piratininga – a influência da Espiritualidade Inaciana na fundação da cidade de São Paulo
Autor: Cesar Augusto dos Santos
Número de páginas: 208
Formato: 27 x 19,8 cm
Preço: R$ 35
ISBN: 978-85-15-03462-8

Os livros de Edições Loyola podem ser adquiridos pelo fone: (11) 6914-1922.


Document Actions
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Carlos Sandano | [email protected]
Katia Saisi | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom