Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 04 A recusa do corpo e da identidade sexual

Clientes

A recusa do corpo e da identidade sexual

Apr 14, 2008

Como se define se alguém é homem ou mulher? Seria a parte física o único fator determinante da questão? No livro, O Transexualismo, lançamento de Edições Loyola, a francesa Colette Chiland desvenda o tema que ainda é tratado como tabu. A recusa do próprio sexo e do corpo não é nova, mas nossa cultura e os progressos das técnicas médicas possibilitaram uma resposta ao sofrimento de não ser o que se gostaria: uma mudança de aparência e da identidade civil.

A recusa do corpo e da identidade sexual

A recusa do corpo e da identidade sexual

Como se define se alguém é homem ou mulher? Seria a parte física o único fator determinante da questão? No livro O Transexualismo, lançamento de Edições Loyola, a francesa Colette Chiland desvenda o tema que ainda é tratado como tabu.

A recusa do próprio sexo e do corpo não é nova, mas nossa cultura e os progressos das técnicas médicas possibilitaram uma resposta ao sofrimento de não ser o que se gostaria: uma mudança de aparência e da identidade civil.

A autora – que é também psicóloga, psiquiatra e psicanalista – faz uma análise das diversas esferas do tema para esclarecer a questão de como os transexuais vivem o doloroso desacordo entre a percepção que têm de si mesmos e de seu corpo.  Ao interrogar-se sobre o transexualismo, Colette Chiland discute as noções de masculino e feminino, de desejo e recusa sexual, e tenta delimitar a parte biológica e a cultural em nossas representações da diferença entre os sexos.

O livro começa com um capítulo que mostra o que há de novo no tema do transexualismo e, em seguida, aborda a questão do ponto de vista psicanalítico, do tratamento psicológico, do funcionamento mental dos transexuais e do desenvolvimento da sexualidade. Discute também as soluções possíveis para a questão em toda sua complexidade.

Na conclusão a que chega no último capítulo, a autora fala das leis em vigor nos diferentes países relacionadas à cirurgia de mudança de sexo e à mudança da identidade civil e questiona a legitimidade desse câmbio.

Sobre a autora – Colette Chiland é psicóloga, psiquiatra e psicanalista, professora emérita de Psicologia Clínica na Universidade René Descartes, em Paris.

Título: O Transexualismo
Autor: Colette Chiland
Páginas: 136
Formato: 12,5x19 cm
Preço: R$ 15,00
ISBN: 9788515034802

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão Onde comprar no site:
www.loyola.com.br.


Document Actions
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Camila Gomes | [email protected]
Thiago Borges | [email protected]
Fone/fax (11) 3872-2861 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom