Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 05 A natureza sob os olhos da filosofia

Clientes

A natureza sob os olhos da filosofia

May 25, 2008

<P>Repensar o conceito de natureza levando em consideração as grandes perguntas que se põem à humanidade. Esta é a missão de Hans-Dieter Mutschler, professor de Filosofia da Natureza da Faculdade Sankt Georgen, em Frankfurt, no livro

A natureza sob os olhos da filosofia

A natureza sob os olhos da filosofia

Repensar o conceito de natureza levando em consideração as grandes perguntas que se põem à humanidade. Esta é a missão de Hans-Dieter Mutschler, professor de Filosofia da Natureza da Faculdade Sankt Georgen, em Frankfurt, no livro Introdução à Filosofia da Natureza. O lançamento de Edições Loyola contribui para o debate sobre a essência da natureza a partir de uma perspectiva filosófica em detrimento de uma visão puramente científica.

A concepção de natureza é definida na medida em que se estabelece uma relação de oposição a um determinado conceito. Por exemplo, “natureza” e “cultura” ou mesmo “natureza” e “história”. Mutschler, entretanto, explica em sua obra que o cristianismo estabeleceu uma relação única, mais abrangente do que todas aquelas que foram definidas anteriormente. Nesta concepção, a natureza em sua totalidade se opõe ao que o filósofo chama de “sobrenatureza”.

Ao opor o natural e o sobrenatural, os cristãos dão outra dimensão ao conceito da palavra, pois assim estão também a cultura e a história englobadas no conceito de natureza, uma vez que não pertencem à revelação sobrenatural.

Introdução à Filosofia da Natureza remonta ao século XVI para explicar a revolução causada por Galileu no conceito estabelecido pelo cristianismo. A partir do físico, o mundo passou a ver a natureza sob a ótica da matemática. Ou seja, a essência da própria natureza se constringe às regras matemáticas.

Mas foi a partir do século XVIII, como explica o autor, que a comunidade científica se afastou da filosofia no que se refere ao estudo da natureza. A partir de então, passou-se a considerar que somente a ciência era competente o suficiente para tratar de questões referentes ao assunto. Este conceito começou a ruir somente no século XX, quando desastres ecológicos com proporções que alarmaram a humanidade começaram a surgir. Foi então que o homem se deu conta de que o saber científico não bastava para responder às novas questões que se propunham no estudo da natureza.

Em sua obra, Mutschler defende também uma análise do natural e de seus fenômenos sob a ótica da teleologia da natureza. Ou seja, o estudo filosófico proposto pelo autor aponta a concepção de que a natureza seja dotada de valores, objetivos e fins. Esta chave de leitura dos fenômenos naturais que acometem a sociedade moderna é indicada pelo filósofo como uma contribuição para a compreensão mais aprofundada do assunto.

Título: Introdução à Filosofia da Natureza
Autor: Hans-Dieter Mutschler
Número de páginas: 216
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 26
ISBN: 978-85-15-03494-9

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola,
clique no botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.


Document Actions
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Thiago Borges | [email protected]
Camila Gomes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6466 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom