Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 05 Uma nova abordagem sobre a filosofia da ciência

Clientes

Uma nova abordagem sobre a filosofia da ciência

May 11, 2008

Pragmática da Investigação Científica, livro que trata da filosofia da ciência, é resultado de um trabalho de mais de três anos do autor Luiz Henrique de Araújo Dutra. O objetivo é esboçar uma teoria externalista da investigação científica que tome em consideração os aspectos contextuais do conhecimento humano. Ou seja, defende uma visão epistemológica da ciência que se baseia em fontes confiáveis, em concepções pragmáticas do mundo, para edificar o conhecimento. Mas, simultaneamente, também procura entender as razões que levam a determinadas escolhas de modelos científicos.

Dutra realiza uma abordagem alternativa sem perder o foco das questões tradicionais que nortearam os filósofos da ciência ao longo do século XX, ainda que parta de uma perspectiva inovadora e crítica em relação à tradição epistemológica. Suas reflexões incorporam também os resultados da pesquisa no domínio da filosofia da mente e da linguagem.

Ao longo do livro, discute uma ampla variedade de questões relacionadas com seu tema principal, como: behaviorismo, intencionalidade, teorias, leis, entidades, espécies e indivíduos, entre outros. E argumenta que a utilização de modelos é essencial na investigação científica. Assim, baseando-se em certas concepções bem conhecidas dos modelos na ciência, e criticando-as, ele dá especial atenção ao tipo de modelo que denomina “modelos-réplica”, que são distinguidos dos modelos matemáticos e das analogias, embora estejam com estes relacionados.

A obra faz parte da Coleção Filosofia de Edições Loyola, que reúne textos de filósofos brasileiros contemporâneos, traduções de textos clássicos e de outros filósofos da atualidade, pondo a serviço do estudioso de Filosofia instrumentos de pesquisa selecionados segundo os padrões científicos reconhecidos da produção filosófica. A coleção é dirigida pelo Departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE).

Sobre o autor – Luiz Henrique de Araújo Dutra é professor associado no departamento de filosofia da UFSC e pesquisador do CNPq. Doutor pela UNICAMP, foi professor visitante na Universidade de Paris I e pesquisador visitante na Universidade de Paris VII e na UNICAMP.

Título: Pragmática da Investigação Científica
Autor: Luiz Henrique de Araújo Dutra
Número de páginas: 304
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-15-03459-8


Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, acesse: www.loyola.com.br/ondecomprar


Document Actions

Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Camila Gomes | [email protected]
Thiago Borges | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

 

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom