Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 06 A vocação sacerdotal no atual contexto social

Clientes

A vocação sacerdotal no atual contexto social

Jun 03, 2008

No lançamento de Edições Loyola Servidores da Alegria – Existência Sacerdotal – serviço sacerdotal, o cardeal Walter Kasper estuda o fenômeno da diminuição de candidatos ao sacerdócio e do paradoxal aumento da busca por Deus. Esta procura, que vem se intensificando nos últimos anos, muitas vezes se dá por meio da consagração em um movimento de renovação, em comunidades paroquiais, nas ordens religiosas ou mesmo em movimentos espirituais. Kasper parte da visão de que a Igreja Católica, apesar de ser a mesma em toda a sua história, está continuamente aberta à redescoberta da novidade do Evangelho, o que justifica as formas de consagração por meio de novos carismas que têm nascido dentro da própria Igreja Católica.

A vocação sacerdotal no atual contexto social

A vocação sacerdotal no atual contexto social

No lançamento de Edições Loyola Servidores da Alegria – Existência Sacerdotal – serviço sacerdotal, o cardeal Walter Kasper estuda o fenômeno da diminuição de candidatos ao sacerdócio e do paradoxal aumento da busca por Deus. Esta procura, que vem se intensificando nos últimos anos, muitas vezes se dá por meio da consagração em um movimento de renovação, em comunidades paroquiais, nas ordens religiosas ou mesmo em movimentos espirituais.

Kasper parte da visão de que a Igreja Católica, apesar de ser a mesma em toda a sua história, está continuamente aberta à redescoberta da novidade do Evangelho, o que justifica as formas de consagração por meio de novos carismas que têm nascido dentro da própria Igreja Católica. Nessa perspectiva, o autor faz uma ampla análise teológica em que reforça a importância da vida sacerdotal como vocação fundamental no mundo católico. O cardeal defende que a vocação de presbiterado seja apresentada aos jovens, juntamente com uma orientação espiritual sólida.

Ao estudar os últimos 50 anos do catolicismo, Kasper explica que há um processo de transformação eclesial na sociedade. Não somente o número de ordenações sacerdotais tem diminuído, mas também a quantidade de batismos e matrimônios já fora maior anos atrás. Este fato está inserido em um fenômeno mais abrangente, de mudanças da sociedade como um todo, principalmente na questão demográfica.

Concebendo o sacerdócio como posição-chave na estrutura católica, Kasper mostra sua importância na relação com os leigos da Igreja. De acordo com o autor, são os leigos os maiores fermentos da sociedade. São eles que levam o evangelho ao mundo ali onde estão, inseridos nas estruturas da sociedade moderna. Mas para desempenhar esse papel, precisam dos sacerdotes, que têm a função do acompanhamento espiritual e da orientação. Desta forma, o livro propõe uma concepção de harmonia e integralidade entre as vocações leigas e sacerdotais na vida da Igreja como mecanismos que se completam em suas especificidades.

Sobre o autor - Walter Kasper é doutor em teologia dogmática, foi bispo da diocese de Rottenburg-Sttutgart de 1989 a 1999. Nomeado cardeal em 2001, atualmente é presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Título: Servidores da Alegria – Existência Sacerdotal – serviço sacerdotal
Organizadores: Cardeal Walter Kasper
Número de páginas: 136
Formato: 14 x 21cm
Preço: R$ 17,00
ISBN: 978-85-15-03504-5

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola,
clique no botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.


Document Actions
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Thiago Borges | [email protected]
Camila Gomes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6466 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom