Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 06 Perspectivas para o estudo da filosofia no Ensino Médio

Clientes

Perspectivas para o estudo da filosofia no Ensino Médio

Jun 01, 2008

Destinado a professores de filosofia do Ensino Médio, o livro Filosofia na escola: diferentes abordagens reúne textos de professores da Unicamp e Unesp, que compõem uma orientação para o ensino da matéria. Este lançamento de Edições Loyola, organizado por Renê J. T. Silveira e Roberto Goto, integra a coleção Filosofar é preciso. A obra contribui para a reflexão sobre a presença da filosofia nas escolas e os desafios do ensino da matéria. Abrindo o debate, o professor da Unicamp Pedro Goergen estuda os poetas gregos Homero e Hesíodo a partir da importância que tiveram para a fundação e formação da cultura ocidental.

Perspectivas para o estudo da filosofia no Ensino Médio

Perspectivas para o estudo da filosofia no Ensino Médio

Destinado a professores de filosofia do Ensino Médio, o livro Filosofia na escola: diferentes abordagens reúne textos de professores da Unicamp e Unesp, que compõem uma orientação para o ensino da matéria. Este lançamento de Edições Loyola, organizado por Renê J. T. Silveira e Roberto Goto, integra a coleção Filosofar é preciso. A obra contribui para a reflexão sobre a presença da filosofia nas escolas e os desafios do ensino da matéria.

Abrindo o debate, o professor da Unicamp Pedro Goergen estuda os poetas gregos Homero e Hesíodo a partir da importância que tiveram para a fundação e formação da cultura ocidental. Para tanto, Goergen retoma a questão dos paradigmas gregos de justiça e virtude. Já Lídia Maria Rodrigo discute, em seu texto, a obra O Príncipe, de Maquiavel, fundador da ciência política moderna. A autora se propõe a apresentar a relação entre ética e política, demonstrando quais qualidades Maquiavel considera importantes para que o príncipe conquiste a aceitação de seus súditos e se mantenha no poder.

Além de organizar o livro, Renê Silveira e Roberto Goto acrescentam sua contribuição para o estudo de filosofia no Ensino Médio. Silveira apresenta as teorias de Matthew Lipman, filósofo americano considerado precursor no ensino de filosofia para crianças. Goto, por sua vez, reflete acerca da relação entre ética, estética e educação. O autor questiona a possibilidade de conceber a estética como ponte que une ética a educação.

Fechando o diálogo com educadores de filosofia, Luiza Helena da Silva Chistov introduz o pensamento de três grandes filósofos: Platão, Montaigne e Rousseau. Chistov mostra como eles concebem as palavras conhecimento, experiência e lição, explicando assim a importância que têm para a reflexão e a prática do ensino dos professores nos dias atuais. Desta forma, Filosofia na Escola: diferentes abordagens é um estudo composto por diversos temas que visa contribuir para a consolidação do ensino de filosofia no Ensino Médio, bem como para a capacitação do professor secundário.

Título: Filosofia na escola: diferentes abordagens
Organizadores: Renê J. T. Silveira e Roberto Goto
Número de páginas: 128
Formato: 13 x 19 cm
Preço: R$ 14
ISBN: 978-85-15-03477-2

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no
botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.


Document Actions
Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 6914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Thiago Borges | [email protected]
Camila Gomes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6466 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom