Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 07 Estudo destaca a importância da topologia para estudantes de matemática

Clientes

Estudo destaca a importância da topologia para estudantes de matemática

Jul 17, 2008

Gilberto Francisco Loibel, em Introdução à topologia, instiga os estudantes a uma melhor compreensão deste ramo da matemática que estuda os espaços topológicos, ou seja, das propriedades geométricas que não sofrem deformação contínua. Apoiado em ampla diversidade de exemplos, o autor, fundador do grupo desta área de pesquisa no Brasil, analisa os espaços métricos ao mesmo tempo em que constrói as bases da compreensão de Topologia visando um posterior estudo da disciplina.

Neste lançamento de Editora Unesp, o autor dá subsídios para que se entenda o conceito de distância, curva, faixa de Möbus, superfície e aproximação de retas, por exemplo. Auxilia ainda a responder questões mais pontuais como o porquê de um mapa nunca ser exato, o que é uma superfície ou qual a razão de duas curvas diferentes receberem a mesma denominação de “curva fechada”.

Além de dialogar com os bacharelandos, Loibel considera igualmente que o conhecimento da Topologia é necessário para que o professor secundário possua bom preparo didático e domínio completo do conteúdo a ser lecionado. Com uma formação avançada em matemática, o futuro professor de Ensino Médio terá respostas claras para as freqüentes dúvidas de alunos. Nesta perspectiva, o conhecimento dos conceitos básicos da topologia configura-se como um importante suporte teórico para alunos da licenciatura.

O estudo apresentado em Introdução à topologia é uma ferramenta tanto para pesquisas mais aprofundadas das teorias que fundamentam a Topologia quanto em áreas como Geometria, Álgebra, Física e até mesmo Economia. E Loibel faz isso se apropriando de uma linguagem clara, enriquecida com exemplos dos conceitos abordados na obra.

Sobre o autor – Gilberto Francisco Loibel é bacharel em Matemática pela FFCL-USP. Fez carreira na EESC-USP e no ECMS-USP, começando como instrutor em 1956 e tornando-se titular em 1981. Pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley. Professor visitante na Universidad Central de Venezuela. Durante quinze anos foi professor colaborador e depois adjunto no IGCE-Unesp de Rio Claro.

Título: Introdução à topologia
Autor: Gilberto Francisco Loibel
Número de páginas: 134
Formato: 14 x 21cm
Preço: R$ 25
ISBN: 978-85-7139-795-8

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site:
www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.

Document Actions

Assessoria de Imprensa da Fundação Editora Unesp:
Pluricom Comunicação Integrada
Jornalistas:
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom