Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 07 Ferramentas para o exercício da filosofia

Clientes

Ferramentas para o exercício da filosofia

Jul 01, 2008

Reunir instrumentos conceituais que orientem um estudo introdutório de filosofia é a missão de As Ferramentas dos filósofos – Um compêndio sobre conceitos e métodos filosóficos, de Julian Baggini e Peter S. Fols. Este lançamento de Edições Loyola se propõe a oferecer ao leitor, seja filósofo ou não, explicações “rápidas e claras” sobre os principais conceitos que estão à base de qualquer aprofundamento filosófico. A obra pode ser usada como um guia a ser consultado à medida que se estuda determinada área da filosofia, ou mesmo como um livro de introduções a reflexões filosóficas essenciais. Deste modo, tem a função de facilitar a pesquisa, uma vez que concentra conceitos que, de outra forma, estariam dispersos em diversos textos de filosofia.

Ferramentas para o exercício da filosofia

Ferramentas para o exercício da filosofia

Reunir instrumentos conceituais que orientem um estudo introdutório de filosofia é a missão de As Ferramentas dos filósofos – Um compêndio sobre conceitos e métodos filosóficos, de Julian Baggini e Peter S. Fols. Este lançamento de Edições Loyola se propõe a oferecer ao leitor, seja filósofo ou não, explicações “rápidas e claras” sobre os principais conceitos que estão à base de qualquer aprofundamento filosófico.

A obra pode ser usada como um guia a ser consultado à medida que se estuda determinada área da filosofia, ou mesmo como um livro de introduções a reflexões filosóficas essenciais. Deste modo, tem a função de facilitar a pesquisa, uma vez que concentra conceitos que, de outra forma, estariam dispersos em diversos textos de filosofia.

Dividida em seções, As Ferramentas dos filósofos abrange conceitos que vão desde os recursos mais básicos da argumentação até os princípios e idéias filosóficas mais sofisticadas. Julian Baggini e Peter S. Fols repensam os instrumentos de avaliação de argumentos, as leis essenciais e os princípios e distinções conceituais. Por fim, apresentam uma reflexão acerca das possibilidades e dos limites do pensamento filosófico.

Cada seção do livro apresenta ainda uma ferramenta que é então aprofundada nos diversos tópicos que se seguem. Os temas tratados são sempre inter-relacionados. Ao fim de cada um há indicações de outros tópicos dentro do livro que complementam e aprofundam as idéias apresentadas, de modo que o leitor pode aprofundar os conceitos com uma pesquisa rápida dentro da própria obra. Além disso, há também a sugestão de uma leitura complementar, que remete a textos mais profundos de grandes pensadores como Karl Marx, Aristóteles, Nietzsche, Sartre, Gramsci, entre outros. Por fim, os autores oferecem uma lista de portais da internet especializados em filosofia, que constituem fontes confiáveis e para o estudo da matéria.

“A filosofia é para aqueles que se preocupam com minúcias”, anuncia a obra logo no início, revelando o cuidado de seus textos com a precisão e racionalidade, características necessárias para um estudo sério do assunto. Desta forma, As Ferramentas dos filósofos se propõe a contribuir com o aprimoramento do exercício de filosofar.

Título: As Ferramentas dos filósofos – Um compêndio sobre conceitos e métodos filosóficos
Autores: Julian Baggini e Peter S. Fosl
Número de páginas: 280
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 41
ISBN: 978-85-12-03528-1

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.


Document Actions

Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 2914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6466 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom