Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 08 Os novos rumos da Igreja católica na América Latina

Clientes

Os novos rumos da Igreja católica na América Latina

Aug 03, 2008

Em Pastoral nas megacidades, lançamento de Edições Loyola, a teóloga alemã Brigitte Saviano discute o papel da Igreja Católica e os novos rumos a serem tomados em decorrência do crescimento urbano descontrolado.

Os novos rumos da Igreja católica na América Latina

Os novos rumos da Igreja católica na América Latina

Segundo cálculos da ONU, em 2030, dois terços dos habitantes da Terra estarão morando em regiões urbanas e algumas das conseqüências enfrentadas no presente e previstas para o futuro são a proliferação de favelas e o aumento dos problemas ambientais. É a partir deste cenário que Pastoral nas megacidades - Um desafio para a igreja da América Latina, lançamento de Edições Loyola, discute o papel da Igreja Católica e os novos rumos a serem tomados em decorrência do crescimento urbano descontrolado. 

Brigitte Saviano busca responder como a Igreja reage ao novo ambiente urbano e quais seriam as características básicas de uma “igreja urbana”. Faz isso analisando a situação complexa das metrópoles e megacidades latino-americanas, trabalhando as possíveis perspectivas de uma missão eclesial nesse contexto e aprofundando a formação de comunidades, onde a vida e a fé das pessoas podem encontrar seu lugar e ser partilhadas. 

Descobrir o perfil do “ser humano urbano” é outro dos desafios propostos por Brigitte (que transita com facilidade pelos domínios da história, da sociologia, da antropologia e da teoria pastoral) no livro. Como nas grandes cidades a Igreja Católica caminha rumo a uma primazia do individuo, as práticas religiosas são adaptadas, reformuladas, num processo normal para o cotidiano das pessoas, sempre em busca da adaptação.

Para a autora, as Igrejas burocráticas (racionalizadas) acabam perdendo a capacidade de responder às expectativas de ordenar a vida das pessoas dando-lhe um sentido. Em contrapartida, dois exemplos de igrejas pentecostais são usados no aprofundamento das mudanças na Igreja com o objetivo de agregar e se aproximar da massa urbana: os projetos Pastoral “construir a esperança”, em Belo Horizonte, e Pastoral de Migrantes e Indígenas na Cidade do México, são minuciosamente discutidos, apresentando novos caminhos na relação entre a igreja e seus seguidores.

Sobre a autora - Brigitte Saviano estudou teologia e germanística em Münster (Alemanha) e Estrasburgo (França). Doutora em teologia pela Westfälische Wilhelms-Universiät de Münster, desde 2001 é assessora teológica na “Ação Episcopal Adveniat” em Essen (Alemanha). 

Título: Pastoral nas megacidades- Um desafio para a igreja da América Latina
Autora: Brigitte Saviano
Número de páginas: 280
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 39,00
ISBN: 978-85-15-03546-5

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.

Document Actions

Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 2914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom