Personal tools
You are here: Home Clientes Edições Loyola Notícias 2008 09 Breton compara o ideal democrático com a sua prática e identifica os problemas para torná-lo real

Clientes

Breton compara o ideal democrático com a sua prática e identifica os problemas para torná-lo real

Sep 07, 2008

Como se pratica a democracia? Qual a razão de ser tão difícil concretizar esse ideal teórico? Philippe Breton busca a resposta analisando o déficit de competência democrática provocada pela recusa de valores de sustentação, inadaptações das instituições concretas, exigência de sucesso individual, e ainda, desigualdades econômicas. O resultado de sua pesquisa está em A Incompetência Democrática: a crise da palavra na origem do mal-estar na política, lançamento de Edições Loyola.

Breton compara o ideal democrático com a sua prática e identifica os problemas para torná-lo real

Breton compara o ideal democrático com a sua prática e identifica os problemas para torná-lo real

Como se pratica a democracia? Qual a razão de ser tão difícil concretizar esse ideal teórico? Philippe Breton busca a resposta analisando o déficit de competência democrática provocada pela recusa de valores de sustentação, inadaptações das instituições concretas, exigência de sucesso individual, e ainda, desigualdades econômicas.

O resultado de sua pesquisa está em A Incompetência Democrática: a crise da palavra na origem do mal-estar na política, lançamento de Edições Loyola.

O livro é organizado em torno da idéia de que existe um déficit importante das competências da palavra democrática. E leva o debate para além do ponto em que se evocam as práticas democráticas, questionando se o homem está à altura dos ideais que constrói. Breton faz isso com base em uma experiência original e em centenas de observações de uso da palavra, constatando um problema de fala democrática que atinge todos os meios sociais hoje em dia.

Por meio de dados e estatísticas, A Incompetência Democrática constrói um histórico completo sobre a democracia, entendida com um processo não-natural que depende da vontade dos indivíduos. Assim, a capacidade de formar opinião e debater assuntos em pé de igualdade são dois elementos fundamentais para a implantação do processo democrático, que ainda não está finalizado em nenhum lugar do mundo.

Breton mostra como a dissonância entre valores e práticas é fonte de violência social, denunciando tanto a crença iluminista de que a cultura e a razão bastariam para formar democratas, como o ideal pós-moderno de “interatividade”, que se desenvolve em detrimento de uma cultura da interioridade, fundamento da liberdade democrática. Além disso, deixa claro que ela não se limita ao direito de voto ou a instituição do Congresso, lembrando que a democracia é primeiramente uma questão de competências práticas, especialmente no domínio da palavra e das relações, e que até mesmo as crianças merecem ter suas opiniões expressadas e respeitadas.

Sobre o autor - Philippe Breton, um dos maiores especialistas franceses da palavra e da comunicação, é autor de: Le culte de l’Internet. Une menace pour le lien social? (2000), L’argumentation dans la communication (col. “Repères”, 2001; nova ed. 2006), L’utopie de la communication. Le mythe du “village planétaire” (2004), Argumenter en situation difficile (2004). Por Edições Loyola publicou: A manipulação da palavra (1999), Sociologia
da comunicação
(2002) e Elogio da palavra (2006).

Título: A Incompetência Democrática: A crise da palavra na origem do mal-estar na política
Autor: Philippe Breton
Tradução: Constancia M. Egrejas Morel
Número de páginas: 272
Formato: 16 x 24 cm
Preço: R$ 38
ISBN: 9788515035618

Para saber onde adquirir os livros de Edições Loyola, clique no botão Onde comprar no site: www.loyola.com.br.


Document Actions

Assessoria de Imprensa de Edições Loyola:
Brenda Volavicius | [email protected] | (11) 2914-1922
Pluricom Comunicação Integrada
Sarah Moraes | [email protected]
Pedro Rizzo | [email protected]
João Pontes | [email protected]
Fone/fax (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br

pluricom_fb

cadastre-se.gif

Twitter Pluricom